FIGURAS DE CÁ

 
6 de maio 2017 - às 06:18

Figuras de Cá - Edição nº 184

 

HIGINO CARNEIRO

APERTOS

As torneiras que S. Pedro abriu sobre Luanda, mesmo sem ser com grande intensidade, misturadas com as carregadas de lixo que se concentraram em muitos sítios da capital pela não recolha habitual e regular dele, fizeram de Abril um mês não católico para Higino Carneiro, que nessa altura todo o peso cai sobre si como Governador Provincial da nossa grande metrópole. Luanda, já dizia o outro, exige muitas ginásticas na governação porque, sem margens para dúvidas, é aqui onde o parto dói mais.

 

PAULINA SEMEDO

CONSUMIDOR

Directora do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor, a médica Paulina Semedo quer ficar na história como aquela que batalhou para se criar uma relação mais estreita entre os poprietários de estabelecimentos públicos e os consumidores tendo sido agora, no seu consulado que se instalou o livro de reclamações. Até aí tudo bem, mas o que é preciso fazer com constância e persistência é o trabalho de educação cívica para que todos, mas todos mesmo, saibamos como exigir respeito pelos nossos direitos e deveres enquanto consumidores e/ou fornecedores de serviços ou produtos. Não se pode pensar sempre que tudo é apenas caso de polícia!

 

RUTH NETO

MILITÂNCIA

Ruth Neto, 80 anos, é uma das referências femininas na luta pela emancipação da mulher angolana. Quadro dirigente da OMA, organização onde atingiu o cargo máximo de Secretária-Geral, Ruth Neto é uma figura histórica cujos feitos em prol da lista pela dignificação do angolano a juventude precisa de conhecer. Mas nisso de se conhecer a história de Angola e dos seus filhos com sinceridade, já deve chegar a hora de se acabar com esse vazio que se regista no nosso ensino, não podemos continuar a ser um País sem verdadeira história. E isto não pode estar só e apenas na mão dos políticos.

 

MATADIDI MÁRIO

MULTIDÕES

Matadidi Mário é um dos músicos angolanos que nos seus tempos de palco bateu todos os recordes de plateia.As suas actuações eram motivos para grandes enchentes que geralmente causava embaraços à polícia quantas vezes impotente para conter a insegurança criada pelo facto de toda gente pretender entrar nos locais dos shows de Matadidi em primeiro lugar. Como músico, inspirado no norte-americano James Brown, Matadidi fazia casamento com estilos músicais do Congo Democrático, onde viveu durante muitos anos, com os de Angola, transformando as suas músicas em verdadeiros hinos empolgantes e dançantes. A idade não perdoa, Matadidi deixou os palcos já não tem forças para tanta energia mas merece ser recordado pelos seus feitos. E foi isso que o pessoal da trienal fez com um bom sentido de oportunidade. O homem, o músico, o cidadão Matadidi merece!

 

TATIANA DURÃO

CASADA

A jovem multifacética Tatiana Durão casou-se recentemente em acto que decorreu na capital portuguesa. Tatiana é considerada multifacética porque é jovem de mil ofícios um facto que a tornou referência nas luzes da ribalta: modelo, actriz, cantora, apresentadora de TV, uma jovem irreverente e de algum talento na arte de apresentar e agradar plateias.

 

ADEBAYO VUNGE

“PENSAR ÁFRICA”

O jornalista Adebayo Vunge é o autor do livro “Pensar África" que, segundo o mesmo, baseia-se num conjunto de textos sobre a actualidade económica e política africana que foram publicados entre 2011 e 2015, no Jornal de Angola, onde foi colaborador. 

Jornalista e docente universitário demostra assim preocupação em escrever sobre temas de interesse nacional depois de já ter lançado os livros “Dos Mass Média em Angola (2006)” e “A Credibilidade dos Média em Angola (2010)”.

Adebayo Vunge já desempenhou funções diplomáticas na Embaixada de Angola em França e actualmente é o responsável do Gabinete de Comunicação Institucional do Ministério das Finanças de Angola.

O livro será igualmente apresentado em Lisboa, no mês de Maio. No segundo semestre de 2017 a obra será apresentada no Brasil e traduzida para francês.

 

ISABEL DOS SANTOS 

INTE RVENTIVA

A PCA da Sonangol, Isabel dos Santos, foi recentemente oradora convidada da Conferência sobre África 2017 da London School of Economics, na Inglaterra, e, mostrou-se preocupada com a discriminação do mundo no que diz respeito ao acesso de financiamento dos empreendedores e empresas africanas.

A filha do Presidente da República falou durante 30 minutos que há cada vez mais bancos em África, e existem principalmente bancos que estão em vários países, criando uma verdadeira rede bancária africana, mas enquanto empreendedora, sente que África foi excluída das instituições financeiras, do sector bancário e do acesso ao financiamento. 

A empresária afirmou que África ficou de fora, há muita discriminação, e sente-se feliz por ver que os empresários africanos têm criado bancos em vários países do continente com modernização nos seus serviços nos últimos dez anos.

 

JOÃOZINHO MORGADO

HOMENAGEADO

A tocar tambores, ele é um exímio, como pessoa e músico uma jóia rara que sabe cultivar e conservar as suas amizades.Joãozinho Morgado, filho de músicos, um grande cultivador do samba foi homenageado recentemente por todos os seus feitos em prol da música angolana.Joãozinho, detentor de muitos títulos nacionais e internacionais pela sua mestria em tocar tambores merece a homenagem e é hora de se apostar na transmissão dos seus ensinamentos aos mais jovens porque a música angolana de raiz, com toda sua pompa e circunstância não pode morrer.

 

MARIA BORGES

SUCESSO

Maria Borges engrossa a lista ainda pequena de angolanas que no mundo da moda fazem sucesso nas passarelles internacionais.

O seu talento é reconhecido por figuras mais conceituadas do mundo da moda e Angola poderia explorar um pouco mais e melhor a imagem que Maria Borges e outros talentos, como Amilna Estêvão hoje ostentam para "venderem" melhor o nosso País pelo mundo,quantas vezes apenas falado por assuntos da pior espécie.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital