FIGURAS DE LÁ

 
26 de novembro 2019 - às 09:46

Figuras de Lá - Edição nº203

 

DONALD TRUMP 

FURIOSO COM MACRON

Bastas basvezes tem-se visto os dois presidentes todo-sorrisos diante das câmaras, mas no fundo, quer Trump como Macron às vezes entornam o "caldo". Na reunião do G7, revelou-se que os EUA tinham, logo à partida, ficado furiosos por Emmanuel Macron por este ter  colocado na pauta o tema clima e fogo na Amazónia, sem que pedissem uma espécie de "procuração". Bem entendido: eles se sentiram postos para o lado, explicaram diplomatas.Trump não tem sido visto como um verdadeiro pilar que se move em direcção contrária à maioria esmagadora dos líderes europeus que têm uma agenda clara de mudança positiva de atitude em relação às alterações climáixa de nível considerável de populariudadeticas. Tanto mais que as autoridades americanas torceram logo o nariz quando tomaram conhecimento  que Macron provou que numerosas iniciativas importantes, do imposto digital à política do clima, vão partir exactamente de Paris. 

***************************

ÂNGELA MERKEL

LIDERANÇA ESTREMECIDA

Ao que parece, tudo leva a indicar que Ângela Merkel poderá ver a sua saída da cena política com um baixo índice de popularidade em termos de liderança na União Europeia. E tudo parte da sua pouca capacidade de dar a volta por cima aos problemas internos ligados na Alemanha,onde tem-se dito que  "o crepúsculo dos deuses políticos em Berlim terão paralisado a sua experiência e vontade de liderança".A chanceler federal alemã tem-se confrontado com a mudança de comando na UE. Já não mexe os pauzinhos, como num passado recente.

***************************

KAYAPÓ RAONI: 

“ESTAMOS COM  MEDO"

O The Guardian publicou um artigo do cacique Kayapó Raoni, em que este denuncia os "não indígenas" pela forma como a floresta amazónica e o seu povo estão a ser maltratados. “Uma geração atrás, muitas das nossas tribos estavam lutando entre si, mas agora estamos juntos, lutando juntos contra nosso inimigo comum. E este inimigo comum é você, os povos não indígenas que invadiram nossas terras e que, agora, estão queimando até mesmo essas pequenas partes das florestas onde vivemos e que vocês deixaram para nós", disse Kayapó Raoni, durante a peregrinação que está a fazer na Europa, alertando  que o presidente Bolsonaro do Brasil continua a  encorajar os fazendeiros a cortar as árvores.

O artigo traz um apelo veemente:“nós, Povos da Amazónia, estamos com muito medo. Logo, vocês também estarão. Vocês destroem as nossas terras, envenenam o planeta, semeiam a morte porque estão perdidos. Logo, será tarde demais para mudar.”

***************************

EMMANUEL MACRON

DEPOIS DA TEMPESTADE...

Emmanuel Macron começa já a ser considerado o "homem forte " da Europa, ao contrário da sua homóloga alemã,Ângela Merkel,  que tem perdido terreno a nível interno e mesmo no conjunto dos líderes mais fortes do velho continente. O Presidente francês teve uma oportunidade única com a realização no seu país da reunião de cúpula do G/.Antes, durante e depois consolidou o seu capital político, ainda que as núvens das manifestações  dos "coletes amarelos" pairassem um pouco por todo o lado do país de Charles de Gaulle.A imprensa internacional mais pró-Macron não teve dúvidas:" Acima de tudo,  não queria ficar pessoalmente como perdedor. E, com algum esforço, nisso ele teve sucesso.De facto, conseguiu dar a volta no recalcitrante e atravancador presidente dos Estados Unidos em relação à política para o Irão. O que não é uma vitória pequena, pois mais uma vez Donald Trump se revelou um convidado mal-educado em Biarritz, tendo prazer em confundir imprensa e observadores, por exemplo, quanto à política comercial", afirma-se.

***************************

ANGELINA JOLIE 

LÁGRIMAS DE DESPEDIDA

Tal como qualquer mãe, Angelina Jolie mostrou-se emocionada no primeiro dia de aulas do filho, até porque este escolheu uma universidade fora dos Estados Unidos: a Universidade Yonsei de Seul. Maddox, de 18 anos, vai estudar Bioquímica e foi o centro das atenções na chegada à universidade, pois havia muitos fãs da mãe que os abordaram, para pedir autógrafos e tirar fotografias. Nas redes sociais surgiram alguns vídeos gravados por estudantes da Universidade, nos quais Angelina vai respondendo a diversas questões e em que confessa: "Vou-me embora hoje; hoje é o dia em que o deixo. Eu sei, estou a tentar não chorar".

"Angelina Jolie contou ainda que "não podia estar mais orgulhosa" do filho e que tanto ela como os irmãos de Maddox irão visitá-lo em breve. "É muito próximo dos irmãos e eles irão vê-lo", revelou à revista People, citada pelo MSN, que recorda  que Angelina Jolie adoptou Madddox no Camboja, em 2002 e, quando assumiu a relação com Brad Pitt, este também o adotou. Os dois actores são ainda pais de Pax, de 15 anos, Zahara, de 14, Shiloh, de 13, e dos gémeos Vivienne e Knox, de 11 anos.

***************************

FILIPE NYUSI 

A SUCESSÃO ESTÁ CLARA 

As eleições moçambicanas serão realizadas no próximo dia 15 de Outubro e Filipe Nyusi é   candidato à sua própria sucessão. Já se advinha uma vitória clara do actual presidente sobre o seu adversárioo directo, o líder da Renamo,Ossufo Momade, pois  Nyusi praticamente  está em campanha há vários anos, apesar de a Frelimo estar  ensombrada pelo escândalo das  "dívida ilegais". Ele tem se esforçado para manter a maioria dos assentos na Assembleia da República mesmo enfrentando uma Renamo dividida e sem Afonso Dhlakama.À seu favor, conta a popularidade que tem como Chefe de Estado que conseguiu chamar a si o sucesso de mais um acordo de paz e ter mostrado obra em alguns distritos do país, onde tem sido bem acolhido.

***************************

LEONARDO DICAPRIO 

USD 4 MILHÕES PARA AMAZÓNIA

Homem de grandes causas solidárias e com uma grande responsabilidade social no que diz respeito a questões relacionadas com a preocupação ambiental, Leonardo DiCaprio não conseguiu ficar indiferente à situação delicada que atravessa atualmente a Amazónia.

Em nome da associação Earth Alliance, que criou recentemente em parceria com Lauren Jobs - a viúva de Steve Jobs - e com o milionário Brian Sheth, o actor ofereceu cerca de quatro milhões e meio de euros para ajudar um conjunto de organizações não governamentais ligadas ao ambiente e às comunidades indígenas no Brasil. In "Notícias ao Minuto".

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital