FIGURAS DE LÁ

 
5 de June 2021 - às 07:45

Figuras de Lá - Edição nº208

 

Laurent Gbagbo
“FICHA LIMPA”

Laurent Gbagbo, ex-Presidente da Costa do Marfim foi absolvido pelo TPI que o acusou, desde 2010, de crimes de guerra e contra a humanidade no período pós-eleitoral no País, dos quais resultaram mais de três mil mortos e milhares de pessoas desalojadas. Gbagbo juntamente do antigo ministro Charles Ble Goude sempre negaram as acusações, considerando-as politicamente motivadas e disseram que foi a “falta de evidências” que levou o TPI a ditar a sua absolvição e imediata libertação em 2019. Ele foi o primeiro ex-presidente a ir a julgamento no TPI em Haia e o seu caso foi visto como um marco nos esforços para levar a justiça até os detentores dos mais altos cargos acusados de atrocidades.

*******************************

Jacob Zuma
AUTO-SENTENÇA

A justiça da África do Sul pediu ao ex-Presidente da República, Jacob Zuma, que está a ser processado por “desrespeito pelo tribunal”, para determinar a sua própria sentença, no caso de ser considerado culpado. O antigo Chefe de Estado, 79 anos completados em 2021, tem vindo a ignorar a comissão que investiga a corrupção generalizada durante os seus nove anos no poder, desde que foi criada em 2018.

*******************************

Delfim Neves
ÉTICA POLÍTICA

O Presidente do Parlamento de São Tomé, Delfim Neves anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais de 18 de junho. “Eu decidi mais uma vez candidatar-me as eleições presidenciais de 2021, mas por uma questão de elegância política e da educação que me é caracterizada, não podia fazê-lo antes de o Presidente marcar as eleições e sem ter primeiro uma conversa clara com ele”, informou a imprensa depois conversar em duas horas, com o Presidente da República, Evaristo Carvalho.

*******************************

Erna Solberg
MAU EXEMPLO

A polícia norueguesa multou a Primeira Ministra do País, Erna Solberg em 20.000 coroas (cerca de 2000 Euros) por violar as restrições impostas pelas autoridades em relação a COVID-19 ao comemorar o seu aniversário. A família de Solberg reuniu-se duas noites consecutivas no final de Fevereiro para comemorar o 60º aniversário da Primeira-Ministra: uma num restaurante e a outra num apartamento no. Resort de inverno de Geilo (sudeste do país). Em ambos os casos, juntou mais de 10 pessoas, violando as regras actuais. “Eu, que todos os dias digo aos noruegueses quais são as regras, deveria conhecê-las melhor. Mas a verdade é que não as sabia suficientemente bem e não sabia que quando uma família sai junta e reúne mais de 10 pessoas, isso já pode ser considerado um evento.” - admitiu Erna Solberg, Primeira Ministra desde 2013 e pediu desculpas a nação.

*******************************

Lewis Hamilton
“ARREIOU, ARREIOU”!

A renovação de contrato do piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton com a Mercedes foi um verdadeiro dissabor, com o hepta-campeão mundial a fechar acordo com a equipa multicampeã apenas no início de 2021. O que chamou a atenção foi o tempo de duração do contrato, apenas um ano, algo não usual para o inglês. Além de ser por pouco tempo, os valores ficaram abaixo do que vinha sendo pago a Hamilton, que em 2021 receberá apenas 30 milhões de dólares, diferencial abaixo dos 40 milhões que recebeu no ano findo.

*******************************

Vladimir Putin
PODER ENRAIZADO

Vladimir Putin, no poder há mais de duas décadas, não desiste da presidência da Rússia. Alterou a Constituição, promulgando uma lei que lhe permite concorrer a mais dois mandatos de seis anos cada. Proposta pelo governo russo, emenda foi aprovada pelo Parlamento e pelos eleitores em referendo. O líder da oposição e principal adversário político de Putin, Alexei Navalny definiu o referendo como “uma enorme mentira”. Putin já é chefe mais longevo desde Josef Stálin, que governou a União Soviética por 29 anos.

*******************************

Theoneste Bagosora
O GENOCIDA

Escassos dias depois de terem passado 27 anos sobre o genocídio no Ruanda, um tribunal da ONU, sediado na Tanzânia, recusou conceder a libertação antecipada ao coronel Theoneste Bagosora, um dos mais altos funcionários ruandeses condenados pela justiça internacional pela sua responsabilidade no massacre de Tutsis em 1994. Bagosora, 79 anos, foi em 1994, Director de gabinete no Ministério da Defesa e a acusação apresentou-o durante o seu julgamento como “o cérebro” do genocídio que custou a vida de 800 mil pessoas pertencentes principalmente a minoria Tutsi. Foi condenado a prisão perpétua em 2008, pelo Tribunal Penal Internacional para o Ruanda (TPIR) por genocídio, crimes contra a Humanidade e Crimes de guerra, uma pena reduzida para 35 anos pela Câmara de Recursos, em 2011.

*******************************

Kilian Mbappe
(DES)INTERESSES!

O fogoso avançado francês do Paris Saint-Germain ainda não assinou o seu contrato no clube e a imprensa especializada da Europa avisa que ele é cobiçado pelo Real Madrid. De acordo com a Telefoot, Mbappe é alvo do Real Madrid para o próximo verão da Europa, por isso ele ainda respondeu a proposta do Paris Saint Germain porque está focado nesta temporada e não quer distracções de nenhum tipo. Perante esta incerteza, os dirigentes parisienses já começaram a pensar em alternativa ao internacional francês.

*******************************

Patrice Talon
Reeleição

Patrice Talon foi reeleito Presidente da República do Benin ganhando as eleições presidenciais.Segundo a Comissão Eleitoral do País,Patrice Talon venceu por 86,37 por cento dos votos dos eleitores. Observadores internacionais foram unânimes em dizer que as eleições decorreram num ambiente calmo e que a sociedade civil esteve representada nas cerca de 1500 urnas espalhadas pelo País.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital