DESPORTO

 
29 de julho 2017 - às 07:46

JUSTO CAMPEÃO DA 1ª VOLTA PETRÓ(LEO) PROMETE ATINGIR O TOPO

O Petro de Luanda, ao vencer a 1ª volta do Girabola ZAP, demonstrou que este ano, embora não assuma directa e oficialmente, tem como objectivo principal vencer o campeonato e que não é em vão que ostenta 15 títulos. A sua causa vai ser acérrima até ao fim enfrentando adversários como o 1º de Agosto e Kabuscorp do Palanca que, na pausa da prova, através de Ivo Traça (técnico-adjunto militar) e Bento Kangamba (presidente dos palanquinos), a deixarem claro que o campeonato vai ser definido nas sete primeiras jornadas da segunda volta.

O Petro logrou o seu desiderato fruto de 11 vitórias, um empate e três derrotas, com 34 pontos, mais um que o seu arqui-rival 1º de Agosto, em segundo, e mais dois que o terceiro Kabuscorp do Palanca

 

Depois essa produção petrolífera, ficou um outro sinal que estimula e motiva o plantel a jogar para o título. É o facto de a direcção do clube apostar na manutenção do técnico brasileiro Beto Bianchi  até  ao ano de 2020, segundo próprio presidente do clube, Tomás Faria.

A mesma sorte terá o avançado da equipa, o brasileiro Tiago Azulão, que está na liderança dos melhores marcadores com oito golos, mesmo depois um longo tempo de paralisação devido a uma lesão.

Azulão superou a concorrência Jacques (Kabuscorp do Palanca), Fofo (Progresso do Sambizanga) e Jiresse (Académica do Lobito), todos com sete golos, de modo que com a acutilância deste jogadores, e dos seus pares, contribuiu para que o Petro de Luanda na primeira volta supera-se, por exemplo, à produção da primeira volta da época de 2016 em que somou 27 pontos de oito vitórias e três empates.

O 1º  de Agosto terá de redobrar esforços para na segunda volta fazer mais do que fez para os 33 pontos logrados na primeira, etapa em que os seus dianteiros ficaram muito aquém dos 30 golos da mesma fase em 2016. Agora rubricam apenas 24.

Ficou claro que a equipa militar ressente-se das ausências de Gelson e Ary Papel que foram dos abonos de família da formação rubro-negra. O cabo-verdiano Rambé ao serviço do 1º de Agosto, com seis tentos, ainda não está a bastar para as encomendas.

Com o mesmo na linha de ataque o 1º de Agosto deixou escapar a oportunidade de terminar à frente ao derrotado por 2-0 pelo Kabuscorp do Palanca.

Mas há que particularizar o facto de que sucessivas lesões que assolaram o plantel do 1º de Agosto na primeira volta, como os guarda-redes Dominique, na pré-época, Tony Cabaça que, por exemplo, não jogava desde à 11ª jornada, altura em que contraiu uma lesão. 

 O avançado Diogo Rosado esteve sem disputar jogo desde a 13ª  jornada e o médio Ibukun  só regressou na 15ª jornada por ter ficado inactivo desde a sétima jornada. O extremo Geraldo não jogava desde a 10ª jornada e apenas regressou na última jornada.

 Guelor, falhou as cinco primeiras jornadas. O lateral direito Isaac, que se lesionou na 5ª jornada, foi operado em Portugal, e disse adeus a presente época.  Pelo departamento médico liderado pelo Drº Abel Sanz passaram igualmente os laterais esquerdo Paizo e Natael, além do defesa-central e capitão Dany Massunguna. 

O Kabuscorp do Palanca, Recreativo do Libolo, único representante angolano nas Afrotaças, e o Interclube fizeram pouco para justificarem o que não conseguiram: Terminar a primeira volta no topo. 

Às três resta lutar na segunda. E o mesmo diga-se dos lugares abaixo da classificação. No quinto lugar está o Progresso do Sambizanga, com 26 pontos, muito acima do décimo posto passado,  com apenas 18 pontos.

No meio da tabela ficaram o Recreativo da Caála (7º/23), Interclube (8º/21), FC Bravos do Maquis (9º/18) e Desportivo da Huíla (10º/16), que fizeram a primeira volta com a média esperada, mas que não poderão relaxar na segunda, tal como o 1º de Maio de Benguela (11º/15 pontos), JGM (12º/13), Académica do Lobito (13º/ 12), Progresso da Lunda Sul (14º/12),  ASA (15º/11) e o Santa Rita de Cássia do Uíge (16º/sete pontos). 

 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital