FIGURAS DO MÊS

 
24 de outubro 2014 - às 13:31

YANICK MOREIRA: O BASQUETEBOLISTA DO MOMENTO

Aos 23 anos, o jovem basquetebolista angolano, Yanick Moreira, fez uma participação brilhante no último campeonato mundial sénior masculino da modalidade, em Espanha, tendo sido o melhor marcador por partida e um dos melhores ressaltadores do campeonato, o que o torna numa peça fundamental para o processo de renovação da selecção sénior masculina de Angola.

 

Na sua estreia na selecção angolana sénior masculina de basquetebol Yanick Moreira, jogador que actua na equipa da Universidade Metodista de Dalas (EUA), teve uma participação notável. Destaque no jogo contra a Coreia do Sul, em que saiu do banco para ajudar a equipa a vencer, marcou 16 pontos e o mesmo número de ressaltos, o que demostra a sua postura combativa em campo.
Regular na sua prestação, Yanick Moreira fez uma excelente partida frente a Austrália, em que marcou 38 pontos, o que o tornou no melhor marcador por partida do campeonato, apesar da equipa angolana ter sido afastada na primeira fase. No referido jogo, o basquebolista angolano foi aplaudido pelos presentes no estádio e alvo da imprensa internacional pela sua performance.
Disciplinado tacticamente, o jogador é o oitavo melhor ressaltador do campeonato, superando os seus mais experientes colegas de equipa bem como nomes de topo do basquetebol mundial, o que transformam Yanick Moreira num nome a reter no que toca a modalidade em Angola.
Findo o campeonato o atleta retornou aos Estados Unidos da América, onde actua na equipa da Universidade de Dalas. Em declarações a rádio LAC ele explicou que tem trabalhado afincadamente. “Quando cheguei aos Estados Unidos o meu treinador disse que teria que trabalhar mais do que todos se quisesse jogar, passei a acordar todos os dias as 4 da manhã para treinar e continuo até hoje”, explicou.
Satisfeito com a sua prestação no mundial, o atleta acrescentou que como todos os atletas profissionais sonha integrar a NBA (liga americana de basquetebol). “Acredito que se continuar a trabalhar com humildade tudo é possível”, frisou.
Para além do empenho enquanto atleta, Yanick Moreira tem também uma pesada carga horária no curso de gestão desportiva, que frequenta na Universidade de Dalas, uma vez que encara o sucesso escolar como extremamente importante para o seu futuro, visto que a carreira desportiva tem um limite de idade curto.
Empenho, disciplina e paciência são os ingredientes que garantiram o percurso de Yanick Moreira, um promissor atleta angolano que poderá ajudar a garantir a hegemonia do país no basquetebol africano. Analistas acreditam mesmo que ele poderá ser o primeiro angolano a integrar a NBA, um velho sonho dos nossos atletas.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital