FIGURAS DE LÁ

 
27 de November 2020 - às 18:11

Figuras de Lá - Edição nº205

 

Pierre Buyoya

Condenado

As vezes, em África, os políticos são gananciosos e alguns tem o poder e não o querem largar. Que o digam os malianos, congoleses, togoleses, enfim, o povo de África, ávidos em golpes, mudanças palacianas e atritos políticos e sociais. No Burundi, por exemplo, Pierre Buyoya vai pagar com os seus actos de fazer um golpe de estado recentemente e foi condenado em prisão perpétua.

*********************

Zahira Virani 

Desenvolvimento

ZahiraVirani é a coordenadora residente do Sistema das Nações Unidas em Angola,veio substituir o italiano PaolloBalateli,afirmou em conferência de imprensa,que o nosso país pode continuar com o apoio da ONU para atingir as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentavel(ODS). O ODS é a directiva que os estados membros devem cumprir ,é constituído por 17 princípios entre os quais a erradicação da fome e pobreza.

*********************

Vladimir Putim 

Obrigação

A Rússia de Putim quer guindar-se na lista de países com relações econômicas e comerciais com Angola depois dos laços de cooperação da antiga URSS.Parajá,para além de ajudar com material de biossegurança,a Rússia de Putin convidou o governo de Lourenço para construir em Luanda uma fábrica de vacinas. Semdúvidas, uma proposta para pegar e não largar.

*********************

Papa Francisco 

Casamento
Gay, sim!

O Papa Francisco disse, em entrevista, que não condena o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo (casamento gay). Uma novidade que surpreendeu milhares de fiéis católicos e não só, atendendo a posição da igreja católica que sempre foi tida como radical durante a sua gênese e, conservadora, na era contemporânea. O Papa Francisco vem, com esse pronunciamento, quebrar o gelo da discriminação e preconceito nas liberdades mas, com esse raciocínio aparentemente inovador, não conseguirá agradar a gregos e troianos criando, assim, um váuco para a contestação, especulação e interpretações ambíguas e surpreendentes por parte dos seus fiéis, seguidores e contestatários.

O debate está "acirrado"!

*********************

Filipe Nyusi

Barreiras

Na África do Sul comenta-se, a média moçambicana também deu pinceladas sobre a construção de um muro de betão na fronteira da África do Sul e Moçambique, mandado construir pelas autoridades sul africana que argumenta prevenir o território que atravessam milhares de viaturas roubadas no país para Moçambique. Do governo de Nyusi nada de nada.!

*********************

Maria Carey

Inovações

A cantora e compositora Mariah Carey anunciou este mês, que o seu disco próximo, já em finalização, vai ser feito com muitos temas raros e outros tidos como favoritos. ”Save The Day” é a canção que vai abrir as portas para a sonoridade do álbum que tem a participação vocal da cantora Lauryn Hill, responsável por um dos álbuns mais conhecidos de hip hop
dos anos 90.

*********************

DonaldTrumpe/Joe Bidem

Conhecer África

Trump e Biden estão a disputar a presidência do EUA a partir de 2021 e os africanos, sobretudo os políticos, analistas e jornalistas estão a acompanhar o processo mas África é um assunto sério para os políticos americanos porque eles vêem o continente africano como verdadeiro laboratório cujas consequências habitam no poder governamental americano. Dai Trump e Biden “forçam” o andamento da eleição para o seu interesse e veremos como estará as relações da EUA com a África.

*********************

Chico Lopes

Dinheiro nas cuecas

Deputado no Brasil, Chico Lopes, amigo do Presidente Jair Bolsonaro, foi apanhado pelas autoridades judicias a esconder muito dinheiro nas cuecas fruto de pretensa corrupção. Ele ainda não está preso mas os seus colegas deputados dividem opiniões sobre o caso.

*********************

Ibrahim Boubacar Keila

Regresso

Ibrahim Boubacar Keita, antigo Presidente da Republicado Mali deposto pelos militares com golpe de estado, regressou a Bamako proveniente do Dubai após tratamento médico aos Emirados Árabes Unidos.

Keita, 75 anos, foi detido por militares a 18 de agosto, e renunciou à presidência algumas horas mais tarde. Apos duas semanas, a Junta Militar o autorizou a viajar, em 5 de setembro, para curar-se devido o  AVC que apanhou.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital