FIGURAS DE CÁ

 
29 de outubro 2015 - às 18:34

Figuras de Cá - Edição nº 166

 

ANA PAULA DOS SANTOS

PARABÉNS!

 

Outubro, 17, é mês e dia para o aniversário natalício de Ana Paula dos Santos, esposa do Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos. Primeira Dama de Angola, Ana Paula realça o seu empenho em causas humanitárias e sociais, como é de sublinhar o contributo no Fundo Lwini, onde é Presidente, e à organização de concursos de beleza feminina, através do Comité Miss Angola, que completa agora 20 anos de actividades.

Parabéns, Ana Paula dos Santos, Primeira-Dama de Angola, por mais um aniversário natalício.

 

LESLIANA PEREIRA

RESPONSABILIDADE

 

Ao ser distinguida com o prémio de melhor actriz do ano nos African Academy Movie Awards, uma espécie do Oscar Africano, Lesliana Pereira, actriz e apresentadora de TV, antiga Miss Angola, vê reconhecido o seu talento no domínio das artes, um facto que a engrandece. Mas não pode a envaidecer, ao ponto de se acomodar, porque o talento que possui tem de constituir um ingrediente para continuar a superar-se profissionalmente para ser cada vez melhor e responsável naquilo que faz com gosto e dedicação. E Lesliana sabe disso e vai conseguir subir todos os outros degraus do estrelato e da fama.

 

YURI DA CUNHA

NA MÓ DE CIMA

 

O cantor Yuri da Cunha tem todos os motivos para registar Outubro de 2015 como uma data histórica. Venceu em Angola o Top dos Mais Queridos e posteriormente o prémio de Melhor Artista da África Central, o denominado AFRIMA, instituído pela revista Music Magazine Awards.

Um reconhecimento reconfortante para um dos melhores músicos da nova vaga angolana que se empenha com afinco, para ver o seu trabalho musical apreciado pela sociedade sem gaguejar.

 

COREON DU

VERSÁTIL

 

Pela cultura e por Angola, Coreon Du tem se assumido como uma pessoa versártil cabendo a ele as acções mais relevantes que hoje se realizam, quer em prol da música como da arte, mormente cinema e TV. Disso ninguém lhe pode tirar o mérito, independentemente das possiblidades e facilidades que se lhe proporciona. E resta tempo para Coreon Du expor-se mais publicamente como músico, onde agora tem sido visto a abrilhantar espectáculos em alguns centros de convívio no País. Com a timidez rompida, é Coreon Du a Bailar Kizomba!

 

ISAÍAS SAMAKUVA

NA LUTA

 

Já não restam dúvidas, Isaías Samakuva, o actual Presidente da Unita, a segunda maior força política angolana, vai à luta pela sua própria sucessão. O Congresso do Partido, a ter lugar proximamente, decidirá quem ficará ao leme e Samakuva vai enfrentar alguns opositores de peso na organização, como é o caso de Kamalata Numa e Lukamba Gato, curiosamente ambos antigos generais do Galo Negro.

 

QUINTINO MOREIRA

MAU (RE)COMEÇO

 

Quintino Moreira, o político que no último pleito eleitoral deu a cara pela Nova Democracia, uma força política que não teve pernas para aguentar a pedalada do jogo democrático, e, por isso mesmo, ficou pelo meio do caminho, arranjou forças e ergueu-se com um novo Partido, a APN que já se apresentou publicamente e promete "portar-se bem" no próximo pleito eleitoral. Para já, o arranque nasceu complicado, com Quintino Moreira a ser acusado por uns como satélite do Partido Camarada, por outros, de fazer o jogo para atrapalhar a possível vitória da Unita tendo por isso "copiado" as cores da bandeira do Galo Negro. Com esse regresso desconfiado da classe política, conseguirá Quintino Moreira milagre no pleito eleitoral de 2017?

 

CARLOTA DIAS

BEM SUCEDIDA

 

Primeira mulher na democracia angolana a assumir o cargo de Porta-voz da Assembleia Nacional, Carlota Dias tem se saído muito bem, mostrando que, quando se percebe do ofício, não interessa ser-se mulher ou homem, mas, fundamentalmente, competente e ciente das suas responsabilidades. E nesse quesito, a deputada fá-lo com muita desenvoltura.

 

NORBERTO GARCIA

OUTRA FRENTE

 

Habituado a dar a cara em defesa dos Camaradas em Luanda, Norberto Garcia, habilidoso no jogo de palavras, viu recompensado o seu esforço ao ser nomeado pelo Presidente da República para dirigir a Unidade de Avaliação do Investimento Privado em Angola, para sermos mais explícitos, a estrutura que auxiliará o Chefe do Executivo na avaliação de projectos de investimento para cima de dez milhões de dólares.

Norberto Garcia, licenciado em direito, é um homem que gosta de desafios e conseguir conquistar o investidor para investir em Angola é uma desafiadora empreitada.

 

LUVUALO DE CARVALHO

EMBAIXADOR

 

Lendo o teor do despacho presidencial sobre as responsabilidades de Luvualo de Carvalho, nomeado recentemente embaixador Itinerante, ressalta que numa altura de contenção de despesas em função da crítica situação económica e financeira que o País atravessa, seria mais prático e útil encaixá-lo nos órgãos de direcção do  GRECIMA que, como se sabe, é a instituição criada para cuidar da imagem de Angola no exterior do País. É que, de acordo com o despacho presidencial, as funções essenciais de Luvualo de Carvalho vão nessa linha, sublinhando-se a necessidade de dar sempre a cara quando se justificar pontos que possam clarificar a imagem do País.

 

LUATY BEIRÃO

ESPINHA

 

A prisão dos 15 jovens entre os quais o Luso-angolano Luaty Beirão, acusados inicialmente de uma tentativa de golpe de estado contra o regime de Eduardo dos Santos eleito democraticamente nas urnas, pelo excesso de zelo que a envolveu, beliscou grandemente a imagem de Angola, quer interna como externamente, deixando em evidência que ainda existe muito caminho a percorrer para que o conceito de democracia, liberdade e respeito pela diferença possa ser cada vez mais abrangente e bem compreendido, sobretudo por parte daqueles que hoje integram os órgãos dos poderes constituídos. Espera-se agora que o desfecho que o caso venha a conhecer permita trazer subsídios que ajudem a reparar os arranhões à imagem do País e do seu executivo.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital