FIGURAS DE CÁ

 
23 de maio 2018 - às 08:38

Figuras de Cá - Edição nº 191

 

ISAÍAS SAMAKUVA

GOVERNO DE "EXCLUSÃO"

O presidente UNITA, Isaías Samakuva, afirmou que o país "não tem novo paradigma de governação" e o reinante é "de exclusão" onde instituições de soberania "são instrumentos" do partido MPLA.O líder do maior partido da oposição angolana fez esta declaração no decorrer de uma conferência de imprensa,em Luanda, em que afirmou que "o paradigma do partido/Estado traduz-se na captura das instituições do Estado e da economia pelo partido dominante (MPLA), para assegurar o controlo da riqueza nacional e dos recursos públicos por uma só família política, sem competição real". Para  Samakuva, o paradigma reinante em Angola é "de exclusão" onde instituições de soberania como a Assembleia Nacional, tribunais e a Comissão Nacional Eleitoral "são instrumentos" do partido MPLA.

*****************************

KELLY SILVA

O ABENÇOADO

Disse mais ou menos isso numa estação televisiva:"fiz uma travessia difícil durante a minha carreira e tudo o que me está acontecer é uma bênção".Palavras de Kelly Silva, o músico angolano, que se encontra na lista dos mais solicitados para shows quer dentro como no estrangeiro.Kelly Silva para além de anunciar a realização de uma  tournée por terras brasileiras, fez questão de provar o seu sentimento solidário para com as crianças angolanas, doando centenas de carteiras a uma  escola da capital do país.Tratou-se de um gesto que segundo o autor da música "5 Minutos", será repetido em outras paragens do país, pois poderá contar, de novo, com o apoio de algumas empresas, com as quais pensa continuar a colaborar e agradecer a disponibilidade.

*****************************

YOLA SEMEDO

CONQUISTAR O MUNDO

A cantora Yola Semedo prepara-se para encarar mais um desafio na sua carreira preenchida por variadas premiações.Yola já ganhou tudo o que tinha  do bom e do melhor no mercado nacional, mas agora, já bem amuderecida, tem a voz e a mente disposta a conquistar o mundo. Dona de composições musicais de vários estilos, entre os quais se destacam a kizomba, o semba, a coladera e com muita "fibra" romântica à mistura, a estrela mais cintilante  do grupo "Impactus 4", constituído pelos seus irmãos, quer  contribuir para a sua própria internacionalização.Competência, brio profissional e uma grande veia artística não lhe faltará jamais.O mundo que se prepare, pois não hajam dúvidas nenhumas que chegou a hora deste verdadeiro "furacão" da música angolana. 

*****************************

ERNESTO KITECULO

TRANSPORTE DE BORLA

O governador da província da Lunda Sul, Ernesto Kiteculo, continua a apresentar mais propostas de boa gestão dos meios colocados à sua disposição, especialmente no sector da educação,  ultrapassando, na medida do possível, alguns problemas como a falta de salas de aula bem apetrechadas e livros escolares. Mas, das medidas de grande impacto no seio da população estudantil, uma  chegou em boa hora: é que a partir de agora , os estudantes têm acesso aos autocarros públicos de forma gratuita!Ernesto Kiteculo aceitou o desafio de meter toda malta jovem sossegada, rezando, todavia, para que os meios rolantes sirvam verdadeiramente os estudantes.

*****************************

DJI TAFINHA

UM MILHÃO DE CARINHO

O  músico e compositor, Dji Tafinha,acaba de dar uma bofetada sem mão aos “agarrados” da classe, ao doar um milhão do montante que arrecadou da venda da sua última obra discográfica. Sem fazer muita publicidade com o gesto solidário, o jovem produtor conseguiu assim aumentar o já numeroso grupo de fãs que de imediato “invadiu” as redes sociais demonstrando todo o seu carinho à Dji Tafinha. Muitos colegas do cantor, para além de aplaudirem a sua atitude, amiúde vão garantindo em algumas plataformas informativas  que muito em breve vão seguir o seu exemplo. Aguardemos.

*****************************

DOM ALEXANDRE DO NASCIMENTO

PARABÉNS, CARDEAL!

O Cardeal Dom Alexandre do Nascimento completou no passado dia 1 de Março noventa e três anos de idade. Ele nasceu em Malanje a 1 de Março de 1925 e a sua trajectória de vida sempre foi preenchida pelo amor, carinho e uma luta permanente pela justiça  extensiva particularmente às camadas sociais mais pobres do país.Dom Alexandre do Nascimento, em 3 de Fevereiro de 1977, foi nomeado Arcebispo de Lubango e posteriormente elevado a Cardeal, pelo Papa São João Paulo II, em 2 de Fevereiro de 1983. Em 16 de Fevereiro de 1986 é nomeado Arcebispo de Luanda, tendo vindo a retirar-se em 23 de Janeiro de 2001, como Cardeal Arcebispo Emérito de Luanda. 

*****************************

CAROLINA CERQUEIRA

DEFESA DO PATRIMÓNIO

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, reafirmou recentemente em Joanesburgo, a vontade política do governo angolano em colocar a preservação, conservação, restauração, gestão e promoção dos recursos do património no quadro das prioridades de governação.

Falando  no debate geral da mesa redonda ministerial da SADC, Carolina Cerqueira considerou que o património é um factor de paz,  desenvolvimento do turismo, fonte de receitas para as  comunidades e de  geração de emprego para os jovens e comunidades locais. Enalteceu também o empenho do Presidente da República, João Lourenço, na preservação, conservação e restauração do património nacional. 

*****************************

LOPO DO NASCIMENTO

INVERDADES HISTÓRICAS

Lopo do Nascimento defendeu a introdução da verdade  em algumas áreas da história de Angola, porque, segundo o político histórico do MPLA, “há muita coisa que foi dita que correspondeu a uma época que era preciso ser dita, mas que não é a verdade verdadeira". Durante a apresentação do seu testemunho sobre a figura de Lúcio Lara, seu contemporâneo, no quadro da conferência denominada “Lúcio Lara – Trajectória de um combatente”, Lopo do Nacimento  apelou  à ATD (Associação Tchiweka de Documentação), que faça esse percurso de contar a verdade histórica, porque há coisas que foram contadas  mas que, realmente, não foi assim que as coisas se passaram”, frisou.

*****************************

JERSON EMILIANO

ANGOLA  NO MUNDIAL

A arbitragem angolana estará representada ao mais alto nível do futebol mundial, com a presença  de Jerson Emiliano, árbitro assistente, na Copa do Mundo que se vai realizar em Junho próximo na Rússia.Trata-se de um feito que orgulha particularmente os nossos árbitros. Jerson, conta já com três presenças em provas da FIFA,  uma nos Jogos Olímpicos da Juventude, em 2015, no Chile, outra no  Mundial de Clubes do Japão, em 2016, tendo ainda  apitado a final entre o Real Madrid e o Kashima Antlers. Recentemente  esteve no Mundial Sub-20, na Coreia do Sul. É obra!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital