CULTURA

 
2 de outubro 2016 - às 05:23

ACADEMIA ANGOLANA DE LETRAS GANHA FORMA

A Academia Angolana de Letras (AAL) foi proclamada a 15 de Setembro, em cerimónia decorrida no auditório do Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, com o empossamento do corpo gerente.

Artur Pestana “Pepetela” (Presidente da Mesa da Assembleia Geral), Boaventura Cardoso (Presidente do Conselho de Administração), Henrique Guerra (Presidente do Conselho Fiscal) e Paulo de Carvalho (Presidente do Conselho Científico), são os rostos mais visíveis de uma instituição que terá como missão impulsionar a produção literária no país

 

O órgão é constituído por 42 membros apresentados durante a cerimónia de proclamação desta estrutura sociocultural que, dentre várias atribuições pretende responder ao estado e utilidade da literatura angolana, alavancando de forma positiva a política de investigação científica em torno das artes, das letras e demais domínios das ciências sociais e humanas.

Na presença de académicos, estudiosos, diplomatas e estudantes de diversas universidades angolanas, foi lido o termo de posse por Victor Kajibanga que, aliás, presidiu a Comissão Eleitoral onde foram escolhidos os membros de direcção da Academia.

Manifestos dirigidos à recém-criada academia foram emitidos por representantes de organismos de Angola, de Cabo Verde e de Itália. Na sua curta intervenção, o embaixador da Itália em Angola, Cláudio Misca, lendo uma nota da Academia de Letras do seu país, augurou felicidades aos membros da congénere e sublinhou a importância desta estrutura de letras para a cultura nacional.

Segundo o manifesto da academia, esta estrutura “assume a herança intelectual dos talentosos escribas angolanos que fizeram das suas penas uma arma de luta pela afirmação e emancipação social, política, cultural e espiritual dos angolanos.

Uma ideia corroborada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, que, durante a sua intervenção, sublinhou a importância da Academia neste contexto onde é cada vez mais relevante a produção de conteúdos literários e científicos.

“Estamos todos de parabéns por, enfim, estar criada uma estrutura como esta que representa condignamente a intelectualidade”, disse. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital