MUNDO

 
2 de outubro 2016 - às 05:55

RÚSSIA: PARTIDO DE PUTIN VENCE ELEIÇÕES

O Rússia Unida venceu as eleições legislativas, de 18 de Setembro. O partido de Vladimir Putin e Dmitry Medvedev obteve 44,5% dos votos. Este acto eleitoral marcou a primeira participação dos habitantes da Crimeia, anexada em Março de 2014

 

Partido Liberal Democrata ficou com 15,3%, o Partido comunista obteve 14,9% e Partido Rússia Justa (nacionalista) registou 8,1%. Coincidência ou não, nas vésperas da eleição para a Câmara Baixa, os rebeldes do Leste da Ucrânia anunciaram um cessar-fogo unilateral.

As eleições para a Duma constituíram um teste à popularidade de Vladimir Putin, que dentro de dois anos deverá avançar novamente como candidato à Presidência. O líder do Partido Liberal, Grigory Yavlinsky, manifestou a sua vontade em concorrer à chefia do país – concorreu em 1996 e 2000, mas em 2012 a Comissão Eleitoral Central recusou o requerimento.

A Rússia poderá viver, a breve prazo, uma ruptura financeira, de acordo com o Institute of International Finance (IIF). De acordo com esta instituição, o país tinha, há dois anos, 82.000 milhões de euros. Actualmente, o montante rondará os 28.000 euros, prevendo-se que até ao final do ano venha a ter de utilizar 15.000 milhões.

Ondrej Schneider, economista-chefe do IIF, afirma que as reservas financeira da Rússia deverão acabar em meados de 2017 ou alguns meses mais tarde. A razão das dificuldades é o preço do petróleo. Este economista refere que o equilíbrio orçamental será possível quando as cotações do barril de crude atingirem os 50 dólares (USD).

O anúncio do cessar-fogo unilateral foi proferido por Alexander Zakharchenko, líder da República Popular de Donetsk, e difundido pela televisão russa. O Governo ucraniano saudou a iniciativa, mas não deixou de realçar que, posteriormente à declaração, tinham morrido três soldados e 15 ficaram feridos.

Paralelamente, o Fundo Monetário Internacional viabilizou um apoio financeiro de 1.000 milhões de USD à Ucrânia. Esta organização tinha-o suspenso, há cerca de um ano, por considerar que não se estava a avançar no combate à corrupção e na adopção de reformas políticas. O plano de auxílio ao país, de 2014, envolve 17.500 milhões de USD.

Esta transferência permite respirar um pouco, tendo em vista a aproximação do Inverno, reconhecidamente bastante austero. As reservas ucranianas situam-se em 14.500 milhões de metros cúbicos de gás. Para se ter uma noção das necessidades, em 2012, a Ucrânia consumiu 20.000 milhões de metros cúbicos. 

Desde o início do conflito armado na Ucrânia, os combates no Leste do país traduziram-se em mais de 9.500 mortos. Na economia, o produto interno bruto recuou 10%. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital