Do francês mode, uma moda é um uso ou um costume (hábito) que está em voga numa determinada região, durante um certo período. Trata-se de uma tendência adoptada por uma grande parte da sociedade, geralmente associada ao vestuário.
A moda pode-se definir como sendo um mecanismo que regula as escolhas e as preferências das pessoas, já que, devido a uma espécie de pressão social, indica-lhes aquilo que devem consumir, utilizar, usar ou fazer. A moda torna-se um hábito repetitivo que identifica um sujeito ou um grupo de indivíduos.
Pode-se reflectir em certos objectos ou aspectos visíveis (roupa, penteados, calçado, etc.), mas também em maneiras de estar e em comportamentos (ouvir um determinado estilo de música, frequentar certos restaurantes, ir de férias a determinados destinos).
Regra geral, são as celebridades que impõem uma moda. Se uma celebridade de Hollywood aparecer num evento com um vestido cor-de-rosa, é provável que milhões de mulheres queiram comprar e usar o mesmo vestido ou um semelhante. Deste modo, constrói-se aos poucos a tendência que se converte em moda.
A moda é também feita por pessoas que tenham uma certa influência, logo, além das celebridades de Hollywood, cantores, actrizes de outros países e também influenciadores digitais podem acabar lançando moda ou fazendo com que uma peça que era tendência (estava na moda) retorne.
A moda tende a ser associada àquilo que está relacionado com o desenho e a criação de roupa (pronto-a-vestir, etc.) e os adereços e acessórios. É frequente referir-se a esse sector como sendo a indústria da moda, ainda que sejam poucos os estilistas e os criadores verdadeiramente capazes de lançar um estilo.
Mesmo que o facto de se adoptar uma moda seja um acto voluntário, as pessoas que preferem não seguir esses códigos acabam por ficar, de alguma forma, afastadas da sociedade. Usar algo fora de moda é mal visto e pode ser alvo de críticas ou de piadas de mau gosto.
Mas, nos tempos actuais, há o conceito de que “a moda é você quem faz”, que busca oferecer mais liberdade e também conforto para as pessoas. Sendo assim, pode-se dizer que isso estaria sendo uma espécie de fuga da moda em si.
A expressão “à moda antiga” é frequentemente usada para definir quando algo está sendo feito do mesmo modo que era feito com frequência nos tempos antigos. Por exemplo: “o Carlos é um cara que gosta de se relacionar à moda antiga” ou mesmo “eu sou daquelas que prefere um amor à moda antiga”.
Antigamente, o termo “moda” era também usado para se referir as práticas musicais populares em Portugal, mas especificamente nas zonas rurais desse país. Ele também era empregado para descrever as tradições culturais portuguesas.
E esse termo deu origem ao que se conhece hoje por “modinha”, sendo que ambos são conceitos distintos, pois “modinha” trata-se de um género musical com influencias portuguesas e também brasileiras.
Por fim, “moda” pode ainda ser um termo usado no sentido figurado, a fim de descrever quando algo se tornou um hábito, um costume de muitas pessoas, por exemplo: “agora virou moda as pessoas usarem as redes sociais para contarem tudo sobre é feito no seu dia a dia”.
In “Conceito De”
Deixe um comentário