FIGURAS DO MÊS

 
29 de março 2014 - às 09:27

MOISÉS RODRIGUES UM JOVEM LUTADOR E PERSISTENTE

 

Moisés Rodrigues é um jovem sonhador, ambicioso e persistente, que vem lutando com a vida desde os seus 16 anos de idade, quando se estreou como mecânico de motorizadas, posteriormente como lavador pintor de automóveis e como Disco Jockey.

Encontrei Moisés em plena rua, e pediu-me ajuda para escolher brinquedos para meninas e rapazes. Fiquei muito desconfiada, mas ainda assim aceitei o desafio, porque neste dias estava sem nada para fazer. A certa altura, senti-me cansada e descarada como sou, reclamei com o homem: “Não acredito que sejam todos para os seus filhos".

A resposta foi o silêncio... Mas consegui convencer o rapaz, depois de uma horita e meia, quando nos sentamos num Bar para comer alguma coisa, e ele me contou a sua história de vida. Uma história comovente que me deixou com muita lágrima nos olhos. O que me comoveu de verdade foi a parte final. Moisés diz que com a história que teve na sua vida, aprendeu apenas que, “nenhuma criança deve sofrer e nem sentir necessidade de seja lá o que for.”

Este jovem, de tempos em tempos, viaja à procura de brinquedos, roupas e outros materiais para doar à crianças necessitadas e como me disse “tentar fazê-las felizes por pelo menos alguns instantes”

Moisés Rodrigues é um jovem empresário, conta hoje com duas empresas angolanas no ramo de Prestação de Serviços. Diz que nada lhe vale ser um empresário de sucesso, se não poder ajudar a quem precisa e fazer do seu país um lugar melhor para se viver “Tudo o que quero é contribuir para ver o meu país mais desenvolvido, e nada me deixa mais feliz do que o sorriso no rosto de uma criança. Estes são os seres mais indefesos, mas expressivos que conheço.”

Foi então que achei um grande exemplo de Homem integro, e trago-o a vocês para que conheçam mais sobre este pequeno empresário angolano, que logo se negou a “aparecer”, mas achei que muito mais do que isso, podia comover-vos, tal como aconteceu comigo e, convencendo-o uma vez mais, acedeu conceder-me a entrevista que se segue:

Figuras & Negócios: Em que áreas profissionais actua?

Moisés Rodrigues: Prestação de serviços,fornecimento e montagem de acessórios auto. 

F&N- A quanto tempo montou sua própria empresa?

MR. -A primeira (JÁ XTÁ Limitada) há seis anos; e a segunda (Bastandar Películas), há três. 

F&N- Que apoios teve para criar o seu próprio negócio?

MR.- Como todo início é difícil, sem apoios, e não fugindo a regra, com ajuda de amigos e familiares. 

F&N: Hoje, considera ter já uma grande empresa? Quantos funcionários tem e o que falta para que a sua empresa se torne num grande negócio?

MR.- Uma empresa, nunca é grande o suficiente. Tenho o total de dez funcionários, sentre efectivos, pontuais e eficientes.  

Falta efectuar mais algumas parcerias mais, e depois pensar em expandi-las pelas demais províncias do país. 

F&N- Em que outras áreas pensa se estrear como empresário?

MR.- Sem grandes ambições. Importante para mim, é solidificar as que já funcionam e surgindo oportunidades, analizar e avançar com planos e projectos bem estruturados. 

F&N- E o Moisés Rodrigues, como pessoa, como se define a si próprio?

 MR.- (Confuso) Um verdadeiro amigo e irmão, que tem a família como base fundamental. 

F&N- De onde vem tanta determinação?

 M.R.- Primeiro, das dificuldades da vida. Depois, da visão e ambição natural do homem. 

F&N- O facto de ter mais conforto e dinheiro hoje, mudou algo dentro de si como pessoa?

MR.- Estar bem é o argumento que encontro para ajudar mais a minha família, amigos e todos aqueles que necessitam. 

F&N- Você acreditou tanto no seu potencial, quanto no potencial de Luanda, pois foi aí que você investiu. Como você vê o mercado luandense?

MR.- Um mercado onde se podem encontrar várias latitudes e espaços de investimento, por ter carências e qualidade de serviços. 

F&N: Sabemos que a maior parte dos negócios está centralizada  na capital do país. Na sua modesta opinião, como empresário, porque não se investe primeiramente nas outras províncias? como podia ser o seu caso?...

MR.- Devemos investir primeiramente no lugar onde estamos baseados, e apartir daí, e havendo condições e parcerias funcionais, podemos, sim, avançar para outros lugares. Sendo Luanda a capital e com o mercado maior em termos de população e potenciais clientes e consumidores, faz a diferença.

F&N- Para si, o que é um exemplo de um Homem digno para a sociedade e que principalmente pode inspirar os jovens, para que também sejam empresários de sucesso?

MR.- Um homem com princípios firmes e que procura sempre fazer tudo e bem feito, facilitando o máximo a vida dos trabalhadores e clientes. Só assim se pode garantir a fidelidade dos mesmos aos seus serviços. O negócio bem estruturado e planeado, funciona em qualquer lugar, havendo algumas especificidades para cada provincia

F&N- Em termos de ramos empresariais, o que pensa que a nossa sociedade precisa com urgência?

MR.- Não sinto que falte assim tanto em que investir. O importante para mim, é fornecer serviços com qualidade e dar a prioridade nas áreas de saúde e educação. Só com formação e tratamento garantidos, estaremos a preparer bons homens para o garante do futuro do nosso país. 

F&N- E que areas de investimento considera terem maior potencial?

MR.- Precisamente a Educação, Saúde e Serviços.

F&N: Que conselhos daria a um jovem que pretende criar o seu próprio negócio?

MR.- Identificar uma área em que tenham conhecimento e domínio, fazer o estudo de Mercado, criar um plano eficiente e seguir até ao pleno funcionamento do mesmo. 

F&N- Hoje em dia você é um homem de sucesso na sua profissão, e em relação ao coração, como está a situação?

MR.- Ainda ontém fiz um electrocardiograma e parece estar a funcionar muito bem.  

F&N- Moisés, você já foi casado, e sabe que os casamentos de hoje em dia têm sido conturbados e pouco duradouros. Você tem uma visão a respeito desse assunto?

MR.- A falta de comunicação e amizade entre os casais têm estado a prejudicar em grande as relações. 

F&N- E quanto a fidelidade, pra você ela é importante?

 MR.- Não é apenas importante. Fidelidade, é tudo!!!

F&N- Pra finalizar, como é um empresário bem sucedido, qual a base para o sucesso?

MR.- Trabalho, dedicação e uma boa base familiar. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital