MODA & BELEZA

 
28 de fevereiro 2016 - às 14:34

BELEZA ÉTNICA E O SEU PARADIGMA

A herança cultural negra é parte fundamental da formação da estética não apenas na moda, mas também na arte, música, gastronomia e religião.

 

Há anos as mulheres negras têm sido excluídas dos editoriais e passarelas da moda e beleza, e consequentemente é muito difícil encontrarmos inspirações que de facto traduzam o que procuramos e que não  ofuscam a  nossa identidade. 

Acreditamos que a valorização do cabelo natural é também uma forma de resistência política, considerando que o cabelo é rejeitado em diversos ambientes, nos meios de expressão e comunicação – que criam e influenciam nossos desejos e relações sociais.

Para piorar a visão da mulher negra dentro do mundo da moda em consequência do domínio de estilistas Ocidentais nas passarelas e no comando das marcas, e é claro, o fato de tudo ser vendido dentro dos padrões eurocêntricos cultivados pela sociedade como o que é bonito e aceitável, a nossa negritude e o nosso cabelo são cada vez mais excluídos.

Sem abandonarem as suas raízes, os designers africanos há muito abraçaram novas ideias e continuam a expandir-se, espalhando a sua influência por todo o mundo, ao mesmo tempo que se mantêm em sintonia com a evolução dos gostos em África.

Mas ainda não dá para ter uma visão positiva, considerando o tanto a caminhar e barreiras de preconceito a se quebrar, desde os ateliês e desfiles, até as revistas e marcas de roupas que falham na pesquisa sobre referências africanas e vendem se apropriando de cultura. A maioria sem usar mulheres negras para estampar os editoriais, sejam eles temáticos, sejam eles “mistos”.

O importante é que vemos  o movimento de afirmação e orgulho do biótipo  cada vez maior, proporcionando uma diversidade no mercado que atende às necessidades específicas da beleza negra, por tanto tempo injustamente depreciada.

Beleza não pode ter regras, cada mulher tem um cabelo, uma pele e uma personalidade únicas.

Vamos celebrar a diversidade e o respeito as escolhas de cada um e transformar esse mundo num mundo repleto de belezas únicas. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital