FIGURAS DE LÁ

 
26 de novembro 2015 - às 19:46

Figuras de Lá - Edição nº 167

 

INOCÊNCIA DA MATA

DISTINGUIDA

 

A escritora sãotomense radicada há muito em Portugal, Inocência da Mata é uma das seis mulheres selecionadas para o prémio feminino 2015, para o mérito nas letras com o seu trabalho de investigação e ensino de literaturas lusófonas.Este ano o prémio português comemora cinco anos e decidiu alargar as distinções às personalidades luso-descendentes com mérito profissional, cultural e humanitário no mundo.

Doutora em Letras e Pós-Doutorada em estudos pós-coloniais, Inocência da Mata é muito apreciada pelos seus escritos em Angola onde contribui com colaborações regulares em jornais impressos no País.

 

ALASSANE OUATTARA

NOVAMENTE

 

Os prognósticos se concretizaram, Alassane Ouattara foi eleito para mais um mandato de cinco anos como Presidente da República da Costa do Marfim. Sem complicações, a vitória foi reconhecida pela totalidade da sociedade política do país e Ouattara já se meteu na estrada para cumprir a sua promessa eleitoral de transformar positivamente o País. Pela lei da Costa do Marfim este é o seu último mandato como Presidente.

 

MME JACQUELINE MOUDEINA

ADVOGADA

 

Coordenadora do colectivo de advogados das vítimas do regime de Hissene Habré, antigo Presidente do Tchad que está a ser julgado no Senegal, Jacqueline Moudeina  tem se assumido como uma defensora implacável das vítimas. Por causa dessa sua coragem, Jacqueline Moudeina tem sido alvo de várias ameaças de atentados que a obrigam a uma vida de muitas cautelas para se evitar o pior.

 

SASSOU NGUESSO

COLETE DE FORÇAS

 

Denis Sassou Nguesso, Presidente do Congo Brazaville, apertou o seu colete de forças, engendrou um referendo e vai concorrer à sua própria sucessão. A situação no Congo nao é pacífica, advindo do facto de sectores fortes da sociedade não aceitarem essa "revienga" que Sassou fez para se eternizar no poder.

 

MONA ELTAHAWY

FEMINISMO

 

Engajada, Mona Eltahawy é jornalista americano-egípcia que milita pelos direitos das mulheres dentro do mundo muçulmano. Um caminho que ela augura não ser fácil percorrer atendendo os grandes obstáculos que se colocam. É uma mulher determinada e garante para os seus detractores que "o feminismo não é uma importação ocidental.

 

LOKUA KANZA

OUTRA VEZ

 

Sempre que se desloca a Angola para actuações, o músico africano Lokua Kanza desabafa em tom de contentamento "outra vez".

Na verdade, nos últimos tempos Lokua Kanza tem vindo com certa regularidade a Angola para fazer exibições de grande nível, onde espalha o perfume aveludado da sua voz em ricas composições musicais. Sim, Lokua outra vez e que venhas mais vezes porque aqui já tens um público considerável que aprecia, e muito,  as suas músicas e o seu percurso musical.

 

VLADIMIR PUTIN

PUNHO FORTE

 

Vladimir Putin, Presidente da Rússia deixou de tergiversar e decidiu assumir que, afinal, o seu País ainda é uma potência a ser considerada mundialmente. Putin colocou a sua tropa na fente de combate e está a apoiar directamente o governo sírio para se livrar dos grupos islâmicos que alimentam uma guerra que está a destruir o País e causar milhares de mortos. Os EUA já disseram que não concordam com a posição de Putin mas o líder russo não desarma e afirma que a sua atitude é na procura da paz naquela zona estratégica.

 

BEYONCÉ E RIHANNA 

COR DA PELE 

 

Beyoncé, Rihanna e Jennifer Lopez, são acusadas de branquearem a pele à base de produtos. Foram publicadas fotografias recentes de Beyoncé onde aparece com a pele mais clara, refinada, com o nariz mais fino e outros detalhes diferentes.

Quem também não escapou da acusação foi a cantora canadiana Rihanna, Eva Longoria e Jennifer Lopez, que apresentam um visual totalmente mais lúcido e branco.

A situação polémica está a dar que falar nas redes sociais. O branqueamento da pele destas celebridades é o resultado de cirurgias e de cremes fortes de albificação. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital