SOCIEDADE

 
5 de novembro 2016 - às 13:10

TRATAMENTO EFICAZ HOSPITALAR É A SOLUÇÃO AS ALERGIAS PODEM MATAR…

Hoje vamos abordar as doenças alérgicas, muito frequentes entre nós, e atacam todas as idades. Uma alergia não é uma doença banal ou insignificante,  já que algumas delas podem  matar em poucos minutos, como são os casos da alergia a alguns medicamentos (aspirina, penicilina) e ao camarão. É o chamado choque anafilático, o tipo de alergia grave  e mortal

 

A história familiar é importante, porque filhos de pais alérgicos  são susceptíveis de sê-lo também. A genética e o factor hereditário estão presentes na doença alérgica. O que é a doença alérgica? Também chamada de reacção de hipersensibilidade, é  uma resposta exagerada do sistema imunitário. Lembramos que este é responsável pelas defesas do organismo, além de participar nas reações alérgicas.

A doença alérgica pode atacar quase todo o  corpo; nariz, pele, olhos, pulmões, mãos, pés, boca, língua, faringe, amígdalas, etc. É frequente muitos bebés fazerem alergia ou intolerância ao leite e às papas. Em regra, estes têm diarreias de repetição.

O nariz é um local frequente de alergia - a chamada rinite alérgica. A asma brônquica é outra doença alérgica frequente entre nós. O edema angioneurótico (inflamação de lábios e boca) também acontece com muitas vezes  devido a medicamentos  como o enalapril, ibuprofeno, alimentos como o camarão e outros frutos do mar. Há até mulheres e homens que fazem alergia à camisinha.

Entre os alimentos e outras substâncias alérgicas citamos: ovos, leite, chocolates, enchidos, peixes e frutos do mar. Quanto aos medicamentos, pode-se dar exemplos da aspirina, ibuprofeno, penicilina e outros.

Os cosméticos; perfumes, cremes, etc. Os acessórios e roupas sintéticas; fios de prata, anéis, brincos, relógios que habitualmente dão a chamada Dermatite de contacto.

O sol e calor podem dar alergia. Alguns animais, nomeadamente a abelha, baratas e mosquitos causam alergias em pessoas sensíveis. Portanto, existem milhares de substâncias alérgenas no meio ambiente, até em brinquedos de peluche e sintéticos. 

Sintomas da alergia - Dependendo do órgão mais atingido; vai desde a tosse, falta de ar, sensação de bola na garganta, dor abdominal, náuseas, vómitos, diarreias, lábios e boca inflamados, coceira e rinorreia.

 O que fazer perante uma alergia? Ir rapidamente ao primeiro posto de saúde  mais próximo, Centro ou Hospital. Importa aconselhar: filhos de pais alérgicos, antes mesmo do primeiro ataque, podem fazer os testes de alergia. Assim previnem-se tragédias. Portanto, as substâncias alérgicas conhecidas devem ser afastadas.  

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital