FIGURAS DE CÁ

 
25 de June 2019 - às 07:50

Figuras de Cá - Edição nº200

 

YURI SIMÃO

SHOW DOS SHOWS

É sem dúvidas o produtor de eventos do momento do país inteiro e  comprovadamente merecedor do maior aplauso de sempre neste nosso mundo ainda "candengue" da organização de  espectáculos públicos que raiem a excelência. Criador da Nova Energia, uma empresa parida    15 anos, Yuri Simão faz história com o "Show do Mês" desde 2014. De lá para cá, tem  optimizado as suas ideias com o convite  de grandes estrelas da música angolana, e, por vezes, apanha de surpresa quem já anda nestas lides de produção de espectáculos há "séculos"... O resultado é evidente: é sucesso atrás de sucesso e pedidos de "bis" atrás de "bis". Muito recentemente, "arrasou" quem quisesse se meter com este "cambuta rijo" persistente, realizando dois espectáculos sensacionais: um com Waldemar Bastos e outro com  Rui Mingas! No ar, sempre fica uma dúvida: o que virá por aí será melhor do que o anterior "Show do Mês"? 

*****************************

PAULO MACEDO

EXPERIÊNCIA NA PRATELEIRA

Se os resultados constituissem o principal íten para que a federação escolhesse o  treinador da selecção nacional de basquetebol, Paulo Macedo, o timoneiro do "Primeiro de Agosto", seria o feliz contemplado. É que o técnico angolano acaba de juntar  ao seu já gordo palmarés mais um título e não é qualquer um. Trata-se do título da primeira edição da AfroLiga, conquistado por si com todo o mérito,no comando   de um colectivo de jogadores que tão bem conhece. Paulo Macedo já deu provas que se, desta vez, juntar ao seu grupo os craques de outros clubes nacionais e da diáspora, bem pode dar mais um ar da sua graça nos próximos compromissos internacionais. Importa lembrar que, já como atleta, Paulo Macedo conquistou quatro campeonatos nacionais (1986, 1987, 1988 e 1991) igual número de Taças de Angola (1986, 1987, 1988, 1995). Sagrou-se vice-Campeão Africano Júnior e melhor jogador africano em 1987.Teve três participações em campeonatos do mundo Espanha (1986), Argentina (1990) e Canadá (1994).

*****************************

JOÃO DE MATOS

“GENERAL DOS GENERAIS”

Angola recordou os feitos  do General João de Matos no passado dia 30 de Maio, dia em que nasceu, em 1955, na província do Uíge. João  Baptista de Matos, morreu, vítima de doença, aos 62 anos de idade, no  dia 4 de Novembro de 2017 na cidade de Madrid, Reino de Espanha.Na altura, o país vergou-se perante a sua figura emblemática,  reconhecendo, sobretudo,  o papel desempenhado por si no lançamento das sementes do nascimento e crescimento das Forças Armadas Angolanas. O "General dos Generais" terá inscrito o seu nome no topo da galeria dos combatentes mais influentes nas batalhas vitoriosas pela conquista da paz. No momento em que decorria as suas exéquias,há dois anos, foram lidas várias mensagens e numa delas foi mesmo salientado que João de Matos "foi, sem dúvida,  a pessoa certa para o grave momento que se vivia", comparando-se  a sua liderança como estratega militar a do soviético Jukov ou à do britânico Montgomery, durante a II Guerra Mundial.

*****************************

RUY MINGAS

"BEM HAJA!!"

São raríssimos os amantes da música contemporânea angolana que não conhecem os retumbantes sucessos de Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas. Ele acaba de fazer oitenta anos de idade e é obrigatório dizer que toda a sua carreira não pode simplesmente ser escrita numa pauta simples, pois é daqueles angolanos distintos, que brilhou quer como Político, Embaixador, Cantor ou Atleta. Recentemente deu um espectáculo inenarrável em Luanda, promovido exactamente para homenagear este grande homem da nossa Cultura. Importa recordar um traço da sua biografia: "Rui Mingas pertence a uma família de ínfluentes músicos angolanos. De seu tio Liceu Vieira Dias recebeu o ritmo, uma nova maneira de interpretar a música angolana. Rui Mingas desenvolveu a sua sonoridade própria e influenciou outro grande músico angolano, por sinal seu irmão, André Mingas".

*****************************

JESUS BAPTISTA

FORMAÇÃO CONTÍNUA

O recado foi dado há muito tempo e pelos vistos, pouco a pouco, vai-se dando conta que não há remédio mais eficaz do que este, no que diz respeito à "maka "da qualificação dos professores para o exercício da função docente: "tudo passa  pela aposta na formação contínua". O alerta foi accionado pelo secretário de Estado da Educação para o Ensino Técnico Profissional, Jesus Baptista, que não deixou de destacar que "o quadro actual exige dos professores uma reflexão profunda sobre as suas práticas como verdadeiros profissionais da acção docente, mas acima de tudo formação para dar segurança aos profissionais que iniciam o processo de mudança". “O governo de Angola está fortemente empenhado em melhorar a qualidade de ensino com foco na mudança qualitativa do processo de ensino que impacte na qualidade das aprendizagens”, reforçou.

Mãos à formação continua, então!

*****************************

ARMANDO MACHADO

OBRA E EXEMPLO

Numa altura em que a Federação Angolana de Futebol continua a queixar-se de problemas, muita gente se tem confortado nos exemplos deixados pelo ex-Presidente da FAF, Armando Machado. O homem deixou obra e exemplos marcantes, nomeadamente os que estavam ligados à gestão em momentos de apertos financeiros. Um dos seus feitos foi o Hotel Palanca, que agora passou para as mãos da direcção da Federação Angolana de Andebol, que o transformou em sede. Culpa dos elencos que sucederam, a partir de 1999, ao mandato de Armando Machado, que numa entrevista à Angop, diria que o empreendimento dava lucro à FAF, tendo sido parte do suporte financeiro do futebol durante longos anos. Numa entrevista à Angop, salientaria mesmo que "houve desaproveitamento do legado" que deixou e que os seus sucessores "não desenvolveram o futebol como era espectável".

*****************************

AKWÁ

FUTEBOL

O antigo capitão da selecção nacional de futebol e sua estrela mais brilhante nas últimas década mostra-se bastante optimista quanto à participação do combinado angolano no CAN, que será organizado no Egipto.Todavia, deixa a dica: é preciso que se resolva de uma vez por todas as questões que constantemente têm "ferido" a imagem das nossas representações nacionais, nomeadamente a garantia de prémios de jogos e melhores condições de trabalho. Fabrice Alcebíades Maieco é considerado "herói" em certas lides desportivas do país, pois foi ele o  autor do golo que deu a inédita qualificação do país ao Mundial de 2006, na Alemanha,e, justamente por ser também um dos seus maiores símbolos tem "voto na matéria". Por isso, pediu que as autoridades  incluíssem antigas glórias na comitiva que vai ao Egipto, pois  "motivaria o grupo, por serem referências para as novas gerações".

*****************************

JOANA LINA

GOVERNADORA 

A governadora provincial do Huambo  exigiu lisura na elaboração da proposta do OGE/2020, revelando que as unidades orçamentadas no Huambo já foram orientadas  a elaborar com lisura, transparência, rigor e disciplina a proposta do Orçamento local para 2020, com vista a responder os principais anseios da população.

Na senda da implementação de  acções claras e prioritárias sobre o desenvolvimento económico-social de cada localidade, Joana Lina  aconselhou os gestores públicos a pautar por um trabalho de equipa e mais próximo da população, através da promoção de encontros de concertação com os membros da sociedade civil, para a identificação, de forma conjunta, de actividades prioritárias para o bem-estar comum e os respectivos custos. 

*****************************

ANABELA AYA

CONSAGRADÍSSIMA

Está confirmado. Em definitivo, Anabela Aya deixou de ser uma das vozes mais promissoras da nova geração de cantores do nosso universo musical. À primeira vista, destila o Afro-Jazz como o estilo que mais interpreta, mas já se notou que ela poderá mergulhar , com segurança,noutras "praias". Tem "trunfos de divas", como se diz em alguns meios musicais e a "sorte" de ser  bela e sensual. 

De espectáculo a espectáculo, Anabela Aya vai conquistando o seu público e este agradece por ter estado a acompanhar a consolidação de uma carreira que tem tudo para conquistar o seu espaço a nível internacional.Cá dentro, é uma premiada por excelência, graças a conquista de um lugar de destaque na história da Música Popular Angolana.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital