FIGURAS DE CÁ

 
28 de fevereiro 2016 - às 13:54

Figuras de Cá - Edição nº 170

 

LUÍSA BAPTISTA

REINADO

 

Luísa Baptista é a Actual Miss Angola e nessa qualidade vai representar Angola, entre outras actividades, no exterior do País, no concurso Miss Universo. A jovem estudante universitária, natural do Cuando Cubango, prepara a sua agenda social mas não descura o preparo físico e intelectual para que nos concursos onde for chamada a participar deixe bem vincado o nome e a bandeira de Angola.

 

ÂNGELO VICTORIANO

FORMADOR

 

O antigo capitão da seleção nacional sênior masculino de basquetebol, Ângelo Victoriano é coordenador de um projecto de massificação da modalidade na Província de Malanje, fruto de um acordo que estabeleceu com o governo local dirigido por Norberto dos Santos.

Ângelo Victoriano conquistou oito campeonatos das nações africanas (Afrobasket) ao serviço do basquetebol nacional sendo o atleta da modalidade com mais medalhas conquistadas a nível de selecções seniores. Além do 1º de Agosto, representou o Petro e o ASA.

 

SALÚ GONÇALVES

ACIDENTE

 

Um assalto à mão armada, na África do Sul, quase levava a vida do jornalista angolano Salú Gonçalves que se deslocou àquele País para assistir, como convidado, a cerimónia final da eleição do The Voice Angola. Salú Gonçalves integrava uma delegação de jornalistas angolanos que foram assaltados quando se dirigiam do aeroporto para o hotel logo após a sua chegada ao País, e a todos foram surripiados dinheiro e instrumentos de trabalho. Os assaltos a angolanos que se deslocam à África do Sul começam a ser uma prática rotineira a exigir tomadas de medidas verticais por parte das autoridades policiais sul-africanas.

 

BENTO KANGAMBA

MODÉSTIA 

 

Bento Kangamba parece que aprendeu a linguagem da modéstia para não lançar foguetes antes da festa do Girabola agora baptizado de ZAP começar. No segredo dos deuses a sua equipa, o Kabuscorp, preparou-se, deixou de se falar em contratações mirabolantes de jogadores, na sua maioria oriundos da RDC e não declara ufanamente, como era seu apanágio, que o seu clube é um sério candidato ao título de Campeão Nacional e disposto a fazer furor nas competições africanas.

 

CARLOS DINIS

RECONHECIMENTO

 

O técnico de basquetebol, Carlos Dinis foi nomeado seleccionador principal do combinado sénior masculino para os compromissos oficiais que se avizinham tendo em conta os Jogos Olímpicos do Brasil. Carlos Dinis é um jovem treinador que tem demonstrado nas equipas que orienta talento e perspicácia na condução de homens e terá agora uma prova de fogo a orientar um conjunto cuja estrela é de vencedor em África. Acreditamos no seu talento, confiamos no seu empenho. 

 

MARIEDNE FELICIANO

CARREIRA

 

Vencedora do primeiro concurso The Voice Angola que se realizou na África do Sul, a benguelense Mariedne Feliciano, que teve como mentor a experiente Yola Semedo, abre espaço para uma carreira musical que pode ser promissora. Para já, e como recompensa desse seu empenho no The Voice,ela ganha a oportunidade de poder trabalhar com uma renomada editora internacional, o que a permitirá, em tempo recorde, colocar no mercado o seu primeiro disco. E a partir daí, se tudo correr às mil maravilhas, ela fica com meio caminho andado.

 

MANUEL SEBASTIÃO

INVENCIONICES

 

Manuel Sebastião, o homem que parece ter sido moldado para dirigir a cultura em Luanda, resolveu este ano inventar para não variar na confusão palavrosa que se cria em torno do que deve ser diversificação da economia e melhor enfrentar a crise económica que assola o País. Vai daí, para o carnaval decidiu inventar, qual gênio, que todo órgão de comunicação social disposto a cobrir aquela actividade pública teria de pagar um valor monetário estipulado pela sua direcção. Bonito! Então, se a moda pega, a partir de agora para se cobrir qualquer actividade de interesse público, os jornalistas terão de ser obrigados a pagar valores monetários, esquecendo o amigo Manuel que não pode haver sebastianismo na obrigação de se informar a sociedade sobre factos palpáveis no dia a dia das nossas vidas.

 

JACQUES DOS SANTOS

CHÁ DE CAXINDE

 

O escritor Jacques dos Santos decidiu deixar o barco da condução da Associação  Chá de Caxinde a um jovem com mais genica para aguentar os embates e incompreensões que a associação vai tendo na sua luta e forma de pensar nos caminhos para a valorização da cultura nacional.Cansado e sem esconder desilusão por alguns dissabores, Jacques não abandona definitivamente a Chá de Caxinde, cujo renascimento tem muito da sua marca e empenho mas ficará nos bastidores actuando como conselheiro.

 

GRACIANO DOMINGOS

OUTROS RUMOS

 

Graciano Domingos como governador provincial de Luanda não teve tempo para aplicar os seus métodos de trabalho, muito calculista, legalista e sem peito para enfrentar obstáculos fortes numa província onde se concentram muitos poderes. Foi exonerado e agora é o director do Instituto de Formação de Quadros para a Administração Local, uma função mais de acordo com a sua maneira pedagógica de actuar. Na política, caro Graciano, não basta sorrir, às vezes é preciso ser-se ríspido, e Luanda é bem esse caso, onde não se pode ao mesmo tempo agradar a gregos e troianos.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital