FIGURAS DE LÁ

 
22 de junho 2018 - às 07:21

Figuras de Lá - Edição nº 192

 

AFONSO DHLAKHAMA

FIM DO GUERRILHEIRO

 

Afonso Dhlakhama, o líder da RENAMO, a maior força política (e armada) da oposição em Moçambique, despediu-se do mundo dos vivos no passado mês de Abril, nas montanhas de Gorongoza, depois de ter sido acometido por uma ataque cardíaco. Dhlakama concorreu cinco vezes nas eleições (legislativas e presidenciais), tendo sido derrotado, consecutivamente, em todas elas. 

O líder carismático deixa o seu nome ligado a um clima de guerra violento que provocou milhares de mortos, mutilados e  refugiados, mas ê-lhe reconhecido o mérito de ter obrigado o regime da FRELIMO a transformar Moçambique num estado democrático de direito,  desde a implementação dos Acordos de Roma,  que assinou com o Presidente Joaquim Chissano.

***********************************

TINA TURNER 

FAMÍLIA ABANDONADA

 

Muito recentemente, Tina Turner foi  acusada, pelo filho adoptivo, de ter abandonado a família. Num novo musical baseado na história da sua vida, retrata-se o sofrimento de Tina devido ao seu ex-marido, Ike Turner, entre outras coisas. Contudo, para o filho adoptivo, a cantora cometeu também erros graves, como o facto de ter abandonado a família, pois não fala com a mãe desde 2000. “Não acho que nenhum dos meus irmãos fale com ela há muito tempo também”, garantiu.Relativamente aos casos de conflitos, Ike Jr. prefere minimizar as situações: “O meu pai e minha mãe não tinham mais conflitos que os nossos vizinhos”, assegura. A imprensa conta que após 16 anos de sofrimento, a celebridade fugiu de casa com apenas 36 centavos na carteira. Tina tem quatro filhos: Craig, 60 anos, Ronnie, 57, Ike Jr, 59, e Michael, 59.

***********************************

BARACK OBAMA 

“TRUMP: ERRO GRAVE”

 

Barack Obama, ex-presidente norte-americano e o principal responsável pelo acordo nuclear, diz que a decisão de Donald Trump (em rasgar o acordo) “é um erro grave”. “Todos sabemos os perigos de o Irão obter a arma nuclear. Se se perderem os constrangimentos ao programa nuclear do Irão sob o Plano de Ação Conjunto Global, podemos estar a acelerar o dia em que nos vamos deparar com a escolha entre viver com essa ameaça ou avançar para a guerra para preveni-la”, disse. 

Note-se que os líderes da Alemanha, da Inglaterra e da França, Angela Merkel,  Teresa May e Emmanuel Macron, respectivamente mostraram-se “preocupados” e apelaram à “responsabilidade” dos outros países que estão incluídos no acordo. Mais: garantiram que o povo iraniano “manterá os benefícios económicos que resultam do acordo”, pois tem cumprido o estipulado no pacto aprovado por unanimidade pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, algo confirmado pela Agência Internacional de Energia Atómica. Por isto, Merkel, May e Macron pedem “contenção” ao Irão.

***********************************

BRUNO DE CARVALHO 

"ARMADO EM MALUCO"

 

“Saiu no sábado (12 de Maio), salvo erro, no Expresso, uma entrevista com Bruno de Carvalho. Diz-se por aí à boca cheia que ele declarou que às vezes se “arma em maluco” e gosta… A declaração não tem ponta por onde se lhe pegue mas conduz-nos a algumas perguntas simples mas obrigatórias: Desde quando um maluco reconhece que é maluco? Têm ou não capacidades para criar manobras de diversão - para outros e eles próprios - sobre a realidade do seu estado de saúde mental que não reconhecem? – Extrato da crónica de Mário Motta, in “Bocas do Inferno”,onde se escreve ainda: “ O Bruno é um bom homem, apesar de director-adepto e impulsivo. Infelizmente não está “armado em maluco” mas usa práticas que são caracteristicamente de maluco. É o que transparece”.

***********************************

WAYLON, NO EUROVISÃO

GANHOU UMA “GALINHA

 

“É um circo. Uma vez foi uma mulher de barba, agora uma galinha”. Este foi o desabafo de Waylon, o cantor que representou a Holanda no Eurovisão, referindo-se à Netta Barzilai, a israelita vencedora do festival. Ele disse-se "orgulhoso" da sua prestação (ficou em décimo oitavo lugar), mas sobre a vencedora do concurso foi muito duro: "ela mereceu ganhar, se falarmos só do circo e das loucuras", rematou.

"Infelizmente, estas características que a Eurovisão tem não se irão alterar. E isso é triste. Uma vez (ganhou) uma mulher de barba, agora foi uma galinha", disse.

***********************************

BENJAMIN NETANYAHU

BOMBARDEAMENTOS

 

Enquanto  dezenas de famílias  palestinianas choravam os mortos e outras tantas tentavam salvar a vida de centenas dos seus filhos, Benjamin Netanyahu saudava alegremente os seus aliados, devido à inauguração da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém. Em Gaza, o exército israelita disparou, bombardeou e matou mais de cinquenta palestinianos que se manifestavam contra a ocupação judia do seu território. Benjamin Netanyahu, o  primeiro-Ministro de Israel,  saudou todos os aliados, mas também acenou aos vizinhos iranianos com umas bujardas e, sobretudo, mandou um abraço fraternal a Donald Trump, pois foi este  presidente quem tomou , finalmente, a decisão de mudar a embaixada americana para Jerusalém. Enfim, amigos para sempre!

***********************************

DON CELINO

MORREU O MAIS VELHO DO MUNDO

 

"De acordo com os Recordes do Guiness, os louros eram de um japonês. Mas para nós é igual, sabemos que o verdadeiro estava no nosso país", começa por referir o jornal chileno Publimetro, ao avançar a notícia de que morreu o homem mais velho do mundo que, afinal, era chileno.

Celino Villanueva Jaramillo terá nascido a 25 de Julho de 1896 no Chile, segundo as autoridades do país. Morreu em Março, aos 121 anos, devido a complicações de saúde após um acidente doméstico: uma queda da cama levou a que três costelas se partissem e uma delas perfurou um pulmão. A operação correu bem, mas nos últimos dias a sua condição de saúde tornou-se crítica e Celino não sobreviveu. Don Celino, como era conhecido, não teria familiares vivos e vivia desde os 99 anos com uma família que o acolheu, após um incêndio ter destruído a sua casa em 1995. 

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital