FIGURAS DE LÁ

 
6 de October 2020 - às 06:36

Figuras de Lá - Edição nº204

 

Jair Bolsonaro

Trajectória política

Jair Bolsonaro pensa bisar o cargo de Presidente da República Federativa do Brasil. Alinhavou demarches para conseguir concretizar o tão ambiciado sonho mas, lamentavelmente, a sua governação, agora, está com inúmeros sobressaltos com ministros abandonarem os seus lugares e ondas de contestação do seu modelo de governação em relação a forma como lidou com a pandemia da COVID 19 que elevou o Brasil a posição de segundo país no mundo com o maior nível de infecões. Paralelamente, augura-se que um dos ministros demissionários, Sérgio Moro (da Justiça), tenha manifestado intenções de concorrer à eleição de Presidente da República que, a acontecer, pode pôr em causa a continuidade da trajectória política de Bolsonaro como PR.

*********************

Chelsea Clinton 

EMPODERAMENTO

Autora de inúmeros livros e vice-presidente da Fundação Clinton, Chelsea Clinton, 36, comanda diversas iniciativas sobre o empoderamento da nova geração de líderes. Sabe quem pesquisa, Chelsea segue os ensinamentos dos pais, os Clintons, Bill e Hillary, ontem dirigentes políticos dos Estados Unidos da América.

*********************

Donald Trump 

INCONGRUÊNCIAS

Nos EUA, Donald Trump navega em águas agitadas e as consequências em véspera de eleições são previsíveis. Primeiro, a Covid 19 tem estado a massacrar a população com números de mortes que atingem os milhares. Não obstante, alarmam-se os protestos sobre racismo no país e no mundo, motivados pela violência policial contra pessoas negras. Como se não bastassem as discrepâncias, aumentam as contestações políticas e militares contra o partido conservador (Republicano) que propõe a figura de Donald Trump como prémio Nobel da Paz. Incongruência, só pode!

*********************

Patrice Trovoada 

VIAJANTE problemático

Patrice Trovoada, antigo primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, perdeu na corrida às eleições legislativas no país e, no seio do seu partido, ADI, espalhou-se a confusão com alguns militantes a acusarem-no de “viajante” feito ao negócio porque Patrice, depois das últimas eleições, levou a vida viajando para vários países incluindo Portugal, em que os seus correligionários dizem que não sabem do paradeiro do “chefe”. Um facto é evidente: Patrice Trovoada tem demonstrado querer regressar à S.Tomé. Se o regresso não acontecer para já, os militantes da ADI consideram reivindicar pela sua expulsão do partido. Por outro lado, as autoridades judiciais do seu país pretendem levá-lo às barras da justiça por alegadas condutas indecorosas enquanto Primeiro Ministro.

*********************

Xiomara Diaz

INFLUENTE

Xiomara Diaz, 34, mulher de negócios e fundadora de uma organização beneficente na Nicarágua, utiliza a sua influência com os dirigentes políticos, empresários e a sociedade civil, para identificar e combater a exploração de mulheres e crianças. Com a sua ação, Xiomara espalha a semente que germina  a emancipação da mulher na Nicarágua.

*********************

Jandira Hopffer Almada

DETERMINAÇÃO E VITÓRIA

A deputada Janira Hopffer Almada espera que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, na oposição) saia "cada vez mais fortalecido" após as eleições internas em que é candidata única à sua própria sucessão.

 Janira Hopffer Almada é, sem dúvidas, a mais forte candidata à  liderança do PAICV, desde que a concorrência decidiu abandonar a corrida e ela própria a arrasou aquando da sua reeleição, em 2017, como candidata única e já com a organização na oposição, ganhou com mais de 90% dos votos dos cerca de 35 mil militantes no país e na diáspora.

Janira Almada recentemente deu a entender que vai mesmo aumentar ou manter a vantagem conseguida no pleito eleitoral anterior do partido e pelos vistos tem tudo para conseguir os seus objectivos. A meta é obter cada vez mais protagonismo na luta acesa que vai travando contra a actual governação do país,liderada  por Ulisses Correia e Silva, e suportado pelo Movimento para a Democracia (MpD). A nível interno, Almada  revelou estar determinada em trabalhar para a construção de um PAICV "sempre orgulhoso do seu passado, mas também assumindo-se como portador de futuro". 

*********************

Ana Gomes 

PRESIDENTE!

Em Portugal, agita-se a confusão sobre as eleições presidenciais em 2021 para substituir o professor Marcelo de Sousa que, até ao momento, não se pronunciou sobre a sua continuidade ou sucessão. Por outro lado, a ex-eurodeputada Ana Gomes adiantou-se e apresentou a sua intenção de candidatar-se. Será ela independente ou irá pelo seu partido, o PS?

*********************

Christine Lagarde

ALERTA EUROPEU

A Presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde mostrou-se  pessimista quanto ao enfrentamento da crise económica que o velho continente terá de levar a cabo nos próximos tempos, devido ao surgimento da pandemia do Coronavírus. Ela avançou mesmo a possibilidade de a Europa ter de ser fortemente pressionada por uma crise semelhante a que se registou em 2008, caso os líderes europeus não adoptem uma ação concertada  para conter a epidemia. “Sem acção concertada, a Europa estará perante um cenário que fará lembrar a muitos de nós a grande crise financeira internacional de 2008”, terá dito Lagarde, de acordo com a agência Bloomberg, que cita fonte próxima do processo. 

*********************

Teodoro Nguema

CERCO APERTADO

O Presidente da Guiné Equatorial está a braços com uma nova "frente de combate" e não será fácil utilizar o seu poder para que saia ileso das estórias pouco abonatórias ocorridas no seu país relativamente aos direitos humanos. É que já são várias organizações dos direitos humanos, incluindo a OXFAM e a Amnistia Internacional, que tentam a todo o custo enfraquecer o regime de Teodoro Nguema, solicitando ao FMI o adiamento de novas linhas de crédito à Guiné Equatorial, pois acham que os recursos podem financiar abusos no país. Segundo a imprensa, oito organizações equato-guineenses e internacionais  apelaram ao FMI a não conceder, para já, o empréstimo solicitado pelo Executivo de Malabo em dezembro de 2018. As referidas organizações, pedem que sejam feitas investigações ao regime de Obiang Nguema para se perceber, entre outras, questões relacionadas com a boa governação.

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital