FIGURAS DE CÁ

 
23 de August 2019 - às 10:00

ANTÓNIO ASSIS

OUTROS DESAFIOS

 

Nos anos 90, foram dele algumas das mais brilhantes análises sobre o momento político, económico e social do país, nomeadamente na imprensa privada. Não escondia o seu sentimento crítico sobre a realidade vigente na altura , fundamentalmente no que toca a um sector - a Agricultura-  que , para si, foi sempre decisivo para o desenvolvimento e crescimento de Angola.O engenheiro agrónomo António Assis foi colaborador permanente no extinto semanário "Comércio Actualidade" e, mais tarde, nesta revista. 

Fomos aos arquivos e encontrámos dois trechos de um comentário escrito em  1997 que permanecem actuais, com  sentido de oportunidade para os tempos que ainda correm , difíceis e tão complicados como no passado: 

1º "(...) Precisamos de polir a apresentação das instituições públicas e respectivos dirigentes , por um lado,e, por outro, fornecer um quadro  diplomático actuante,abrangente e competente, capaz de convencer as organizações estrangeiras em fazer doações que de facto levem Angola para um caminho de crescimento e desenvolvimento económico com reciprocidade de vantagens para quem connosco participa na reconstrução deste país".

2º "(...) precisamos de rever as nossas estratégias políticas, económicas e sociais para que a Nação desponte, a bem do povo. De nada nos vale lutar para que este ou aquele seja considerado bom,mau ou vilão; muito menos contarmos aos quatro ventos com os petróleos e diamantes que não representam qualquer  bem-estar para os cidadãos, nem sequer para a maioria  dos que vivem nas áreas onde as ditas riquezas são extraídas".

António Assis, é o actual ministro da Agricultura e florestas...

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital