FIGURAS DE LÁ

 
2 de maio 2016 - às 08:09

Figuras de Lá - Edução nº 172

 

CATHERINE SAMBA PANZA

DEVER CUMPRIDO

 

Catherine Samba Panza, a antiga Presidente de transição da República Centro Africana que levou o País à normalidade democrática com a realização recente das eleições, diz-se satisfeita pelo seu trabalho e desenha outros vôos para a sua vida quer no País ou no exterior. "Coloco-me disponível para partilhar a minha experiência"- sublinha ela que teve um mandato de dois anos difíceis na transição de um País que conheceu uma guerra fratricida.

 

CHRISTIAN ABEGAN

TENOR DOS FORNOS

 

Chamam-lhe o tenor dos fornos pela sua mestria na arte de cozinhar, Cristian Abegan, o cozinheiro dietético camaronês diz que tem três amores na sua vida: a cozinha, as flores e a música. Atípico e pluridisciplinar, o chef Abegan redesenha a carta gastronómica afro caribenha entre tradição e modernidade tudo aliando princípios dietéticos e diversidade. Formado em França, na escola Le Cordon Bleu, ele é um chef renomado no mundo da culinária em África e no mundo.

 

DONALD TRUMP

CERCO!

 

É um verdadeiro cerco que os americanos fazem a Donald Trump para o impedirem de chegar à presidência dos EUA. A agressividade das suas declarações suplantam o dinheiro que possui porque os americanos acreditam que Trump, uma vez na Casa Branca vai aplicar o que vem prometendo, uma verdadeira politica de terra queimada. Será isso possivel?

 

MICHAELLE JEAN

FRANCOFONIA

 

Michaelle Jean é a Secretária Geral da Francofonia, onde, num ano de exercício, decidiu criar novas sinergias para responder, segundo disse, aos desafios do mundo em termos de segurança, emprego e desenvolvimento durável. A francofonia, uma organização que agrupa todos os países do mundo que falam o francês, de acordo com Michaelle Jean um verdadeiro espaço de soluções.

 

FRANKO

REBELDIA

 

Franko é um jovem músico camaronês de 28 anos que se destaca cultivando o estilo rap mas foi infeliz no seu último trabalho discográfico que incita a juventude a práticas menos correctas. Resultado: viu a sua obra interditada em algumas zonas do Pais e aconselhado pelos mais velhos a ter mais juízo e não se envaidecer com a fama que já granjeou. Na vida é preciso saber subir com cuidado.

 

PAPA WEMBA

LEGADO

 

Com 66 anos de idade, o músico congolês democrático de craveira internacional, Papa Wemba morreu em 24 de Abril na sua profissão. Em Abidjan (Costa do Marfim), o músico sentiu-se mal no palco em plena actuação. 

Conhecido como o rei da rumba africana, Jules Shungu Wembadio, seu nome de baptismo mas mundialmente conhecido como Papa Wemba era um profundo cultor de amizades e apelidavam-no na sua terra natal como a voz da reconciliação. Morte muito sentida no mundo artístico e não só, Papa Wemba era dono de um vasto reportório musical que agora fica para a eternidade. Em Angola, a Ministra da Cultura apresentou em nome do governo as mais sentidas condolências à família do malogrado.

 

ADAMA PARIS

EMPREENDEDORA

 

Estilista, empreendedora e engajada, Adama Paris é uma das organizadoras desde 2002, do evento de moda Black Fashion Weeks, numa viagem que começa em Dakar leva-nos a Praga com passagens por Baía a Montreal e Paris. Filha de diplomata, nascida no Zaíre, hoje RDC, e criada em muitas partes do mundo, e Adama tem um background que privilegia os valores da cultura dos povos. Ela é uma cultivadora da afirmação da moda africana e desenvolve tudo o que pode para que esse desejo não fique no papel mas se torne realidade. Ela não se cansa de dizer "temos de investir na nossa própria cultura."

 

MARIA SHARAPOVA

SARILHOS

 

No tênis ela é tida como uma vencedora tendo com isso conquistado uma fortuna fruto, também, de muitos patrocínios que conseguia graças a sua acutilancia desportiva. Mas nesse momento as glórias conquistadas tornaram-se amargas com a acusação da atleta ter realizado algumas partidas depois de consumir comprimidos que contém substâncias proibidas pelo organismo internacional. Por isso Sharapova está impedida temporariamente de espalhar o seu charme pelos courts de tênis do mundo.

 

ALFRED KALISA

RWANDA

 

Alfred Kalisa, durante vários anos um homem de negócios que viajava pelo mundo, decidiu emprestar-se a política do seu País, o Ruanda, e foi nomeado o primeiro embaixador residente daquele País em Angola. Kalisa, um conhecedor da realidade econômica de Angola,  elege como sua missão criar uma aproximação maior entre os dois países e inclusive um quadro onde empresários angolanos e ruandeses possam cooperar.Para já, Kalisa logo depois de apresentar as cartas credenciais ao Presidente da República, Eduardo dos Santos arregaçou as mangas e começou a trabalhar com pessoas que ditam as regras do poder em Angola e apresentou-se também ao corpo diplomático acreditado em Luanda bem no estilo de uma diplomacia actuante para uma melhor imagem do Rwanda em Angola.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital