Sociedade

 
29/08/2014 15:36:57

MULHER ANGOLANA PRESENÇA INDISPENSÁVEL

…Nos momentos mais conturbados, elas participavam de forma activa e directa em todas as frentes, onde a sua presença foi exigida e se tornou indispensável

            José Eduardo dos Santos

29/08/2014 15:34:36

A CHAVE DO PLANO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE QUADROS

As preocupações sobre que qualificações e que competências formar para além da generalização e da elevação da escolaridade são hoje evidentes e respondem, de certo modo, à constatação de que as economias mais avançadas ou as que efectivamente, nos últimos anos, se posicionaram na esfera internacional de modo altamente competitivo (como são exemplos, a nível europeu, a Irlanda ou a Finlândia) terão feito sérios e certeiros investimentos em educação e formação e em estreita articulação com as suas políticas industriais e de inovação.

29/08/2014 15:06:51

ÉBOLA, A EPIDEMIA DO MOMENTO: UM SURTO AO PÉ DA LETRA EM ÁFRICA

 Trata-se de um vírus altamente infeccioso, com taxas de mortalidade que variam entre os 25 e os 90%, dependendo da sua origem, e em África a epidemia está fora de controle, tendo já infectado muitas pessoas na Serra Leoa, Libéria e Guiné Conacri

31/07/2014 09:58:04

FAMA A QUALQUER CUSTO!

Para entrar no selecto clube dos famosos muitas pessoas trabalham arduamente mas há também os casos de pessoas que são capazes de grandes sacrifícios para gozar os seus 15 minutos de fama, demostrando a tendência actual em que “vale tudo” para se chegar ao topo

31/07/2014 09:57:13

APAREÇO, LOGO NÃO ESQUEÇO! QUEM É FAMOSO, POR VEZES GOSTAVA DE PASSAR DESPERCEBIDO…

Ser ou ficar famoso não depende sempre de um talento que se tem. Quantos são os casos de pessoas que se tornam conhecidas por um determinado programa televisivo ou acontecimento e que, pouco tempo depois, regressam ao anonimato em que sempre viveram?

02/07/2014 19:22:44

RECOLHA E DETONAÇÃO EM NOME DA PAZ GUERRA CONTRA AS MINAS CONTINUA...

Foram décadas de guerra, anos em que milhares de militares especializaram-se em minas, "plantar" centenas de milhões de artefactos explosivos das mais diversas origens. 

Hoje, o quadro é outro: ali onde é possível, o  território está a ser passado a pente fino e com a introdução de novas tecnologias cerca de  dois terços dele foi desminado

31/05/2014 15:52:32

GLOBALIZAÇÃO, MUNDIALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO: ONDE FICA A CIDADANIA?

Globalização, mundialização, internacionalização e cidadania são dimensões que se entrecruzam, ao mesmo tempo que são notícia frequente, por força do incremento das relações económicas, da circulação de capitais, do desenvolvimento das comunicações e do acentuar dos processos migratórios a diferentes escalas.

31/05/2014 15:47:13

SUSTENTABILIDADE COMPROMISSO INEVITÁVEL COM O FUTURO

É esta mudança permanente, que vincula o ser humano a desafios de adaptação e preservação da natureza, garantindo uma liberdade, que ao invés de condicional, transforma a vida num desafio permanente.

31/05/2014 15:36:49

ANGOLA E MOÇAMBIQUE AINDA NÃO ADERIRAM NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: EM QUE FICAMOS?

A contestação não é de hoje e, após a terceira revisão da ortografia, as críticas continuam, entre os países que falam português. 

“E se Camões fosse vivo? Ou Pessoa? Saberiam corrigir as suas próprias obras? Ou iriam ficar confusos? Como andam os angolanos e os moçambicanos?”

30/04/2014 07:18:39

O COMBATE DA SIDA EM ANGOLA

Longe de medos e despido de qualquer preconceito, Manuel Américo, é seropositivo há 7 anos, mas apenas há 3 assume a sua condição diante de toda a família e da sociedade.
Diz gostar da sua vida e ter-se habituado a viver na condição de seropositivo, porque julga ser assim que se vencem todos os males que podiam advir destaˮ

01/03/2014 05:49:10

Doenças crónicas: ESTE MALDITO CANCRO!

O cancro é nos dias de hoje das doenças que mais vidas tira. Por incrível que pareça, não se sabe se pelo avanço da tecnologia, o cancro é hoje uma doença muito mais conhecida do que há algum tempos atrás.

28/01/2014 18:59:57

O que dizem os angolanos sobre o passado e o futuro?

Na ressaca de mais um ano que já se foi e numa perspectiva algo optimista de entrada trunfal a um novo, os angolanos auguram, na sua generalidade, que o quadro político, económico e social dê uma cambalhota de 360 graus ao longo dos 365 dias. No fundo, exigem o essencial como quaisquer seres deste planeta; um bom desempenho de quem os está a servir, que procurem cumprir os objectivos pelos quais foram eleitos, que a paz  se consolide e procure assegurar que os princípios consagrados na Constituição da República sejam respeitados; que vida faça o seu caminho sustentada dentro de um quadro em que, de facto, todos possam usufruir dos recursos nacionais

05/10/2013 10:10:14

Apesar das medidas do Ministério do Ambiente: FAUNA ANGOLANA À VENDA NA CAPITAL

Uma das belezas de África, reconhecida em todo o mundo, é a paisagem selvagem, de animais correndo pela savana, livres, acautelando-se apenas com o perigo quando confrontados com o seu predador na cadeia animal.

05/10/2013 10:07:34

Homossexualidade: PRECONCEITO, EU?!

Dária Girão é homosexual e diz não gostar de se sentir Homem. “Sou uma Mulher que embora não sinta nada por Homens, não tenho vontade nenhuma de ser como um Homem. Sou uma Mulher que veste como Mulher, se comporta como mulher mas que se sente atraída por mulheres iguais, devo simplesmente dizer que não por opção, mas por ser a minha própria natureza.”

05/10/2013 10:06:35

Padre Apolónio Graciano O CASAMENTO EXIGE MATURIDADE

Assuntos sociais como o casamento e a homossexualidade vem liderando a actualidade nas rodas de bares e quintais. Fenómenos que vêm crescendo a cada dia na sociedade angolana e que não se consegue ao certo elaborar uma imagem consistente do que se passa de facto, face ao crescimento desmedido destes na sociedade. É tempo de procurar intervir nesta situação, produzindo trabalhos que, permitam a formação duma opinião pública mais esclarecida. Com efeito, a Figuras e Negócios vem nesta edição despertar a atenção para estes, que vem sendo paradigmas sociais muito frequentes.

1 2 3 4 5 6 7

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital