FIGURAS DE CÁ

 
6 de abril 2017 - às 15:37

Figuras de Caá - Edição nº 183

 

PRESIDENTE EDUARDO DOS SANTOS

LAÚCA

 

Um dos grandes impulsionadores para a construção da barragem hidroeléctrica de Laúca, haja vista a importância da energia para o desenvolvimento do País, o Presidente Eduardo dos Santos accionou, no início de Março, o botão do comando para o fecho do túnel do desvio do rio Kuanza para o processo de enchimento da albufeira da barragem.

Com isso, dá-se um passo significativo para que os gritantes problemas de energia que o País hoje conhece tenham o seu fim em breve, como garantiram os responsáveis do Ministério da Energia presentes em Laúca que, pela segunda vez, recebeu a visita do Presidente Eduardo dos Santos.

 

ANA DIAS LOURENÇO

TRUNFO

 

Esposa de João Lourenço, o candidato a Presidente de Angola no próximo pleito eleitoral, Ana Dias Lourenço é tida como um dos trunfos principais na campanha do MPLA, Ana Dias Lourenço, economista, foi durante largos anos Ministra do Planeamento e regressou recentemente dos EUA onde esteve a trabalhar durante dois anos, nos escritórios do Banco Mundial, uma boa comunicadora, embora reservada, charmosa e que sabe vender simpatia, ingredientes a ter em conta em campanhas eleitorais. actualmente, Ana Dias é deputada pela bancada do MPLA.

 

FERNANDO HEITOR

MAU NA FOTO

 

Não foi com classificação excelente que Fernando Heitor divulgou a sua intenção de se desvincular da estrutura dirigente da Unita como também nada simpática a forma como se demonstrou disponível para ingressar num possível governo do MPLA. Numa altura em que as deserções partidárias, muito por causa das eleições que se aproximam, cheiram muito a nenhuma convição ideológica, mas mais a apetites financeiros, Heitor não deu margens para ficar de fora desse quadro.

 

ADÃO DO NASCIMENTO

TEIMOSIA

 

Comenta-se que a teimosia de Adão do Nascimento na compreensão e resolução de alguns dos principais problemas que enferma o Ensino Superior estiveram na base da sua exoneração do cargo governamental, de Ministro do Ensino Superior. Leva consigo um clima nada simpático no relacionamento que teve, quer com os docentes como discentes desse ramo de ensino que continua mergulhado em níveis elevados de mediocridade.

 

BENTO KANGAMBA

KABUSCORP

 

Para já, Bento Kangamba, o todo poderoso patrão do Kabuscorp, tem todos os motivos do mundo para respirar de alívio e tranquilidade. A sua equipa começou com o timbre de vencedora no Girabola Zap, desbobinando um futebol solto e acutilante, o que o faz pensar na possibilidade de discutirem este ano os primeiros lugares  do campeonato mas,... a procissão ainda vai no adro.

 

LUCAS NGONDA/NGOLA KABANGU

MAKAS DA FNLA

 

Lucas Ngonda e Ngola Kabangu são os rostos centrais da crise que vive a FNLA, um partido histórico na luta pela independência de Angola e que corre sérios riscos de desaparecer do panorama político actual, caso tenha resultados negativos no próximo pleito eleitoral previsto para Agosto. No fundo, a maka resume-se à liderança do Partido e já se ensaiaram várias fórmulas mas nenhuma surte o efeito desejado pelos militantes do Partido, que reclamam por coesão e unidade.

 

NOELMA VIEGAS D'ABREU

FORMAÇÃO

 

Psicóloga de formação, Noelma Viegas d'Abreu é a responsável do Instituto Superior de Administração e Finanças, uma das mais recentes instituições do ensino. Culta e exigente, Noelma promete formação de quadros de grande nível que possam engrandecer a instituição que os forma, o que não deixa de ser uma empreitada corajosa quando se olha para a panorâmica do ensino, de forma geral.

 

LUZIA SEBASTIÃO

DESTAQUE

 

Luzia Sebastião é uma das mais destacadas mulheres da nossa sociedade. Actual Juíza do Tribunal Constitucional, ela tem, como professora universitária, impressões digitais na formação de muitos jovens que hoje dão cartas no ramo da jurisprudência. Conta para isso a sua frontalidade e responsabilidade ética na função de ensinar.

 

WILLIAN TONET

AZARES

 

Willian Tonet, o jornalista emprestado à política, como um dos rostos mais visíveis da CASA-CE, alega que foi vítima de um acidente de viação e acusa a Casa Militar da Presidência da República de estar por trás dessa acção que ele acredita que era para o assassinar. O episódio aconteceu em Benguela, segundo o próprio contou a imprensa. Da Polícia Nacional não se conseguiu obter qualquer informação sobre o sucedido. Esta não é a primeira vez que Willian Tonet denúncia tentativas de assassinato, sempre por acidentes de viação provocados e tendo como mentora a Casa Militar da Presidência da República. Verdade ou elucubrações?

 

ISABEL DOS SANTOS

VISÃO

 

Isabel dos Santos, Presidente da Sonangol, garantiu recentemente nos EUA que a empresa que dirige está apostada em criar a nova geração de empresas petrolífera nacionais assente na introdução de mudança e inovação. "Precisamos de construir um modelo que seja muito mais resistente às mudanças no preço do petróleo para evitar só estar tão vulneráveis a estas variações"- salientou Isabel dos Santos na CeraWeek, um evento que reúne as maiores empresas do petróleo e gás. O tema deste ano foi "ritmo de mudança: construir um novo futuro energético".

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital