FIGURAS DE LÁ

 
26 de dezembro 2016 - às 08:06

Figuras de Lá - Edição Nº 180

 

UMARO CISSOKO EMBALO

COLETE DE FORÇA

Umaro Cissoko Embalo é o nome que se segue no xadrêz politico da Guiné-Bissau depois de ter sido nomeado Primeiro Ministro. Não tem governo, não tem programa porque ainda é preciso vencer o colete de forcas que existe entre as diferentes forças políticas para que se aceite o seu nome, tido como de confiança do Presidente Mario Vaz mas não do PAIGC, o partido que venceu as últimas eleições. Enquanto isso, o Pais está parado e a crise vai conhecendo outros contornos.

 

ANGELA MERKEL

PODEROSA 

A chefe do governo alemão já deu a cara para concorrer pelo seu Partido para mais um mandato eleitoral. Muito embora os seus níveis de popularidade tenham baixado um bocado no seu País, Angela Merkel continua a ser uma das mulheres mais poderosas do mundo, muito pela forma como conduz os destinos de um dos países, a Alemanha, com a economia mais robusta a nível do planeta. Merkel faz história na politica!

 

JACOB ZUMA

CONTESTAÇÃO

Não têm sido nada fáceis os tempos actuais para Jacob Zuma, que cumpre o seu último mandato como Presidente da República da África do Sul. Casos de alegada corrupção enlameam a sua governação, o que tem levado a alguns protestos de outras forças políticas e extractos fortes da população a exigirem a sua demissão, que não abonam absolutamente nada à favor do ANC, a principal força política na África do Sul e que sustenta o actual Presidente.

 

IRINA BOKOVA

DESAFIOS

Irina Bokova ,a búlgara que um dia pensou que tinha campo aberto para ganhar o cobiçado cargo de Secretário Geral da ONU viu o seu sonho esfumar-se porque na fase decisiva nem teve a solidariedade do seu Pais. Quadro das Nações Unidas, perdeu uma batalha mas tem de saber agora fazer jogos de equilíbrio para continuar a ter um papel relevante no sistema das Nações Unidas que a partir de Janeiro terá como Secretario Geral o português António Guterres.

 

ALEK WEK 

SUCESSO

A sudanesa Alek Wek conseguiu no mundo da moda internacional o seu espaço como modelo tornando-se como uma das mais solicitadas das principais passarelles mundiais. Visionaria, criou a sua imagem de marca e hoje continua a dar cartadas na área que a projectou internacionalmente, a moda, o que contribui, também, para a imagem do seu Pais, infelizmente maltratada pela guerra fratricida que se viveu.

 

RENATO SANCHES

LOUROS

Fez-se jogador de craveira no Benfica de Portugal e rapidamente foi lançado para o estrelato, comprado pelo Bayern de Munique, equipa de futebol do competitivo campeonato alemão. Renato Sanches está a procura da sua melhor forma e adaptação a um tipo de futebol mais fisico mas o certo é que ao ser considerado um dos melhores jogadores europeus da actualidade na sua faixa etaria, o jovem português veste-se de louros que podem adivinhar uma carreira com muitos sucessos.

 

ROSINE SORI COULIBALY

DUREZA

Rosine Sori Coulibaly é a Ministra das Finanças do Burkina Fasso e tida nos meios politicos como uma dama de ferro quando se trata de medidas arrojadas para o saneamento da economia para que o Pais possa registar índices de desenvolvimento aceitáveis.

Em tempos de vacas magras, no que ao dinheiro diz respeito, todo zelo é necessário sobretudo naqueles países, como é o caso do Burkina Faso, que não "nadam em praias" com muitas riquezas naturais e dependem de ajudas externas para o seu equilíbrio orçamental.

 

YAYA JAMEH

DERROTA

Então Presidente da Gâmbia,Yaya Jameh foi copiosamente derrotado nas eleições presidenciais do seu Pais por um empresário desconhecido nos meios politicos mas que recebeu a solidariedade de todos os partidos da oposição que se uniram em bloco para meter ponto final a um regime que caminhava para mais de duas dezenas de anos.Yaya Jameh, que se dizia eterno no poder com a força de Deus, prontificou-se em reconhecer a sua derrota e agora não lhe resta outra alternativa senão arrumar as malas e saber posicionar-se na oposição. Regras da democracia!

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital