FIGURAS DE CÁ

 
22 de July 2019 - às 07:46

Figuras de Cá - Edição nº201

 

SALÚ GONÇALVES

"OU É... OU NÃO É!..."

Todos os dias úteis, ele entra-nos pela casa adentro e revela-nos dados sobre o nosso quotidiano, sob todas as formas e feitios.Salú Gonçalves é, sem dúvidas, o "homem televisão" do momento, que espelha, através de um trabalho de equipa, o rigor da informação transmitida com verdade.

Por isso, está hoje na boca do mundo e vai-se transformando numa figura pública proeminente, devido ao seu talento puro de comunicador nato, aliás  com méritos já reconhecidos na nossa praça. Ele reforça a sua credibilidade profissional, agora pela TV Zimbo, no programa "Fala Angola", provavelmente o que mais tem audiência  no país das Tv's. A receita é eficaz: o programa surgiu em boa hora para defender os interesses dos mais carenciados. Há que seguir-lhe o exemplo, sim senhor! 

*************************

AUGUSTO TOMÁS 

HORA DA VERDADE

O antigo ministro dos Transportes, Augusto Tomás, que começou a ser interrogado  pelo Tribunal Supremo (TS), disse, durante uma sessão de julgamento, que foi detido sem saber porquê e que só está a ser julgado por ter desmantelado redes de mafiosos no Aeroporto e no Porto de Luanda.

 "As pessoas aqui apanhavam os aviões e saiam do País sem respeitar as regras e eu pus fim a isso. Foi necessário tomar medidas bastantes duras, e é lógico, deixei cair 12 companhias aéreas de ministros e generais", disse Augusto Tomás, acrescentando que está a ser julgado por existirem outros contornos devido às suas decisões enquanto titular de um cargo no aparelho do Estado.

"Foi necessário também, nessa altura, tomar medidas para reverter as situações anormais que havia no Aeroporto de Luanda e impedir que algumas pessoas fossem com as suas viaturas até aos aviões", afirmou ainda o ex-governante que, citado pelo Novo Jornal, acrescentou que "Havia um congestionamento portuário de cerca de 90 navios encalhados no porto de Luanda, com despesas diárias de 25 mil dólares, despesas essas avaliadas em mais de 2,5 mil milhões dólares anuais, dinheiro que não se revertia para a população".

*************************

CAROLINA CERQUEIRA

TAREFA COMPLICADA

Carolina Cerqueira deixou o Ministério da Cultura, onde esteve bastante activa nos últimos tempos, sobretudo devido às acções que deverão ser implementadas no quadro da ascensão de Mbanza Kongo a Património Mundial da Humanidade, acabou por assumir muito recentemente o cargo de Ministra de Estado da Acção Social. 

Pelos vistos, aquela que foi uma das vozes mais brilhantes da rádio no país, mas que abraçou também com destaque a política, irá certamente ocupar-se de um pelouro bastante complicado, pois fá-lo numa altura em que o país se encontra a lutar com enormes dificuldades para sair rapidamente da crise económica e financeira. Carolina Cerqueira tem  em mãos uma "pasta" que tentará a assegurar para que  não se torne mais carente de recursos, pois, apesar do OGE de 2019 a ter reforçado com mais uns milhões, todavia, principalmente neste momento de apertos, as migalhas nunca chegam para distribuir, com equilíbrio, por todos os cidadãos carenciados. Boa sorte! 

*************************

JOSÉ PATROCÍNIO

CIDADANIA EXEMPLAR 

O activista José Patrocínio partiu para a eternidade,mas nunca é demais relembrar os seus feitos, pois marcou uma existência recheada de bons exemplos de cidadania.A Handeka refere-se a ele  como "uma alma perfeitamente alinhada com os ideais que defendemos e que o fazia de forma magistral, dando voz àqueles que não a tinham". "O "Zetó" é indubitavelmente um exemplo e uma referência incontornável para todos que se preocupam e lutam por Angola. Um espírito livre, um ser humano vertical, generoso, dócil e inflexível com as injustiças que testemunhava ao seu redor"- são palavras ditas em nome de uma das muitas organizações sociais que certamente irão seguir os exemplos deixados por aquele que "dedicou toda a sua vida a semear amor, tolerância, concórdia e  reconciliação e os valores que tragicamente se perderam e hoje se fala em resgatar".

*************************

MARIA DA PIEDADE DE JESUS

GARANTIA DECONTINUIDADE

A nova ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, vai dar continuidade aos projectos em diversas vertentes já estabelecidos no sector.Para já, estabeleceu como tarefas prioritárias do seu pelouro a continuidade dos trabalhos para a inscrição e classificação do Cuito Cuanavale, Tchitundo Hulo e o Corredor do Cuanza para Património Cultural Mundial, sem perder de vista a necessidade de acelerar  o cumprimento das estratégias delineadas para que o mundo conheça melhor a cidade histórica de MBanza Congo, outro património universal.

Note-se que o corredor do Kwanza é detentor de um vasto conjunto de riquezas patrimoniais e Tchitundo Hulo é um morro granítico situado no município de Virei, na província do Namibe, conhecido pelas pinturas rupestres da Pré-História existentes em Angola. Maria de Piedade de Jesus também pretende trabalhar com o Ministério do Ambiente para a inscrição na lista indicativa, do sítio do Okavango, que considera ser um misto natural cultural.

*************************

NSOKI 

NO TOP DOS MAIS INFLUENTES 

A cantora angolana Nsoki consta da lista dos "100 Jovens Africanos mais influentes com menos de 40 anos" na categoria de Mídia e Cultura, distinção feita pela organização americana MIPAD.

Segundo a agência angolana de notícias, a lista anual de distinção consagra  100 jovens africanos e afro-descendentes que têm tido contribuições positivas em quatro categorias (Política e Governação; Negócios e Empresariado; Religião e Humanitária e Mídia e Cultura).

A distinção da MIPAD (Most Influential People of African Descent), em português "Pessoas Mais Influentes de Origem Africana", e enquadra-se na década internacional para pessoas africanas ou de descendência africana, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas pela resolução 68/337 a ser observada de 2015-2024, salienta a Angop. 

*************************

GENERAL ZÉ MARIA

PRESO EM CASA

O Supremo Tribunal Militar (STM) angolano aplicou recentemente a medida de coação pessoal de prisão domiciliar ao ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), general António José Maria. De acordo com o site "Africa 21", "o general José Maria deverá aguardar nesta condição os ulteriores trâmites do processo", e refere, citando uma  nota do Supremo Tribunal Militar (STM), que José Maria estará indiciado como autor do extravio de documentos, aparelhos ou objectos com informações de carácter militar e insubordinação.

Soube-se igualmente que   o antigo chefe do SISM incorre em ilícitos previstos e puníveis nos termos dos artigos 42 número 01 e 17 número 01, ambos da Lei 04/94, de 28 de Janeiro (Lei dos Crimes Militares). 

*************************

HÉLDER MARTINS

ÚLTIMO APITO

Depois de uma excelente exibição no CAN do Egipto, o árbitro internacional angolano Hélder Martins poderá abandonar o apito muito brevemente, depois de ter feito uma carreira de  mais de vinte anos nos estádios de futebol quer em Angola como em várias partes do mundo.

Antes de ter deixado Luanda com destino ao Egipto, para representar Angola na mais alta roda do futebol africano, Hélder Martins manifestou o seu desagrado pelo facto de não ter sido apoiado inúmeras vezes para que pudesse prestigiar a arbitragem nacional nas ocasiões em que foi convidado a apitar. Revelou que em várias ocasiões foi capaz de elevar o bom nome do país, graças ao seu empenho pessoal,quer no tratamento de vistos de viagens, como pagando, inclusive, as despesas do seu próprio bolso.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital