CULTURA

 
2 de outubro 2016 - às 05:24

NOVO DISCO DE NÉ GONÇALVES "SEMBAMAR" JÁ NA RUA

O amor pela música de Né Gonçalves levou-o, mais tarde, a criar o projecto Ensarte Musical e a contribuir para promover a música angolana no mundo.

 

Advogado de formação, mas músico de coração, Né Gonçalves iniciou cedo a sua ligação aos acordes e à viola. Aos nove anos, já quase um perito, Né Gonçalves integrou a banda musical infantil Os Mini Craques, tocando violão. Contudo, foi necessário esperar até 1974 para o músico participar na gravação da música A Independência está chegando, de Mirol, uma música que se tornou um hino mobilizador para a independência.

20 anos depois, Né Gonçalves surgia com o lançamento do seu primeiro álbum, Luanda Meu Semba, que teve tal impacto em Angola, que lhe valeu a atribuição do Prémio Revelação da União Nacional dos Artistas e Compositores.

Na altura, Menino de Rua, música que integra o álbum, foi considerada pela Rádio Nacional de Angola, Música do Ano em 1994. Após o lançamento do álbum, um filme angolano vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes, teve música original de Né Gonçalves, sendo que o CD foi incluído numa colectânea de música africana editada na Áustria.

O amor pela música de Né Gonçalves levou-o, mais tarde, a criar o projecto Ensarte Musical e a contribuir para promover a música angolana no mundo.

Em 2012 surge com um novo álbum, Luanda Meu Semba - Instrumental, descendente do primeiro, com novos arranjos e a mesma paixão de sempre.  

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital