DESPORTO

 
2 de setembro 2016 - às 07:23

JOGOS OLÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO: "PERFUME" DO ANDEBOL FEMININO DEIXOU "MARCA"

O país gastou 150 milhões de kwanzas - equivalentes a 500 mil dólares - para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mas, excepto o bom desempenho global da senhoras do andebol, obteve muitos resultados animadores em termos de competitividade e resultados

 

andebol angolano fez a diferença porque obteve duas vitórias inéditos na categoria feminina que conseguiU fazer passar a selecção, pela primeira vez, aos oitavos de final.

Ganhou à Roménia, no Grupo A, primeira fase, por 19-23. Seguiu-se outra vitória sobre Montenegro, por 27- 25, dois resultados suficientes para a referida qualificação.

As derrotas diante da Noruega (30- 20), Brasil ( 24-28) e Espanha ( 26-22) e depois já nos oitavos diante da Rússia (30-27), atestam o respeito que Angola, em representação de África, deixou nos Jogos do Rio.

Nas restantes disciplinas, a justificação da Missão Olímpica Angolana é que, com o referido valor, não foi capaz de terem uma preparação para, já  em Londres, olhar-se para trás, superar os resultados de Moscovo (1980), Seúl (1988), Barcelona (1992), Atlanta (1996), Sydney (2000), Atenas (2004) e Beijing (2008).

Para os mais atentos, significa, assim, admitir  que não foi cumprida a promessa do presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição,  há quatro anos, à saída dos Jogos Olímpicos de Londres (2014), evento que tinha custado aos cofres do Estado oito milhões de dólares.

Ali Gustavo Conceição garantia que já tinham, teoricamente, começado a preparação dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a fim da bandeira e nome de Angola serem melhor elevadas em termos de resultados.

Agora estão, outra vez, pela frente, quatro anos para os próximos Jogos de Tóquio, em 2020. Um ciclo de tempo em que o Comité Olímpico Angolano e federações devem elaborar programas, conceber políticas desportivas, para, no momento da disputa dos referidos Jogos Olímpicos, as suas equipas, os seus jogadores, colectiva ou individualmente, se apresentem em boa forma desportiva e, com esse conquistarem medalhas, melhorando os resultados e classificações das participações anteriores.  

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital