FIGURAS DE CÁ

 
29 de julho 2017 - às 07:09

Figuras de Cá - Edição nº 186

 

LUÍSA ROGÉRIO 

PRIMAZIA AO JORNALISMO

A jornalista e líder sindical chegou a constar da lista de de candidatos a deputados a Assembleia Nacional que a CASA-CE apresentou ao Tribunal Constitucional. 

A possibilidade da entrada de Luísa Rogério na Assembleia Nacional foi amplamente aplaudida pelo seu percurso e posicionamentos públicos em defesa da democracia, liberdade de imprensa e justiça social.

Após várias especulações, Luísa Rogério esclareceu que solicitou ao TC a retirada de seu nome na lista de candidatos da CASA-CE, uma vez que não entregou quaisquer documentos solicitados por lei com vista a formalização de candidaturas. Agiu assim,  depois de comunicar a decisão à Direcção da CASA-CE , apesar de tudo, sente- se honrada como cidadã livre e independente.

A jornalista explicou, através das redes sociais, que vai continuar onde sempre esteve, ou seja, vai continuar a exercer jornalismo. 

 

ISAAC DOS ANJOS 

AFASTADO

O Presidente da República José Eduardo dos Santos, exonerou no princípio de Junho, o então Governador de Benguela  Isaac dos Anjos .

Isacc dos Anjos foi substituido pelo Governador do Namibe Rui Falcão Pinto de Andrade.

A exoneraçãao de Isaac dos Anjos aconteceu quando faltam menos de dois meses para as eleições e após ter tomado feito pronunciamentos incisivos sobre a postura dos governantes.

Apesar de ter sido afastado, Isaac dos Anjos continua a ser elogiado pelo trabalho que fez e pela sua postura frontal e pragmatismo no trabalho 

 

PROCURADORA MANUELA TERESA

NOVOS DESAFIOS

A magistrada e Procuradora Manuela Maria Teresa, de 49 anos de idade, foi eleita membro da Comissão da União Africana para os Direitos Humanos e dos Povos, deixando para trás os candidatos da Tunísia,  Argélia, República do Congo e Congo Democrático. 

Após a eleição o ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti disse que a eleição da magistrada constitui mais uma vitória da diplomacia angolana.

Angola é o quinto maior contribuinte da UA e passa a ter dois altos funcionários  na comissão executiva da maior tribuna do continente, com Josefa Sacko, eleita Comissária para a Agricultura e Economia Rural.

Manuela Maria Teresa vai agora deixar a Procuradoria Geral da República e rumar para Banjul, Gâmbia, onde funciona  a Corte dos Direitos Humanos e dos povos da UA.

 

JOSÉ SAYOVO

HOMEM DE CAUSAS

Recordista mundial e respeitado pelo seu percurso enquanto atleta olímpico e pela sua determinação, José Sayovo é uma das referências da nossa sociedade.

Homem de causas, José Armando Sayovo afirmou está ligado a uma associação de pessoas com deficiência e que procura apoiar os membros no sentido de serem inseridos na sociedade. 

Depois de ter terminado a sua carreira o "eterno" atleta continua a trabalhar pelo país, especialmente pela inserção das pessoas com deficência na sociedade. 

 

MATIAS DAMÁSIO

SOLIDÁRIO

O músico angolano Matias Damásio, revelou que um dos seus maiores sonhos é abrir um centro de diagnóstico com especialidades para os autistas. 

Damásio adiantou que o centro servirá particularmente para ajudar as famílias angolanas de baixa renda e, para todos que desconhecem sobre o autismo.

O CEO da produtora Arca Velha, considera importante que os artistas tenham uma maior responsabilização social e sente que também tem a missão.

 

VALTER FILIPE

REFORÇO DA ECONOMIA

O governador do Banco Nacional de Angola Valter Filipe assegurou que a entrada em funcionamento da Sucursal do Banco da China em Angola sinaliza a internacionalização do sistema bancário e da economia angolana e é uma mais valia para o sistema bancário, que vai facilitar as trocas comerciais entre Angola e Ásia, sobretudo a China, que atingiram um acto considerável em 2015, com uma magnitude de mais de 19 mil milhões de dólares, considerou Valter Filipe.

“É importante para a nossa economia poder contar com um banco desta dimensão. Estamos a falar do quarto maior banco do mundo e é muito importante para Angola.

O Banco da China teve a sua primeira representação em Angola em 2012. 

 

LUÍSA FANÇONY

LAC EM FESTA

Ao longo deste ano a LAC, emissora dirigida pela jornalista Luίsa Fançony, comemora 25 anos ao serviço dos radiouvintes. Para assinalar a data a estação radiofónica elaborou um programa interessante que tem congregado os profissionais da comunicação social e os habitantes de Luanda.

Do leque de actividades, destaque para a mesa redonda sobre o futuro da radiodifusão em Angola que teve como oradores Luίs Fernando, Paula Godinho e José Guerreiro, a Roda de Semba com Yuri da Cunha, uma prova de Carting bem como um campeonato de Xadrez para vetrenos.

A festa continua e vai incluir também uma série de eventos para as crianças e o Festival da Canção de Luanda, que já faz parte do roteiro cultural da capital do paίs. É a LAC em festa.

A Directora da LAC, Luίsa Fançony, tem marcado presença nos eventos, bastante animada uma vez que, com José Rodrigues e Mateus Gonçalves, tem dirigido com sucesso esta emissora que é referência no paίs.

Como diz o slogan da emissora: está tudo LAC!

 

BASTOS QUISSANGA

GESTÃO ASSEGURADA

A CLE Sport, empresa de gestão desportiva, vai nos próximos tempos cuidar da imagem e carreira do atleta Bastos Quissanga, atleta da Lazio de Roma.  O contrato já foi rubricado em cerimónia realizada no restaurante Mexicana, em Luanda.

A CLE SPORT é a nova marca da empresa CLEDUGO INVESTIMENTOS, para o sector desportivo, que tem como foco desenvolver e emancipar a prática de desporto a nível nacional.

A agência prevê  ainda proporcionar  uma maior inclusão social, apoiar atletas e trabalhar com academias menos favorecidas, com objectivo de  fomentar a prática de desporto a nível nacional.

 

AGUINALDO JAIME

NOVOS RUMOS

O presidente da Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros (ARSEG), Aguinaldo Jaime, foi eleito em Abidjan (Côte d Ivoire), Administrador da Africa Re - African Reinsurance Corporation, durante a 39ª reunião ordinária da Assembleia-Geral desta instituição financeira fundada em 1976. 

Aguinaldo Jaime foi eleito em representação da África Austral, Oriental e do Sudão, para um mandato de três anos. 

A Africa Re é uma instituição financeira que tem por objecto fornecer soluções de resseguro para o continente africano, tem a sua sede em Lagos (Nigéria) e delegações em Abidjan, Adis Abeba, Cairo, Casablanca, Ilhas Maurícias, Joanesburgo e Nairobi.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital