FIGURAS DE LÁ

 
2 de January 2021 - às 08:04

Figuras de Lá - Edição nº206

 

Meghan Markle

Traumas Reais

“Eu sabia, enquanto segurava o meu primeiro filho, que estava a perder o meu segundo” - escreveu Meghan Markle, esposa do Príncipe Harry, num artigo no The New York Times. Além da coragem ao falar sobre as dores do aborto espontâneo sofrido em Julho, um detalhe chamou atenção: Meghan assinou o texto como duquesa de Sussex. Apesar de ter se desvencilhado da família real em Janeiro, o casal ainda ostenta os títulos, reforçando a sua ligação com a monarquia. Meghan, então, infringiu a tradição da realeza de manter a vida íntima no âmbito privado - assim como fez Diana ao revelar a infidelidade conjugal.

*************************************

Jacob Zuma 

O PESO DA JUSTIÇA

O julgamento por corrupção do ex-presidente da África do Sul, Jacob Zuma, acusado num caso de suborno milionário desde 2005, foi adiado para 21 de Fevereiro de 2021. Jacob Zuma enfrenta várias acusações por envolvimento em operações supostamente fraudulentas a favor de um contrato público de aquisição de armamento com o grupo francês Thales, de mais de dois mil milhões de Dólares, em 1999. Jacob Zuma negou sempre todas as acusações, que foram retiradas ao ser nomeado Chefe de Estado, em 2009, afirmando ser uma “Caça às bruxas”, política do partido no poder, na altura liderado por Thabo Mbeki.

*************************************

Graça Machel 

Competência

Meios da imprensa da África do Sul realçam que Graça Machel, viúva de Mandela, tem hipótese de figurar como uma dirigente continental da União Africana. Graça Machel foi ministra da Educação de Moçambique, sua terra natal, e dirige, na África do Sul, a sua ONG para as crianças e mulheres desamparadas. Ao conseguir um cargo dos organismos da União Africana, Graça Machel saberá honrar o africanismo.

*************************************

Bebel Gilberto

Orgulhosa

Bebel Gilberto falou sobre a sua indicação ao Grammy na categoria melhor álbum global. Esta é a sua quarta indicação ao prêmio. Como recebeu a notícia? “Eu estava a fazer ginástica e um amigo me ligou. Não acreditei… o disco agora foi o meu primeiro em seis anos. A ficha caiu aos poucos. Eu me sinto a pessoa mais feliz do mundo”.

*************************************

Marcos Palmeira 

Vida Sustentável

Não é novidade que o actor brasileiro,Marcos Palmeira leva a vida no campo como um assunto sério. Longe dos holofotes, na sua fazenda de orgânicos, o Vale das Palmeiras, conta com pecuária leiteira lacticínios e hortaliças. Toda a produção é certificada. A lista de produtos é grande: queijos, coalhada, yougurtes, mel, chocolate, café e muito mais. Tudo feito de  maneira humanizada e sustentável. “Aqui as vacas são tratadas com homeopatia”, conta Marcos. No Instagram, ele divide um pouco da rotina com paisagens da serra fluminense e produtos frescos de dar água na boca e perguntar: “o que você quer levar para dentro da sua casa?”

*************************************

Nicola Peltz

Linda e enamorada

Você sabia que a bela Nicola Peltz nasceu em berço de ouro? O seu pai é o bilionário americano Nelson Peltz e a sua mãe, a ex-supermodelo Claudia Heffner. Confirmando o ditado popular que “dinheiro chama dinheiro”. Nicola está noiva de ninguém menos que Brooklyn Beckham, o primogénito de Victoria e David Beckham. O jovem casal não parece pensar em dinheiro. Estão focados nas suas carreiras: ele como fotógrafo e ela como actriz. Nicola e Brooklyn são reservados, vivem rodeados pela família e gostam de se declarar nas redes sociais: “O seu amor é o presente mais precioso”, disse a actriz ao postar uma foto linda com o anel de diamantes que selou o relacionamento.

*************************************

Etienne Tchissekede/Kabila

A FERRO E FOGO

Estava previsto que a aliança entre Tchissekede e Kabila no parlamento congoles não funcionava e a maka entre os dois políticos estrilou, Tchissekede, Presidente da República, denunciou a provável tramoia dos seguidores de Kabila para impedir o curso normal da RDC. Resultado: a aliança não resultou. Tchissekede disse que vai fazer pacto com outros partidos, os comandados de Kabila apresentaram-se ao parlamento não para discutir leis com outros parlamentares mas, para fazer pugilato. Funcionou. As instalações do Parlamento degradaram-se e, aguardamos pelas cenas dos próximos capítulos.

*************************************

Donald Trump

obstinado

Concorreu e perdeu a eleição para Presidente da maior e mais poderosa nação do mundo, os EUA. Tal e qual um mau perdedor, encetou tergiversações sobre o pleito eleitoral e contra o seu adversário político, Joe Briden, que, com maioria qualificada, ganhou e já está a constituir recursos humanos para o seu gabinete, pronto para arrancar a governação em Janeiro de 2021. Quanto ao derrotado, invejoso e obstinado, vai descansar e reflectir sobre os erros e deslizes que cometeu (e terão custado a sua não reeleição), durante o seu “curto” consulado como presidente dos americanos.

*************************************

Laurent Gbagbo

de volta à ribalta

Laurent Gbagbou, antigo Presidente da Cote d’Ivoire que esteve preso na Holanda a mando do Tribunal Penal Internacional, regressou à Abidjan em princípio para ajudar o seu partido a fazer oposição contra o governo de Ouatara. Político e sindicalista, Gbagbo não esconde o seu interesse em voltar a presidir a Cote d’Ivoire mas, para voltar a mandar no País, terá de se cingir às regras do jogo democrático e estar preparado para ganhar ou perder o escrutínio, corrigindo, assim, os erros por si cometidos de que a história tem registo.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital