Economia & Negócios

Empresas chinesas dependem do financiamento das faturas

Escrito por figurasnegocios
Por Vítor Norinha

O tema não é novo, mas tende a agravar-se. As empresas chinesas têm problemas de liquidez e usam vários modelos de financiamento, nomeadamente com faturas, com empréstimos bancários e com o crédito de fornecedores, segundo uma análise do Barómetro de Práticas de Pagamento, elaborado pelo segurador Crédito y Caución, e que envolveu 300 inquéritos.

Refere esta fonte que o comportamento dos pagamentos “registou um ligeiro agravamento no último ano, uma vez que 35% das faturas são pagas fora do prazo e 4% não são pagas”. Em setores como os transportes, os atrasos nas cobranças atingem 48% das vendas, enquanto no setor automóvel representam 27% das operações. Globalmente, refere a Crédito y Caución, quase metade das operações comerciais B2B das empresas na China são realizadas a crédito, sendo que as provisões internas são utilizadas com muito menos frequência, o que é um indicador da baixa liquidez de muitas empresas.

No estudo feito por parte do segurador de crédito comercial, estas reconhecem que dependem fortemente do financiamento externo para cobrir deficiências no seu fluxo de caixa, sendo que as necessidades de liquidez são superadas pelo financiamento das faturas – que atingem 62% das empresas -, enquanto 57% dependem do crédito de fornecedores.

Diz a mesma fonte que com este cenário, há “um clima de incerteza entre as empresas chinesas em relação ao risco de incumprimento dos clientes para os próximos meses, sendo que algumas das companhias esperam pressão dos fornecedores para acelerarem os pagamentos. Há ainda uma pressão adicional com o aumento do preço das matérias-primas e tudo o que está associado à produção, o que irá afetar as rendibilidades.

Outro tema de incerteza relaciona-se com as previsões de vendas e lucros que permanecem moderadas em todos os setores da China. As companhias estão a desenvolver modelos para mitigar riscos, com cerca e 60% das empresas que fizeram parte deste survey a revelar que estão a combinar controlos internos de crédito com a externalização da gestão do risco de incumprimento dos clientes, e o seguro de crédito é uma das soluções.

Sobre o autor

figurasnegocios

Deixe um comentário