FIGURAS DE CÁ

 
31 de maio 2016 - às 07:08

Figuras de Cá - Edição nº 173

 

ISAAC DOS ANJOS

SEM TROCO

Isaac dos Anjos aprendeu na política que frontalidade é um prato que se deve comer quente. Actual Governador de Benguela, Isaac viu desenhar no horizonte uma grande campanha fomentada pelos seus detractores que o querem ver fora da governação de uma das províncias mais complexas do País quanto a governação. Utilizando os mesmos argumentos e armas que os seus detractores nos diversos órgãos de imprensa, Isaac não teve meias medidas e respondeu com argumentos, alguns dos quais não deixam bem na fotografia os seus inimigos de estimação. Foi reconduzido à direcção do seu partido na província e por consequência continuará a ser Governador de Benguela.

 

ROSA PACAVIRA

OUTRO RUMO

Rosa Pacavira, cuja primeira experiência nas lides governamentais não foi muito bem sucedida, experimenta já outras ginásticas no mundo da política. Exonerada de Ministra do Comércio, Rosa encontrou escudo no facto de figurar na lista de deputados do MPLA no parlamento nacional o que, vencida a incompatibilidade por já não ser membro do governo, as portas abriram para a receber na casa das leis.

 

ALEXANDRE SEBASTIÌO

TELHADOS DE VIDRO

Alexandre Sebastião está a ser acusado de "telhados de vidro" na sua coabitação na CASA-CE, a coligação de partidos que hoje se posiciona como a terceira força política do País. Actual vice-Presidente de uma coligação que teima em se transformar em Partido, Alexandre terá de fazer um esforço grande de verticalidade para convencer os seus confrades que suspeitam de ele estar a "confabular" com forças políticas de outra estirpe.

 

VALTER FILIPE

ARRUMO DE CASA

Valter Filipe, governador do Banco Nacional de Angola, parece que não se sentia seguro com a equipa principal que encontrou na instituição para com ele trabalhar e logo na primeira oportunidade não teve meias medidas para baralhar as pedras e puxar a brasa para a sua sardinha. O BNA tem agora dois novos vice-governadores e o seu Conselho de Administração também foi substancialmente mexido. E agora Valter tudo apostos para o BNA cumprir o seu papel de órgão regulador do sistema bancário nacional?

 

CAROLINA

DINAMISMO

Carolina Cerqueira está a demonstrar que não é nenhum peixe fora de água agora nas vestes de Ministra da Cultura. Se julgarmos pelos comunicados de imprensa que quase diariamente o seu staff envia para a comunicação social é justo adivinhar-se que na Casa da Cultura respira-se trabalho e dinamismo.

 

ROSE PALHARES

BOM CAMINHO

A estilista Rose Palhares esteve presente pela primeira vez no CANNES FASHION FESTIVAL 2016 que decorreu em Cannes (França), nos dias 18, 19 e 20 de Abril.

Rose já participou este ano, no Moda Lisboa 16º edição KISS, Moda Luanda 16’ edição THINK FASHION e mais recentemente, no final do mês de Abril, esteve presente no L’AFRIQUE C’EST CHIC! em Genebra, Suíça. De salientar ainda a sua participação no Vogue's Fashion Night Out 2015 Lisboa e de que foi considerada pela revista VOGUE Itália, como uma das mais interessantes designers angolanas a seguir.

 

BORNITO DE SOUSA / RAUL DANDA

MESMA LINGUAGEM

Fora do confronto político, os angolanos têm de saber falar a linguagem da paz e da reconciliação e quem olha atentamente pela forma descontraída e fraternal como Bornito de Sousa, Ministro da Administração do Território, e Raul Danda, vice-Presidente da Unita se relacionam durante um encontro circunstancial numa cerimónia pública, rapidamente é levado a pensar que se está no caminho certo. Mas ainda não é assim, falta apertar alguns parafusos, sobretudo na relação entre os membros dos dois principais partidos políticos, o MPLA e a Unita, mas vale a intenção.

 

PINDA SIMÃO

CONSENSOS

Consensos quanto ao melhoramento do ensino de base é que Pinda Simão, Ministro da Educação, tem de encontrar entre todos os envolvidos nessa tarefa de ensinar e a sociedade de forma que rapidamente se possa conhecer uma evolução positiva na qualidade do ensino básico. Afinal, não se pode perder de vista que é de pequeno que se torce o pepino.

 

ERNESTO MUANGALA

VISÃO

Ao ter mobilizado apoio e emprestado calor aos jogadores do Sagrada Esperança, última equipa angolana que esteve envolvida até agora em competições africanas, Ernesto Muangala, Governador Provincial da Lunda-Norte demonstrou ter visão política para reconhecer a importância que o desporto, particularmente o futebol, tem na mobilização da sociedade, um gesto que muitas vezes noutras latitudes nem é compreendido e nem feito.

 

NADIR TATI

LOUROS

Louros devem ser dados e sem favores à Nadir Tati que é, sem dúvidas, uma das estilistas que na actualidade mais títulos tem conquistado e tem aberto as portas de Angola para a sua afirmação no mundo da moda quer em África como noutros pontos do mundo.

 

LUCAS NGONDA

QUEDA LIVRE

Este é o título apropriado para um partido histórico na luta de libertação, a FNLA que hoje, num estado que caminha para a democracia, não consegue se aguentar. A FNLA está numa autêntica queda livre no panorama político nacional, acumulando brigas e dissidências que ameaçam mesmo a sua extinção após o próximo pleito eleitoral em função de uma péssima participação e Lucas Ngonda, o actual Presidente, é acusado de ser o mau da fita.Ainda há tempo para o partido se recompor?

 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital