Saúde e bem Estar

ALIMENTOS QUE NOS DÃO MAIS ÁGUA

Escrito por figurasnegocios

A água é fundamental para a nossa vida. Ela contribui para o bom funcionamento do nosso organismo de forma significativa. Muitas pessoas desconhecem que a água corresponde a 60% do nosso corpo, um dado que diz bem da sua importância!

Todos sabemos que devemos beber água regularmente, em quantidade elevada. Os especialistas recomendam o consumo de 2 litros de água por dia, em média. O hábito de beber água é bastante saudável, mas nem sempre se consegue atingir essa marca.

No entanto, há outras formas de obter água. Podemos privilegiar o consumo de determinados alimentos na nossa dieta diária que apresentam essa qualidade, com bastante água na sua composição.

Ter conhecimentos de nutrição contribui para uma vida mais saudável.

Comer alimentos ricos em água revela-se uma grande mais-valia, pois permite manter o corpo devidamente hidratado. Fique a conhecer quais são os alimentos que nos dão mais água. Use essa informação em benefício da sua saúde!

Necessidade de água

Nos dias de mais calor, ainda é mais importante reforçar o consumo deste tipo de alimentos. O verão traz consigo condições climatéricas mais exigentes para o corpo, a água perdida com a transpiração deve ser reposta, pois a necessidade de ingestão de água aumenta com a chegada do tempo mais quente.

O consumo de água é fundamental, mas também pode ser importante investir no consumo de alimentos que apresentam maior riqueza em água, nomeadamente certas frutas e legumes.

Funções da água no nosso organismo

  • Regula a temperatura corporal;
  • Protege os órgãos e tecidos;
  • Ajuda a lubrificar as articulações;
  • Ajuda a manter as mucosas dos olhos e nariz hidratadas;
  • Ajuda na produção de saliva;
  • Protege os órgãos e os tecidos;
  • Dissolve minerais e outros nutrientes;
  • Favorece a chegada de nutrientes e oxigénio às células;
  • Contribui para o adequado funcionamento dos rins e do sistema digestivo;
  • Ajuda a eliminar metabolitos pela urina e fezes.

Alimentos que nos dão mais água

  1. PEPINO (96,7%)

A maioria da composição deste alimento é água. Logo, é bastante hidratante.

O pepino é um alimento muito saudável. Contém poucas calorias.

Apenas 8 calorias por cada 52g do alimento.

Nele podemos encontrar nutrientes importantes para o nosso organismo, nomeadamente vitamina K, potássio e magnésio. Além deste alimento poder ser integrado em saladas e sandes, o pepino pode fazer parte de sopas e refogados.

  1. Alface (95,6%)

Este alimento é bastante saciante e pouco calórico, havendo somente 10 calorias por cada 72 g de vegetal.

A alface tem riqueza em água, mas também contém fibras e ácido fólico.

Sendo conhecido por vitamina B9, o ácido fólico é fundamental durante a gestação, ajudando a impedir problemas congénitos no tubo neural do feto.

  1. Aipo (95,4%)

Este é um alimento bastante hidratante.

Numa chávena de aipo, metade corresponde a água. O aipo tem um valor calórico quase insignificante, existindo apenas 16 calorias por cada chávena. A riqueza em fibras e em nutrientes (principalmente vitamina K e potássio) torna o aipo num alimento precioso para a saúde de quem o consome regularmente.

  1. Rabanete (95,3%)

Este é outro alimento que se revela uma excelente fonte de hidratação.

O rabanete proporciona diversos benefícios nutricionais. Além de apresentar poucas calorias, o rabanete apresenta uma boa riqueza em fibras, vitaminas e minerais.

  1. Tomate (94,5%)

Este alimento é uma fonte de minerais, que contém riqueza em vitaminas A e C e fortalece o sistema imunitário. O tomate é um alimento pouco calórico, que contém somente 32 calorias por cada 149 g.

Recomenda-se o seu consumo, porque é um alimento que promove o bom funcionamento do organismo de diversas formas. O tomate ajuda a prevenir ou a combater certas patologias, nomeadamente doenças cardíacas ou alguns tipos de cancro.

  1. Couve-flor (92,1%)

Este alimento contém poucas calorias e muita fibra e vitamina C. Recomenda- se o consumo regular de couve-flor por várias razões, nomeadamente pelas suas propriedades diuréticas, uma mais-valia promovida pelo seu elevado teor de água.

  1. Melancia (91,5%)

Este fruto deve ser integrado na nossa dieta. Como contém poucas calorias, pode ser ingerido em maior quantidade. Por isso, reduz o apetite por outros alimentos, ajudando quem quer perder peso.

Podemos encontrar mais de 118 ml de água em 154 g de melancia.

Este tipo de fruta tem ainda outras mais-valias. A melancia garante o aporte de fibras e de nutrientes importantes, nomeadamente de vitaminas A e C e de magnésio.

  1. Espinafre (91,4%)

Este alimento é um verdadeiro aliado do nosso organismo. Não foi por acaso que teve um papel determinante na personagem Popeye, o marinheiro que adquiria uma força significativa ao comer espinafres.

Além da água, este alimento contém grande riqueza nutricional. O espinafre contém vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Este alimento também se revela rico em fibras, ajudando na digestão.

  1. Morangos (91%)

A riqueza deste fruto não se esgota na água. O morango contém vitamina C e ácido fólico. Desta forma, recomenda-se o consumo regular deste tipo de fruta.

  1. Melão (90,2%)

Além de ser rico em vitaminas A e C, este fruto garante-nos uma boa quantidade de fibras.

Na composição deste alimento, há bastante água. Por isso, o consumo de melão pode ajudar na hidratação.

Assim, comer melão pode revelar-se uma boa decisão, durante os dias mais quentes.

Estes alimentos ricos em água podem tornar-se em importantes aliados do nosso organismo. A água contribui para o seu bom funcionamento de várias formas. Ela ajuda-nos a mantermo-nos saudáveis, contribuindo para diversas funções.

Por exemplo, a água do nosso corpo ajuda a transportar o oxigénio, gorduras e glicose para os músculos.

Por isso, quem gosta de actividades físicas sabe reconhecer que beber água é fundamental.

Tenha em conta que deve consumir os alimentos na época certa.

Sempre que possível, opte por comer os alimentos crus. No que diz respeito aos legumes, prefira cozinhar ao vapor ou grelhar. Dessa forma, esses alimentos mantêm o sabor e os nutrientes.

No consumo da fruta, deve privilegiar a fruta inteira e não só o sumo.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário