FIGURAS DE LÁ

 
8 de January 2022 - às 16:14

Figuras de Lá - Edição nº211

 

Jair Bolsonaro
O ENCRENQUEIRO

O controverso presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, não consegue evitar encrencas na sua governação. Como se não bastassem as desgraças com a Covid-19 que tem ceifado inúmeras vidas muito por causa da sua postura irresponsável na prevenção e combate à pandemia, tem à perna uma CPI (investiga as culpas do seu governo nesse processo), que segue agora para a decisão da Justiça Federal e arrisca-se a um impeachamet contra o seu mandato. Inconformado e de “peito estufado”, Bolsonaro tem afrontado as instituições diante de uma grande massa de apoiantes e, chega a satirizar que “só sai do poder se for morto”.

*************************************

Ana Maria Braga
saúde frágil

No final de Outubro, a apresentadora de TV, Ana Maria Braga, sofreu uma queda em sua casa e precisou de ser internada. A artista, aos 72 anos, precisou de fazer uma bateria de exames para avaliar o seu estado de saúde. Recentemente, confirmou que por conta da queda, descobriu um outro problema de saúde, mas optou por não revelar o segredo.

*************************************

Christine Lagarde
recuperar ue

A Presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, defendeu que se o plano de recuperação da União Europeia for implementado como o previsto, a economia dos países europeus será rapidamente impulsionada . A francesa, primeira mulher na presidência do BCE,depois de ter sido também a primeira mulher na liderança do FMI, tem comandado a instituição financeira numa altura em que a maior parte das economia dos estados membros foi afectada pela Pandemia da Covid 19.

*************************************

António Costa
ATRIBULAÇÕES

Primeiro Ministro de Portugal à condição, António Costa viu recentemente a ser chumbado, pelo parlamento, o Orçamento Geral do Estado, e, consequentemente, o Plano do Governo. Entretanto, Costa reúne fortes condições para concorrer e ganhar as eleições de Janeiro de 2022, segundo estimam os analistas. De lembrar que, face ao "chumbo", o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou as eleições legislativas, depois de ouvir os partidos políticos com assento na Assembleia da República. António Costa, Secretário Geral do Partido Socialista, governa o país desde 2015, e lidera todas as sondagens, numa altura em que reina a crise de liderança nos principais concorrentes.

*************************************

Ângela Merkel
MISSÃO CUMPRIDA

Ângela Merkel está a viajar pelo  mundo para se despedir como Chanceler da Alemanha. Do partido de centro direita, União Democrata, de 2000 a 2018, ela já foi descrita como a líder de facto da União Europeia, tornando-se a "mulher mais poderosa do mundo". Com 67 anos, Merkel nasceu em Hamburgo em 17 de Julho e é formada na Academia Alemã de Ciências em Berlim. Por onde tem passado, recebe muitos elogios, e dos mais vibrantes contam-se os dos presidentes dos Estados Unidos da América e da França, respectivamente Barack Obama e Macron.Dentro de portas, Markel constitui uma "peça" importante na actual liderança governativa federal do país, pois os que detêm agora o poder conhecem as suas qualidades, especialmente em momentos cíclicos de crises políticas.

*************************************

Abiy Ahmed
"NOBEL DA GUERRA”

Abiy Ahmed, Primeiro Ministro da Etiópia, tem à sua frente uma grande guerra a vencer contra os guerrilheiros de Tigray que recentemente encetaram um cerco à capital etíope, Addis Abeba. Recentemente, conquistou o Prémio Nobel da Paz, pelo trabalho desempenhado por si em prol da estabilidade e a paz há muito desejada pelo povo eritreu. Mas a situação política e militar alterou-se radicalmente na região de Tigray, onde as tropas governamentais perderam o controlo. A resposta de Abyi Ahmed está a ser muito forte e há quem diga, sem receio de errar ,que mais cedo do que tarde transformar-se-á em mais um "senhor da guerra" africano. Decretou o Estado de Emergência em todo o território nacional e no meio de todo este imbróglio , surgem violações dos direitos humanos. O Prémio Nobel da Paz está, por isso, a ser vivamente contestado, com alguns países ocidentais a preparem um pacote de sanções contra si.

*************************************

kandia camara
mulher de méritos

Kandia Câmara constituiu-se na única mulher na Costa do Marfim nomeada para dirigir o Ministério das Relações Exteriores. Tal como na maior parte dos países africanos, este cargo foi desde sempre ocupado por homens. Doutorada em Direito, começou a sua caminhada no ensino e já foi Secretária Geral do RDC, partido do Presidente Allassane Ouattara. Hoje é considerada uma das mulheres mais influentes do continente, não se descartando a hipótese de num futuro breve possa candidatar-se à presidência .

*************************************

Roland Lumumba
Justiça

Roland Lumumba é um dos filhos de Patrice Lumumba que reinvindica o último resto mortal - um único dente - do seu pai à RDC e à Bélgica que controlou um vasto território da África Central, como o Congo belga, actualmente RDC. Patrice Lumumba foi assassinado e dissolvido em ácido pelos separatistas e mercenários belgas na província separatista do Katanga, durante o conturbado período que se seguiu à declaração de independência do território em 1960.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital