VIDA SOCIAL

 
26 de agosto 2019 - às 11:05

GINÁSTICA LABORAL, O QUE É?

Período de tempo compreendido entre os cinco e os quinze minutos é suficiente para que os objectivos da Ginástica Laboral sejam atingidos

 

Podemos descrever a Ginástica Laboral como o conjunto de todas e quaisquer práticas que têm como principal objectivo:

 Prevenir patologias relacionadas às actividades laborais;

 Incentivar os colaboradores à prática de actividades físicas

 Melhorar a qualidade de vida e a saúde (segundo a OMS a saúde é "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

 

Onde se Realizam as Sessões de Ginástica Laboral?

A ginástica laboral é realizada no posto de trabalho ou, tanto quanto possível, num espaço destinado a tal, dentro da empresa.

 

Qual a Duração das Sessões de Ginástica Laboral?

Apesar de não ter uma duração exacta, considera-se que um período de tempo compreendido entre os cinco e os quinze minutos é suficiente para que os objectivos da Ginástica Laboral sejam atingidos, dependendo naturalmente das vicissitudes de cada emprego/empresa.

Pode ser realizada todos os dias, duas a três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.

 

Quais os Diferentes Tipos de Ginástica Laboral?

• Preparatória (normalmente é realizada no início da jornada laboral):

Tem como objectivo preparar o organismo ao nível oxigenação tecidual, do aumento da frequência cardíaca, e na melhoria dos índices de concentração e de boa disposição.

São realizados exercícios de Coordenação e Equilíbrio Motor, de Concentração, de Flexibilidade e de Resistência muscular (não se recomenda que sejam realizados todos na mesma sessão). 

• Compensatória (normalmente é realizada durante a jornada laboral):

Tem como objectivo o alívio da tensão muscular, através do auxílio na remoção de resíduos metabólicos, pela correção postural e pela prevenção de fadiga muscular, decorrentes de posturas menos correctas ou de esforços excessivos.

São realizados exercícios Posturais, de Flexibilidade e Alongamentos e Exercícios Respiratórios.

• Relaxamento (Normalmente é realizada ao final da jornada laboral):

Tem como principal objectivo o alívio de tensões e diminuição dos índices de stress.

São realizados exercícios de Automassagem, Respiração,  Alongamentos e, nalguns casos, de Meditação.

 

Quais as Vantagens da Ginástica Laboral?

A aplicação prática da Ginástica Laboral promove:

 A valorização do profissional, na sua vertente pessoal;

 A preocupação empresarial com a saúde dos seus empregados, como elemento determinante no seu rendimento; 

 O desenvolvimento do trabalho com maior qualidade e duração, com a possibilidade real de obtenção de melhores resultados;

 A oferta de um melhor ambiente de trabalho.

 Diminuição dos casos de LER / DORT (Lesão por Esforço Repetitivo / Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho).

Concluindo, a introdução da Ginástica Laboral como parte integrante do mapa laboral de uma entidade empregadora pode possibilitar a obtenção de melhores resultados a longo prazo, na medida em que a preservação e manutenção da saúde dos empregados, acaba por se reflectir no seu rendimento.

Para além de existir um aumento do bem-estar colectivo, existe uma relação directa com a redução do número de faltas ao emprego por motivos de saúde, possibilitando deste modo a manutenção ou o aumento do ritmo diário das rotinas das empresas.

 

EXERCÍCIOS QUE DEVE REALIZAR: 

 Básculas

 Alongamento Estático e Dinâmico do Trapézio

 Alongamento Estático da Coluna Vertebral

 Rotação da Coluna (na posição sentada)

 Exercícios Respiratórios

 Caminhada

 

FRASES A DESTACAR

“Relação directa com a redução do número de faltas ao emprego por motivos de saúde”

“Tem como principal objectivo o alívio de tensões e diminuição dos índices de stress”

“Aumento do bem-estar colectivo”

 

Artigo escrito por: 

Fisiologista Bruno Lourenço, Fisiologista José Mendes e Fisiologista Kátia Francisco 

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