Há marcas que têm o design a dar início a novos projectos na faixa dos superdesportivos, e a Lamborghini é o bom exemplo daquilo que afirmamos. Diz a marca que “o design é inseparável da sua identidade”, sendo que no caso da empresa italiana a casa é o Centro Stile Lamborghini e que está operacional desde há 20 anos. Refere Mitja Borkert, director de design da Automobili Lamborghini que “o design é a principal razão pela qual os clientes compram um Lamborghini. Tem de ser desenvolvido internamente, em estreita colaboração com a engenharia e a produção, e em plena continuidade com o ADN da marca”. Foi dentro deste estúdio que ganharam corpo o Murciélego, o Revuelto, o Gallardo e o Temerário. E, hoje, há elementos distintivos na marca como a assinatura luminosa em forma de Y e a geometria hexadonal.
A equipa do centro de design tem 25 quadros de diferentes idades e origens e que são especialistas em diversas áreas, e que incluem alemães, japoneses, americanos e portugueses. As competências vão desde a vertente criativa com o design de interiores e exteriores, a responsáveis pelas proporções, linhas e ergonomia, até modeladores em argila que dão a forma física ao que é o pensamento criativo, enquanto modeladores digitais 3D produzem modelos virtuais e visualizações.
Nas criações há elementos inegociáveis como a silhueta, sendo que o perfil lateral da Lamborghini tem de ser reconhecido mesmo à distância; ou ainda a assinatura luminosa em Y e os motivos hexagonais, ligando a arquitetura ao design industrial italiano dos anos 60. Os vários carros têm, no entanto, uma identidade comum mas “cada um fala a sua linguagem”, diz Borkert. O “crazy corner” é o futuro a 20 anos, ou seja, dentro da divisão de designers foi criado um grupo restrito que pensa o Lamborghini da próxima geração. A Inteligência Artificial é entendida como uma ferramenta pois a decisão final é, e será sempre, humana.
O futuro vem com o novo modelo concept, o Manifesto, e que a marca diz ser uma “escultura sobre quatro rodas”. Este é o novo Lambo de pureza radical e presença poderosa, sendo uma “declaração e intenções, criada para orientar a linguagem da marca nos próximos anos, sendo o novo ponto de referência para os próximos modelos.
Vítor Norinha
vnorinha@gmail.com


Deixe um comentário