FIGURAS DE CÁ

 
28 de junho 2016 - às 07:44

Figuras de Cá - Edição nº 174

 

ISABEL DOS SANTOS

ENGENHARIAS

 

Ao ser nomeada pelo Presidente da República, PCA da Sonangol Isabel dos Santos poderá estar a dar o primeiro passo para um percurso que a levará a outros voos no panorama político, assim acreditam vozes que acompanham com atenção a situação de Angola. Rica, com sucesso estampado no mundo dos negócios, Isabel dos Santos começa a demonstrar nos últimos tempos uma apetência ao mundo da política pelo que não é de descartar, numa altura em que se fala na possibilidade do actual Presidente da República se reformar da vida política activa, ela vir a aparecer como uma das candidatas à sucessão do seu pai, José Eduardo dos Santos. Tudo dependerá das engenharias que um processo como esse obrigará.

 

BASTOS QUISSANGA

PROPOSTAS

 

Bastos, é um dos futebolistas angolanos a exibir-se no exterior do País e que hoje faz notícia em alguns jornais desportivos de índole internacional. Bastos é um defesa com raça, formado no Petro de Luanda e que migrou para a Rússia onde, na última época futebolística, foi elogiado pelas suas exibições, o que lhe vale agora a cobiça de equipas bem cotadas na Europa. 

 

BONGA

LITERATURA

 

O músico Bonga não abandonou nem a música nem os palcos mas está neste momento concentrado em explorar o seu lado literário. Na forja está uma nova obra, que Bonga não revela o seu conteúdo, cujo lançamento está previsto para as próximas semanas em Lisboa, Portugal.

 

ADALBERTO DA COSTA

VISIBILIDADE

 

Adalberto da Costa Junior é o actual Presidente da bancada parlamentar da Unita e nessa qualidade ganha visibilidade na média, fazendo divulgar as ações que o seu grupo parlamentar leva a cabo. Na verdade, a Unita vende a ideia de que é um partido perfeito e convencido que tem de ganhar o próximo pleito eleitoral e esquece-se que o mais importante, e que deveria fazer bem, é incutir confiança à sociedade sobre o seu programa e visão global do país caso um dia venha a governar Angola. Sentir-se perseguido sempre parece já não ser uma boa estratégia.

 

JOSÉ CARVALHO DA ROCHA

SATÉLITE

 

José Carvalho da Rocha, Ministro das Telecomunicações, afirmou recentemente que o lançamento do satélite de comunicação geoestacionário angolano (Angosat), entrará em órbita entre Dezembro do corrente ano e 16 de Março de 2017. Um facto ressaltado pelo Ministro é o da juventude ligada ao projecto, na sua maioria engenheiros que encontraram alí o seu primeiro emprego, estar a dar provas de garantia do sucesso do empreendimento.

 

MARITA VÊNUS

POLÍTICA

 

A entrada de Marita Vênus para o Comitê Central do MPLA, é um sinal elucidativo de como o poder político começa a fazer passagem de gerações. Marita é filha do Governador Provincial do Moxico e de realce na sua actividade, a música é a mais saliente, descontando, evidentemente, a formação superior, feita no exterior do País. Da actividade política, sabe-se também que milita na estrutura de base da organização juvenil do MPLA. A sua ascensão acontece numa altura em que se verifica a entrada de muitos jovens, alguns filhos de actuais dirigentes, nas estruturas intermédias e centrais do MPLA.

 

JOANA LINA

FARDO PESADO

 

Coube a Joana Lina, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral do Porcelana, dar a cara pública para anunciar a desistência da equipa do Kuanza Norte do campeonato nacional de futebol, vulgo Girabola.Um fardo pesado por ser uma decisão que não encontra respaldo da população da Província que tinha na equipa uma porta aberta para se fazer a ligação directa com o futebol de outras latitudes nacionais mas que era inevitável em função da crise financeira que já não se compadecia com ginásticas que tardavam a aparecer numa Provincia onde a classe empresarial, também ela despida de meios, muito pouco pode contribuir.

 

LAIZ EDUARDO

APUROS

 

Os últimos anos não têm sido de muitos sorrisos para Laiz Eduardo, o político que tem andando pela FNLA e navegado por outras forças políticas. Agora na FNLA, onde já esteve uma vez e se destacou como um dinâmico porta-voz, Laiz acaba de conhecer a fúria nada contemplativa de Lucas Ngonda que o mandou para o olho da rua juntamente com outros irmãos.

Decididamente, política azeda para Lais Eduardo que não consegue ver a sua FNLA "democratizada".

 

PEDRO NETO

PERÍODO NEGRO

 

O futebol nacional seguramente deve estar a registar o seu pior momento desde que Angola se tornou independente, um motivo muito forte para não se deixar o barco à deriva. O momento exige medidas corajosas para salvar o desporto de multidões, medidas que podem passar, inclusive por uma suspensão temporária da participação de Angola em todas as competições internacionais. É preciso olhar para outros exemplos e que deram certo!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital