FIGURAS DE LÁ

 
5 de novembro 2016 - às 13:13

Figuras de Lá - Edição nº 178

 

ALIKO DANGOTE

INVESTIMENTO

Aliko Dangote, nigeriano, 59 anos, considerado um dos homens mais ricos de África, tem em vista um investimento de risco mas ambicioso. Ele quer comprar o clube inglês Arsenal e moldá-lo à sua maneira. Dono de uma fortuna avaliada em 10,8 mil milhões de dólares, o empresário tem no futebol uma das suas paixões e na hora de vestir uma camisola, não hesita, é a do clube inglês.

Dangote quer entrar no estrito clube de milionários donos de clubes de futebol, curiosamente ingleses, como o do russo Roman Abramavoch (Chelsea) e do Sheikh Mansour (Manchester City). A concretizar-se esta aquisição, o nigeriano será o primeiro proprietário oriundo da África subsahariana de uma equipa na Premier League de Inglaterra.

 

RECEP ERDOGAN

FANTASMAS

O Presidente da Turquia continua a ver fantasmas em todo o lado depois da tentativa de golpe(!?) fracassado que ocorreu no seu País. Na mira de cortar o cordão umbilical dos pretensos golpistas, Erdogan tem apelado à solidariedade de alguns Estados no sentido de expulsarem dos seus territórios cidadãos turcos que, no seu pensamento, estavam feitos com os golpistas. Como as coisas não podem ser vistas nesse extremismo, senhor Presidente Erdogan é preciso mais calma nas suas intenções.

 

BUBU NHA TCHUTU

PROBLEMAS

O regresso à Guiné Bissau de Bubu Nha Tchutu, antigo comandante da armada nacional que esteve preso nos EUA por se provar o seu envolvimento no tráfico de droga, pode ser, para observadores políticos da situação do País, mais um problema a juntar-se aos outros que tornam neste momento o País numa autêntica sarrabulhada.

 

CASAL OBAMA

VIDA NORMAL

No final do ano, o casal político mais mediático do mundo, Michelle e Obama abandonarão a famosa Casa Branca, nos EUA, pondo final ao mandato de Barack como Presidente dos EUA.

Não se apagarão as luzes da ribalta porque Michelle e Obama já ganharam fama e prestígio que os obrigará, de certeza absoluta, a terem uma agenda apertada de compromissos, mas uma coisa é certa, já não terão as mesmas atenções como enquanto ocupavam a Casa Branca. Passarão a uma vida normal.

 

SALMÃO RUSHDIE

DESABAFOS

São de Salman Rushdie o seguinte desabafo:"As pessoas estão muito alienadas da democracia e isso é muito perigoso. Sentem-se atraídas por personagens que se apresentam como estando fora do sistema, e isso deve-se à alienação. Acho que Trump representa isso na América, Jeremy Corbyn representa isso em Inglaterra e Marine Lê Pen em França".

  

AUGUSTO OLIVAIS

DIANTEIRA

Augusto Olivais é o nome que se afirma ter reunido o consenso das forças políticas guineenses em Bissau para chefiar o governo de transição do País em crise. A decisão foi tomada por pressão da comunidade internacional que quase intimou as forças políticas guineenses a olharem para os interesses colectivos do País e deixarem as querelas pessoais que levaram o País à estagnação mas, mesmo assim, a última palavra cabe ao Presidente da República, José Mário Vaz.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital