PAÍS

 
8 de junho 2017 - às 05:46

PROJECTO INOVADOR LEVA ESPERANÇA AOS HOSPITAIS DE LUANDA

A Fundação Arte e Cultura lançou, recentemente, a segunda fase do projecto médicos palhaços, que leva alegria e muita animação às crianças internadas no Hospital David Bernardino

 

Todas as quartas-feiras, teremos cá os médicos palhaços na interação com às crianças deste piso e, posteriormente, replicar a mesma dinâmica para outros hospitais dentro e fora de Luanda”, explicou Fernando Ferreira, Coordenador da Fundação Arte e Cultura.

O projecto tem por base três fases centrais. Na primeira, o médico-palhaço concentra-se no bem-estar do paciente, neste caso, da criança doente, sendo os seus esforços dirigidos para aliviar a experiência dos tratamentos médicos e da hospitalização. Na segunda, os médicos-palhaços trabalham em conjunto com a equipa médica, e não como uma entidade separada.

“Está comprovado cientificamente que com a presença do Médico-Palhaço, consegue-se minimizar o grau de tensão da criança, a dor da pica e o medo que tem dos enfermeiros”, disse Fernando Ferreira.

“Cá na Pediatria especial, temos crianças com prazos de internamentos muito longos, sendo mesmo consideradas já donas de casa e crianças veteranas. Logo, uma iniciativa desta natureza, contribui satisfatoriamente para que elas se possam entreter”, referiu Hermenegildo Castro pelo Hospital Pediátrico.

Satisfação maior foi igualmente a das crianças que, apesar de fracas, brincaram com a equipa de palhaços e o espírito de ajuda que reinava entre elas, onde uma ia buscar a outra que não estava na sala para receber um balão ou um brinquedo.

Trata-se da segunda fase do projecto, sendo que a primeira havia sido lançada, naquela unidade hospitalar, em 2012. Segundo Fernando Ferreira, a primeira fase do projecto viria a ser alargada a outras unidades de saúde, designadamente o Hospital Neves Bendinha e o Luanda Medical Center, tendo atingido o seu termo em 2015.

Nos últimos anos, um número crescente de estudos tem vindo a ser publicado, mostrando o benefício dos médicos-palhaços, em Israel e em todo o mundo. 

Um desses estudos foi realizado no Ichilov Medical Center (2012), em Tel Aviv, tendo os resultados apontado para o facto de a presença de um médico-palhaço contribuir para diminuir a ansiedade e até a dor durante procedimentos de emergência. Outros estudos realizados também em Israel, no Meir Medical Center, no Hospital Shaare Zedek e outros centros hospitalares apontou para conclusões semelhantes, demostrando claramente as vantagens dos médicos-palhaços.

Importa realçar que este é um projecto da Fundação Arte e Cultra em parceria com instituições nacionais. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital