FIGURAS DE LÁ

 
2 de abril 2016 - às 17:59

Figuras de Lá - Edição nº 171

 

LULA DA SILVA

CERCO

 

A condução de Lula da Silva à casa da Justiça para prestar depoimentos sobre o seu pretenso empenho em casos condenáveis de corrupção é uma prova mais do que evidente que o ex-Presidente do Brasil continua a ver o cerco cada vez mais apertado para deixar cair definitivamente a sua pretensão de, no próximo pleito eleitoral, ele voltar a candidatar-se ao cargo de maior responsabilidade no Brasil e que pode, inclusivamente, caso venha a ser condenado, enlamear o seu passado político que goza de muita simpatia no seio da sociedade brasileira e no mundo.

 

DILMA ROUSSEFF

RICOCHETE

 

Com esse aperto de cerco a Lula da Silva quem também se sente incomodada é a actual Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, alvo de muita pressão para a levarem a não concluir o seu recente mandato presidencial. Não são poucas as manifestações de pedido de impeachment a Dilma Rousseff numa altura em que a situação económica e social no Brasil inspira alguns cuidados.

 

MARCELO REBELO

PRESIDENTE

 

Como se esperava desde o primeiro dia que manifestou interesse em se candidatar, Marcelo Rebelo de Sousa é o vigésimo Presidente da República de Portugal. No acto de posse, Marcelo Rebelo de Sousa, que goza de uma excelente popularidade no seio da sociedade portuguesa, prometeu lutar pela aproximação das economias e sociedades sem xenofobia e intolerâncias, deixando em evidência o seu estilo conciliador e didáctico.

 

JOSÉ MÁRIO VAZ

PRESSÃO

 

O actual Presidente da Guiné Bissau, José Mário Vaz, vive num colete de forças de pressão nacional e internacional para se encontrar o caminho da estabilidade que o seu País deve conhecer precisamente por ser atribuído a ele os capítulos mais importantes para a instabilidade que hoje se regista e que ameaça novamente a paz no país.

 

FILIPE NYUSSI/AFONSO DLAKHAMA

COSTAS VIRADAS

 

Duas figuras relevantes da política actual moçambicana, Filipe Nyussi, Presidente da República e Afonso Dlakhama, Presidente da Renamo, principal força política, continuam de costas viradas e não encontram rotas para um caminho de diálogo que possa levar o país a perder o medo da guerra que hoje se generaliza. Nyussi manifesta-se disposto em dialogar dizendo que o problema que existe é interno e aos moçambicanos cabe resolver enquanto Afonso Dlakhama, que não desiste da ideia de um dia governar Moçambique, vai dizendo que só aceita o diálogo a mais alto nível se existir o envolvimento directo de individualidades externas.

 

JACOB ZUMA

APERTADO

 

Ao ter recebido um primeiro cartão vermelho da oposição, no Parlamento, quanto a falta de verticalidade na governação, Jacob Zuma começa a ver a sua continuidade como Presidente da República da África do Sul muito apertada e a exigir uma maior solidariedade e coesão no seio do ANC, o seu partido e que o sustenta quanto aos equilíbrios. Se se tiver em conta que mesmo no seio do ANC a unidade parece ser um fruto proibido, o resto de mandato de Zuma terá de ser de muita ginástica e jogos de cintura.

 

KOFFI OLOMIDE

OUTROS RUMOS

 

O cantor congolês democrático, Koffi Olomide com portas fechadas em França por problemas complicados com a justiça que atingem a sua integridade, vira-se para actuações em África e foi nessa qualidade que recentemente esteve em Angola em espectáculos alusivos ao Dia Internacional das Mulheres. Antes, esteve em Abidjan, Costa do Marfim em espectáculo muito pouco conseguido.

 

DONALD TRUMP

POLÉMICO

 

Donald Trump, candidato presidencial norte-americano, é um homem rico em dinheiro mas não em ideias, daí que quando fala inspira receios se porventura algum diaa vier a tornar-se Presidente da nação mais poderosa do mundo. Recentemente, para não variar, decidiu utilizar uma frase famosa do ditador fascista italiano, Mussolini. "Melhor viver um dia como leão do que cem como uma ovelha". É que os americanos, sabedores da fúria do leão, sobretudo quando com fome, não queriam ter Trump nem um dia no poder nos EUA porque agiria como um autêntico leão devorador!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital