FIGURAS DE LÁ

 
28 de julho 2016 - às 08:33

Figuras de Lá - Edição nº 175

 

LEONEL MESSI

RUMOS

 

Leonel Messi é, sem duvidas, um dos melhores futebolistas do mundo em actividade tem coleccionado por isso vários títulos, sobretudo ao serviço da sua equipa, o Barcelona de Espanha. Na selecção da Argentina, o seu País, Messi tem feito excelentes exibições mas os títulos mundiais não sorriem, o que levou o futebolista a traçar outros rumos para a sua vida, com a decisão radical de não mais voltar a jogar pela selecção. A pressão no mundo e na Argentina é tanta que Messi corre o risco de voltar atras na sua decisão tomada à quente após a perca de mais um título, a Copa America.

 

HILARY CLINTON

BATALHAS

 

Hillary Clinton tem muitas hipóteses de chegar novamente a ocupar os aposentos da Casa Branca, nos EUA desta vez como Presidente, mas o caminho para atingir esse desiderato não está a ser favas contadas. Em função de algumas acções cometidas aquando do seu mandato como Secretaria de Estado americana, Hilary está a ser questionada pelo FBI, uma acção que não a desmoraliza mas atrasa sempre o seu percurso para o triunfo desejado no próximo pleito presidencial, previsto para o final deste ano.

 

MOISES KATUMBI

COMPLICAÇÕES

 

Moises Katumbi reza para que a comunidade Internacional acompanhe com mais atenção a situação no seu País, a RDC, para que as eleições presidenciais tenham lugar este ano e sem tumultos. Ele quer se candidatar desafiando a intenção do actual Presidente, Joseph Kabila, de alterar a Constituição e continuar a governar mas foi "envolvido" num escândalo Imobiliário, que ele alega ser manobra política para o afastar dessa intenção. Ausente do pais, foi condenado a três anos de prisão que pode cumprir tão logo pise o solo congoles. Sem duvidas, um cenário complicado para um homem que já foi Governador do Katanga e possuidor de uma grande fortuna.

 

JOAQUIM CHISSANO

RECONHECIMENTO

 

Antigo Presidente da República de Moçambique, Joaquim Chissano compreendeu os ventos da história e não se agarrou ao poder com manobras, como infelizmente vai sendo comum em África, e fruto dessa acção hoje goza os louros de reconhecimento a nível mundial. Já foi galardoado pela Fundação Mo Ibraim pela sua governação pela Democracia e recentemente foi distinguido em Portugal pela sua acção em prol da Paz, para além de várias acções e palestras que tem proferido em capitais mundiais. Chissano torce agora para que a paz no seu País se torne uma realidade efectiva.

 

ALIKO DANGOTE

RIQUEZA

 

Aliko Dangote, nigeriano, é, hoje, um dos homens mais ricos de África. Empresário, ele investiu na produção de arroz, açucar, sal, farinha e sobretudo no cimento, o que o levou a acumular, em poucos anos, uma fortuna avaliada em 17 mil milhões de dólares.

Dangote, que está empenhado agora na construção de uma das maiores refinarias de petróleo do continente africano, "navega" bem no circulo político nigeriano, tem ao seu serviço dois aviões e é com ele que se desloca quer para férias, para receber prémios, para participar em conferências

ou para controlar os seus negócios em destinos como China, India, Gahna, Togo, Benin e África do Sul.

 

MICHELE OBAMA

ÁFRICA

 

Quase no final do mandato do seu marido como Presidente dos EUA, Michel Obama decidiu jogar o seu prestigio e influência para captar apoios para minimizar alguns problemas que vivem as populações africanas, mormente doenças mortais como a Sida e malária. Entre final de Junho e inicio de Julho, Michele Obama acompanha da mãe e filhas, empreendeu viagens solidárias a alguns países africanos e Cabo Verde foi um dos países africanos de expressão portuguesa contemplado na sua digressão.Que venham daí os resultados palpáveis dessa acção de uma das mulheres tida como das mais poderosas do Mundo!

 

TEODORO NGUEMA

SUCESSÃO

 

Chamam-no com o diminuitivo de Teodorín, é filho do Presidente da Guiné Equatorial e foi indicado pelo seu pai, agora após as eleições presidenciais, como o seu sucessor e ocupa a pasta de vice-Presidente no governo recentemente nomeado. No Ocidente não vêem com bons olhos essa indicação, mas o certo é que a Guiné Equatorial, que se reclama Democratica, segue o seu percurso tendo em conta a realidade e especificidade sócio-cultural do seu povo.Na Democracia, dizem eles, não existem modelos acabados.

 

GILBERTO GIL

SAÚDE

 

Gilberto Gil é um músico brasileiro de mãos cheias que conquista plateias em todo lugar onde actua. Nasceu com a viola e com a viola irá até ao outro mundo, assim reza a profecia. Doente, nos ultimos tempos esteve hospitalizado mas continua com uma agenda carregada de shows. Baiano de nascença, Gilberto Gil, que possui uma curta experiência na vida política activa, tem a musica no coração e na alma.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital