FIGURAS DE CÁ

 
6 de março 2017 - às 12:00

Figuras de Cá - Edição nº182

 

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS

PROMESSA CUMPRIDA

 

O Presidente José Eduardo dos Santos não será o cabeça de lista do MPLA ao próximo pleito eleitoral previsto para Agosto/Setembro, concretizando assim uma vontade manifestada há um certo tempo, de abandonar a vida política activa em 2018.

Pessoa incontornável da vida política angolana, José Eduardo dos Santos prepara com minúcia o seu render da guarda, um facto que o permitirá continuar ainda à frente dos destinos do seu Partido, o MPLA, que já manifestou interesse de alcançar, nessas próximas eleições, um resultado folgado para governar Angola sem sobressaltos.

 

JOÃO LOURENÇO

CANDIDATO

 

João Lourenço, actual Ministro da Defesa, é o cabeça de lista do MPLA nas próximas eleições gerais de Agosto/Setembro. Olhando para a correlação de forças do mundo político angolano, João Lourenço tem muitas chances de vir a ser o próximo Presidente da República de Angola em substituição de José Eduardo dos Santos. Para já, feliz pela escolha, Lourenço não embarcou em arco da vitória antecipadas pura e simples prometeu muito trabalho para não defraudar o desejo dos milhares de militantes do seu Partido que querem continuar a ver o MPLA a governar Angola.

 

ARTUR ALMEIDA E SILVA

CORRENTES

 

Artur Almeida e Silva é o Presidente da Federação Angolana de Futebol, uma das federações mais importantes do panorama desportivo nacional, a julgar pela modalidade intitulada de multidões. Com muito trabalho por realizar, casa por arrumar de forma que o futebol nacional possa ocupar os lugares cimeiros em África, Artur não terá tarefa facil, sabendo-se das correntes que se movimentam em torno da modalidade à procura de dividendos. E para isso o grande segredo será o ter uma equipa coesa e solidária.

 

HÉLDER CRUZ

BASQUETEBOL

 

Hélder Cruz é o novo Presidente da Federação Angolana de Basquetebol depois de ter derrotado copiosamente o seu opositor, Paulo Madeira que terminou o seu primeiro mandato. Maneda, como é tratado pelos mais próximos, é um homem de negócios, conhecedor dos meandros da modalidade no País e já prometeu "revolucionar" a modalidade reunir a familia basquetebolística e trabalhar para que Angola recupere, com o trabalho e mestria, o lugar que conquistou em África e no mundo, como potência basquetebolistica. Para já, tem pela frente um mandato de cinco anos para provar o que sabe fazer em prol da modalidade.

 

FÁTIMA JARDIM

AMBIENTE

 

Fátima Jardim já meteu a sua máquina a funcionar para o Ambiente respirar ar puro. Na qualidade de Ministra do sector ela tem programado uma série de iniciativas que visam quer mobilizar e educar a Sociedade angolana sobre a questão ambiental como também ocupar o espaço de importância que o Ministério do Ambiente tem de ter no âmbito da governação em Angola. Para isso, Fátima Jardim conta muito com a sua experiência nas lides governativas e com uma equipa competente que a rodeia.

 

ODETE TAVARES

PARLAMENTO

 

Odete Tavares, andebolista da selecção nacional que chegou ao estrelato como desportista, vai experimentar agora a vida política activa. Ela foi indicada pelo MPLA para integrar a sua bancada no próximo parlamento, um reconhecimento por todo contributo dado para levar sempre bem alto o nome de Angola através do desporto.

 

MATOS CARDOSO

FILDA

 

Numa altura em que se fala em diversificar a produção, procurar outros parceiros para se investir em Angola, a FILDA, que era tida como a grande porta de negócios do País, "encalhou" e o seu PCA, Matos Cardoso durante algum tempo muito mediático, sumiu do mapa e fala-se nos bastidores que a situação da empresa organizadora de feiras está feia com os trabalhadores atirados ao abandono e, mais grave, sem salários. Oficialmente não se diz absolutamente nada. Onde está, então, a gestão transparente que se reclama?

 

TANY NARCISO

CAZENGA

 

Tany Narciso é administrador de um dos municípios mais populosos do País, o Cazenga, que agora conhece melhores dias com a conclusão de obras de infraestrutura que melhoram a vida dos seus habitantes. Com isso, melhora-se a imagem do seu administrador que já viveu tempos de crise de imagem. Tany é um homem de massas e, se calhar, encontrou aí e na gestão participativa, alguns trunfos para se tornar mais bem quisto no "seu" Cazenga.

 

AIA-EZA DA SILVA 

REALISMO

 

Secretária de Estado do Orçamento, Weza Silva foi de um realismo e objectividade durante a apresentação do OGE do corrente ano aos governadores provinciais que surpreendeu os seus interlocutores.Sem meias medidas, Weza assumiu-se como uma verdadeira servidora do Estado e disse sem tibiezas que acabou o tempo de grandes cenários para se gastar em obras porque o País não tem dinheiro para parangonas. É preciso saber gastar e bem. Bem dito!

 

EDUARDO KUANGANA

MAKAS DO PRS

 

Um dos partidos  que tem tido lugar cativo no parlamento, o PRS não respira boa saúde nos últimos tempos,  agudizam-se as intrigas internas entre a direcção e Eduardo Kuangana, o seu Presidente que responde com o silêncio, quando o partido deveria estar preocupado com os preparativos da sua participação no próximo pleito eleitoral. Com esse ritmo, não nos surpreendamos se no curto espaço de tempo o PRS acabe por ser mais um partido que um dia fez história no nosso universo político mas depois sumiu!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital