FIGURAS DE LÁ

 
2 de outubro 2016 - às 06:13

Figuras de Lá - Edição nº 177

 

DILMA ROUSSEFF/LULA DA SILVA/MICHEL TEMER

BATALHA CAMPAL

Três politicos brasileiros, Dilma Rousseff, Lula da Silva e Michel Temer, envolveram-se nos bastidores numa autêntica batalha campal para ver quem se tornava o todo poderoso naquele país sul-americano. Por enquanto, Temer ganhou a batalha porque conseguiu tornar-se Presidente embora não eleito, arrumou Dilma com um Impeachement e aprecia calmamente Lula da Silva a confrontar-se com a justiça por causa da operação Lava Jacto, onde o antigo Presidente procura provar a sua inocência.

 

JOÃO SOARES

JUIZO

João Soares, político português afecto ao Partido Socialista parece que não tem trabalho no seu País para se ocupar arrogantemente das questões de Angola e dos angolanos. Se calhar parou na história e não sabe que o nosso País já deixou há muito de ser uma colónia de Portugal, assumiu-se como País independente e dono do seu próprio destino, o que significa dizer quer o seu povo não aceita Ingerência, sobretudo de pessoas preconceituosas como é João Soares.

 

EVARISTO DE CARVALHO

SATÉLITE, NÃO!

Evaristo de Carvalho é o novo Presidente da República de S.Tomé, eleito recentemente num processo que criou alguns amargas de boca entre os políticos do arquipélago. Já empossado no cargo, Evaristo de Carvalho que tem uma extensa folha política nos meandros da governação saotomense, vai avisando que não é satélite de ninguém e sabe pensar pela sua própria cabeça.

 

JANIRA HOFFER ALMADA

DEMISSÃO

Com resultados negativos em duas eleições em Cabo Verde, Janira Almada, Presidente do PAICV, uma das maiores forças políticas do País, não teve outro caminho senão colocar o seu lugar à disposição. Abriu, entretanto, outra frente que vai ser como juntar sinergias para que o Partido não se perca em questões comezinhas e se prepare para continuar a ser uma força referencial na vida política cabo-verdiana.

 

ANTÓNIO GUTERRES

PRÓXIMO DA ONU

António Guterres, antigo Primeiro Ministro de Portugal, lidera a corrida para o prestigiado cargo de Secretário Geral da ONU. Nas quatro votações já realizados, Guterres tem recebido a simpatia dos países membros, o que o aproxima do desiderato de se tornar o primeiro falante de português a ser eleito Secretário Geral da ONU.

 

NKOSAZANA DLAMINI ZUMA

CANDIDATA

Em muitos círculos sul-africanos cogita-se que Nkosazana Dlamini Zuma poderá vir a ser uma séria candidata, pelo ANC, às eleições presidenciais da África do Sul. Ela, actualmente a exercer o cargo de Presidente da União Africana, já demonstrou indisponibilidade em continuar no cargo internacional, o que a coloca numa boa posição para lutar pela liderança no seu País.

 

EDGAR LUNGU

NOVO MANDATO

Edgar Lungu foi confirmado como o vencedor das eleições presidenciais da Zâmbia e tem caminho aberto para cumprir mais um mandato. O processo eleitoral conheceu algumas convulsões, com o principal opositor de Lungu a colocar em causa a verticalidade do acto o que foi necessária a intervenção do Tribunal Supremo para confirmar Edgar Lungu Presidente por mais cinco anos.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital