FIGURAS DE LÁ

 
3 de abril 2018 - às 07:58

Figuras de Lá - Edição nº 189

 

RAMAPHOSA

PRESIDENTE?

 

Tudo indica que Cyril Ramaphosa, o novo presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, desde 1994,  será também o  futuro Presidente da África do Sul. Aliás  intervindo numa conferência do seu partido,logo após derrotar Jacob Zuma perante 5 mil delegados reunidos em Joanesburgo, Ramaphosa vestiu-se de razões como provável Chefe de Estado e sublinhou que deseja pôr fim à corrupção e vai fazê-lo imediatamente, pedindo aos seus companheiros para agirem também com coragem contra as acusações de corrupção e abuso de poder nas suas próprias fileiras.

Cyril Ramaphosa sucede na presidência do ANC o actual chefe de Estado, Jacob Zuma.Competiu contra ele e Nkosazana Dlamini Zuma. Jacob Zuma, que é igualmente o presidente da União Africana em exercício,saíu claramente  enfraquecido pela persistente crise económica e as múltiplas acusações de corrupção contra si. Ramaphosa é agora o principal favorito a exercer  o cargo mais importante do país após as eleições gerais de 2019.

--------------------------------------------

DONALD TRUMP 

AMEAÇA

 

O Presidente dos Estados Unidos da América ameaçou  aos chefes das delegações dos cento e noventa e três países do mundo que integram a Organização das Nações Unidas (ONU), caso votassem  uma resolução na assembleia-geral que rejeita a declaração de Jerusalém como capital de Israel.Segundo revelou o “The Guardian”,  Trump ter-se-á  preparado para fechar a torneira de financiamento aos países, sobretudo os menos desenvolvidos, que votem contra os EUA. "Eles levam centenas de milhões de dólares, até milhares de milhões de dólares, e depois votam contra nós", terá dito o Presidente numa reunião na Casa Branca. 

De recordar que a ameaça surgiu  duas semanas depois de Trump ter declarado oficialmente Jerusalém como a capital de Israel e ter anunciado que pretendia  mudar para a disputada cidade a embaixada dos EUA em Israel, até agora instalada em Telavive tal como as missões diplomáticas de todos os países que mantêm relações com o Estado hebraico.

--------------------------------------------

MUGABE

ADEUS!!!

 

Depois de trinta e sete anos à frente dos destinos do Zimbabwe, Robert Mugabe abandona o poder, sem honra nem glória e, numa carta de meia dúzia de linhas, dirigida ao parlamento, acabou por abdicar do cargo de Presidente da República, depois de um cerco bem arquitectado pelos militares desafectos ao seu regime e as permanentes manobras da esposa Grace para assumir-se como “dona” do país. De noventa e cinco anos de idade, Mugabe foi forçado a sair pela porta pequena da história contemporânea zimbabweana. Deixou para trás mais de trinta anos de atraso, pobreza e uma dívida externa enorme.

--------------------------------------------

LEONARDO DICAPRIO

O NOVO AMOR 

 

Grande parte da imprensa cor de rosa é unânime em revelar que Leonardo DiCaprio parece estar a viver um novo romance e, para surpresa (ou não) dos fãs, a nova  “amiga colorida do actor” é uma modelo.

Segundo a revista US Magazine, citada pela MSN o actor foi apanhado a sair da casa da argentina Cami Morrone, em Los Angeles. A mesma publicação adianta também que os dois foram vistos a passear num centro comercial da cidade. Ainda que não haja confirmações de ambos, o “casalinho” já está a causar alguma controvérsia devido aos 23 anos de diferença de idades. 

--------------------------------------------

STALLONE 

PROCESSA 

 

A onda de acusações de assédio sexual em Hollywood parece estar longe de terminar. Desta vez é Sylvester Stallone que vê o seu nome envolvido num escândalo sexual. O actor é acusado de ter violado uma mulher no ano de 1990. Na sequência da acusação, a estrela de Hollywood decidiu abrir um processo em tribunal para provar a sua inocência, adiantou o site TMZ.

A advogada de Stallone, Marty Singer, defende que a mulher em questão emitiu um falso testemunho às autoridades de Santa Monica, Estados Unidos, e que tudo não passa de uma invenção. 

(In Caras/MSN).

--------------------------------------------

GEORGE WEAH

SONHO REALIZADO

 

O  famoso futebolista africano George Weah, o único a vencer simultaneamente a Bola de Ouro e o título de Melhor Jogador do Mundo, em 1995, acaba de fazer o maior golaço na disputa   política doméstica da Libéria. Ganhou as eleições presidenciais na segunda vez que nelas concorreu, inscrevendo o seu nome na galeria dos presidentes mais jovens de África. Os seus apoiantes consideram  George Tawlon Manneh Oppong Ousman Weah  (51anos de idade) a “esperança” de um país pobre, renascido com a presidência de Ellen Johnson (prémio Nobel da Paz) com quem concorreu e perdeu em 2005.  

--------------------------------------------

CHELSEA MANNING

SENADO À VISTA

 

A ex-militar Chelsea Manning, oficial transgênero que passou anos presa por vazar para o WikiLeaks dezenas de milhares de documentos de abusos do Forças Armadas, se inscreveu oficialmente para concorrer ao Senado americano pelo estado de Maryland, de acordo com registrosfederais de eleições que o "Washington Post" e a Reuters tiveram acesso. 

Segundo “O Globo”, Chelsea, que não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, seria desafiante do democrata Ben Cardin, que cumpriu dois mandatos no Senado. Ele foi eleito pela primeira vez em 2007. Ela promete concorrer pelo mesmo partido.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital