FIGURAS DE CÁ

 
6 de setembro 2017 - às 08:03

Figuras de Cá - Edição nº187

 

PR PRESENTE

LAÚCA ARRANCOU

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, accionou o botão que marcou o arranque da primeira das seis turbinas da central hidroeléctrica de Laúca (Malanje), com capacidade para gerar 334 Megawatts.

Antes de accionar o botão, descerrou a placa e procedeu ao corte da fita.

Foi a terceira vez que o Presidente constatou o desenvolvimento das obras e recebeu explicações sobre o sistema de aproveitamento da Barragem Hidroeléctrica de Laúca.

A cerimónia foi testemunhada por vários membros do Executivo e outras individualidades.

A empreitada teve início em 2012 e deverá estar concluída em 2018.

 

PÉROLA

INTERVENTIVA

Meses após ter dado à luz a um menino, a cantora angolana Pérola, decidiu abordar um pouco sobre um problema que  várias mulheres sofrem, denominado “ Diástase”.

Pérola levou um tema muito pertinente e pouco abordado nas redes sociais e fez com que internautas partilhassem também as suas experiências pós-parto com a diástase, bem como transmitiu conhecimento para aqueles que não sabiam.

Apresentado o problema, hora da solução. A  cantora deixou também uma recomendação do que fazer quando a mulher se encontra neste estado.

 

ELIAS DIAKIMUEZO

CLAMA POR APOIO

O consagrado “Rei da música angolana”, músico e compositor Elias Diakimuezo, de 81 anos, disse, recentemente, em entrevista numa rádio local, que sente um certo abandono, não tem o devido reconhecimento pelos seus feitos na cultura angolana e por nunca ser convidado para os eventos.

O Rei Elias disse ainda que os músicos da sua geração têm sido abandonados e não têm merecido o devido reconhecimento e  quando são convidados para eventos sociais são obrigados a repartir o cachê com os outros.

 

GELSON DALA

JÁ É LEÃO

O internacional angolano Gelson Dala, ex-1º de Agosto, garantiu a sua vaga no plantel principal do Sporting de Portugal, tendo em vista a época 2017/2018 da primeira Liga portuguesa de futebol, segundo o site do clube leonino.

O melhor marcador da equipa secundária (Sporting B) na temporada passada está a agradar a Jorge Jesus nesta pré-época, já depois de ter trabalhado por diversas vezes com o plantel principal, na época passada, na Academia dos leões, em Alcochete.

Gelson Dala, de 21 anos de idade, ganhou a corrida ao colombiano Leandro Ruiz pela derradeira vaga ao plantel principal, que seguiu para o Boavista por empréstimo.

 

SINDIKA DOKOLO

RESGATE CULTURAL

Já é notável o empenho e esforço de Sindika Dokolo na restituição do mosaico cultural angolano nos últimos tempos, a sua contribuição através da Fundação Sindika Dokolo não pode ser ignorada pois é uma instituição ligada à promoção das artes e da cultura angolana.

Músicos como Ndaka Yo Wini, Teddy Nsingui, Gabriel Tchiema, Sandra Cordeiro têm sido bastante valorizados nos eventos da Trienal de Luanda, vários artistas têm tido a oportunidade de se apresentar e partilhar conhecimento, na verdade a fundação Sindika Dokolo assume um lugar cimeiro na promoção da cultura nacional e internacional.

 

JUDOCA "FAIA"

DISPONIBILIDADE

A judoca angolana Antónia de Fátima “Faia”, de 35 anos, foi convidada recentemente a ser um dos membros do júri do casting de beleza “Miss Angola Plus Size 2017”, m novo conceito de beleza que surgiu para valorizar a silhueta das mulheres angolanas.

A apurada para os oitavos de final do torneio de judo dos Jogos do Rio2016 e melhor  judoca africana da actualidade, se fez acompanhar pela estilista angolana Nadir Tati, Sónia Bartolomeu e outras particularidades que juntas seleccionaram as 18 finalistas do concurso. 

 

MISS ANGOLA 2017

CLAMA POR AJUDA

A Miss Angola 2017, Lauriela Martins , tem feito vários trabalhos sociais. Após a sua eleição que aconteceu no dia (17 de Dezembro de 2016) , "A Mulher mais bela de Angola " , abraçou várias causas, entre elas: A luta contra a Malária, Febre Amarela, Mulher Rural e contra o HIV Sida. Mas,  devido a várias dificuldades, infelizmente, não tem conseguido executar na sua totalidade os projectos em carteira. 

Por isso, Lauriela Martins , apelou aos empresários para unirem esforços, criarem parcerias para ajudarem juntos os mais necessitados, apesar desta fase difícil que o país atravessa.  

 

FILHO DO ZUA

E "A SAIA DELA"

O cantor e compositor Filho do Zua, autor da música “A Saia Dela”, gravada em Dezembro de 2016, sente-se bastante surpreso e feliz com a repercussão que o tema tem tido nos últimos dias. 

Músico há sete anos, Zua pretende conquistar o mercado nacional e internacional com muito esforço e dedicação. 

O autor de “Ndoki e Celina” revelou recentemente que, se sente feliz com a repercussão do seu sucesso e por ver o público a cantar as suas músicas e a confundirem-no com algumas vozes de renome como Puto Português, Kyaku Kyadaff, C4 Pedro entre outros.

 

FILIPE ZAU

NOVO DESAFIO

O autor e compositor Filipe Zau é o novo membro efectivo da Academia Angolana de Letras (AAL), cuja oração de sapiência será apresentada no acto de celebração do primeiro aniversário da associação, a ter lugar no dia 15 de Setembro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto.

O mesmo dia vai servir também para a cerimónia solene de admissão de outros membros efectivos como Fátima Viegas e Albino Carlos. 

Um comunicado de imprensa refere que a AAL, abriu a 8 de Março deste ano, com base nos critérios ligados à carreira científica, literária, perfil profissional, idoneidade e prestígio.

 

LITERATURA EM LUTO

MORREU CHÓ DO GURI

A escritora Chó do Guri, pseudónimo literário de Maria de Fátima, morreu na madrugada de 7 de Julho em Luanda, vítima de doença. A   informação foi avançada por fontes ligada à família.

Nascida a 24 de Janeiro de 1959, na província do Kwanza Sul, Maria de Fátima começou a dedicar-se na escrita em 1986, altura em que parte para Portugal com o objectivo de fazer o curso de ciências farmacêuticas. A escritora deixa um legado constituído pelas obras "Vivências"(1996),"Morfeu"(2000),  "Bairro Operário", " Minhas Histórias"(1998), " Chiquito da Camuxiba" e “Pulas, Bumbas, companhia Ilimitada e muita Cuca”, 2016. Frequentou vários cursos, como de ciências farmacêuticas na Universidade Clássica de Lisboa, Portugal, e ainda neste país fez a licenciatura em Política Social pela Universidade Aberta de Lisboa.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital