FIGURAS DE LÁ

 
17 de March 2021 - às 17:17

Figuras de Lá - Edição nº207

 

DonaldeTrump
EXPURGADO

O não ter votos necessários para ser reeleito Presidente dos EUA é a purga que o povo americano derramou sobre Donald Trump. Difinitivamente, o magnata não serve para político, sobretudo como chefe de Estado dos EUA. As calinadas que deu no exercício da sua presidência permitiram a Trump um exame de consciência imbuído de um expurgo para que refaça a sua vida nas lides empresariais e no entertainment onde é “calejado”. Reprovado, inclusive, por muitos militantes do seu próprio partido Republicano, com DonaldeTrump; política? nunca mais!!

***************************************

Youeri Muzevene
Batotas

A sociedade ugandesa e o mundo político admiraram-se como Youeri Muzevene ganhou as eleições presidenciais do Uganda, não obstante ele alterar a Constituição do país. As eleições foram acirradas mas, Muzevene terá beneficiado de “batotas” dos seus cúmplices. Vai governar mais cinco anos a somar os demais 30. É a sina dos políticos governantes africanos!

***************************************

Marcelo de Sousa 

Reeleição

Marcelo de Sousa confirmou a sina popular,de que se canditatar,vai ser reeleito a Presidente da República de Portugal.Na disputa das eleições,Marcelo de Sousa ganhou aos adversários o que o permite continuar a dirigir o estado português para o desenvolvimento sustentável.Mas a tarefa é o combate da pandemia do Covid 19,com os portugueses a desaparecerem como causa da doença.

***************************************

Felix Tchissekedi

Tarefas árduas

Mesmo a braços com graves problemas no seu país, FelixTchissekedi apresta-se a assumir a presidência rotativa da União Africana. A problemática questão da vacina da Covid 19 em todos países africanos, para já, é um assunto a resolver por Tchissekedi fora os conflitos internos dos países do continente que necessitam de crescer e desenvolver.

***************************************

Alexei Navalny 

Azar

Alexei Navalny escolheu a disputa com Vladimir Putim pela presidência da Rússia e perdeu mas nunca pensou que o seu adversário seria capaz de o perseguir. A polícia política russa encetou manobras para o prender. Foi brutalmente espancado, envenenado e obrigado a desterrar-se para Alemanha onde teve asilo e acompanhamento médico. Recebeu apoio da comunidade internacional, especialmente da União Europeia e de uma infinidade de apoiantes seguidores na Russia. De regresso a Moscovo, a “farra da polícia” continuou. Navalny é preso, e arrisca-se a uma pena de prisão de até 5 anos por um tribunal da sua terra natal. É o azar que dá, ousar ser adversário político de Putim, um dos homens mais poderosos do mundo!

***************************************

Aung SAN SuuKyi

Golpe

O golpe militar em Myanmar derrubou o governo da Presidente SAN SuuKyi, vários políticos e deputados foram presos e mantidos em residência do governo em Naypyidaw, a capital de Myanmar.
O partido de Aung SAN SuuKyi ganhou as eleições legislativas por larga maioria, em Novembro último e por isso os militares, desesperados, atacaram o palácio e o parlamento. Mas a vitória de SuuKyi, Prêmio Nobel da Paz 1991, demonstrou a sua grande popularidade no País e a pressão internacional vai obrigar os militares a libertarem aquela que de facto é a Presidente da República.

***************************************

Ngozi Okonjo-Iweala

MÉRITO E DESTREZA

É nigeriana e foi eleita para o cargo de directora geral da Organização Mundial do Comercio (OMC). O seu nome, Ngozi Okonjo-Iweala é de excelência refutável de África e do mundo pois exerceu cargos internacionais de grande relevo e no seu país, Nigéria, foi “dona” da inteligência nigeriana quando se fala de Finanças. Está no ranking das 10 mulheres mais importantes do continente e a capacidade e destreza dela vai se ouvir quando se falar sobre o comércio no mundo. O grande desafio que enfrentará logo à partida é a problemática da cedência de licenças de patentes para a produção de vacinas contra a Covid-19 em África. O Presidente de Angola felicitou Ngozi Okonjo-Iweala pelo seu cargo, uma prova inequívoca do seu mérito.

***************************************

Lula da Silva

Solidariedade

Lula da Silva, ex-Presidente do Brasil espera que o novo Presidente dos EUA, Joe Biden trate a América Latina de forma mais civilizada que o seu antecessor, DonaldTrump. O brasileiro, não obstante alegar que os EUA relegam a América Latina para segundo plano, disse esperar que o novo presidente norte-americano mude a política em relação a região e, entre outras coisas, acabe com os bloqueios contra Cuba e a Venezuela. O antigo presidente brasileiro ironizou que um país governado por Donald Trump não tem o direito de duvidar da validade da democracia na Venezuela.

***************************************

Nina Maria Fite

Dinamismo

Nina Maria Fite é embaixadora dos EUA em Angola, desenvolve actividade diplomática sem paralelos e com dinamismo invejável. De momento ela está a conversar com o Presidente da República como está com organizações cívicas e dirigentes dos partidos de oposição ou governantes, enfim,... Ela está em todo sítio que interessa reportar o governo americano. Uma autêntica automotora!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital