Sociedade

 
31/05/2014 15:47:13

SUSTENTABILIDADE COMPROMISSO INEVITÁVEL COM O FUTURO

É esta mudança permanente, que vincula o ser humano a desafios de adaptação e preservação da natureza, garantindo uma liberdade, que ao invés de condicional, transforma a vida num desafio permanente.

31/05/2014 15:36:49

ANGOLA E MOÇAMBIQUE AINDA NÃO ADERIRAM NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO: EM QUE FICAMOS?

A contestação não é de hoje e, após a terceira revisão da ortografia, as críticas continuam, entre os países que falam português. 

“E se Camões fosse vivo? Ou Pessoa? Saberiam corrigir as suas próprias obras? Ou iriam ficar confusos? Como andam os angolanos e os moçambicanos?”

30/04/2014 07:18:39

O COMBATE DA SIDA EM ANGOLA

Longe de medos e despido de qualquer preconceito, Manuel Américo, é seropositivo há 7 anos, mas apenas há 3 assume a sua condição diante de toda a família e da sociedade.
Diz gostar da sua vida e ter-se habituado a viver na condição de seropositivo, porque julga ser assim que se vencem todos os males que podiam advir destaˮ

01/03/2014 05:49:10

Doenças crónicas: ESTE MALDITO CANCRO!

O cancro é nos dias de hoje das doenças que mais vidas tira. Por incrível que pareça, não se sabe se pelo avanço da tecnologia, o cancro é hoje uma doença muito mais conhecida do que há algum tempos atrás.

28/01/2014 18:59:57

O que dizem os angolanos sobre o passado e o futuro?

Na ressaca de mais um ano que já se foi e numa perspectiva algo optimista de entrada trunfal a um novo, os angolanos auguram, na sua generalidade, que o quadro político, económico e social dê uma cambalhota de 360 graus ao longo dos 365 dias. No fundo, exigem o essencial como quaisquer seres deste planeta; um bom desempenho de quem os está a servir, que procurem cumprir os objectivos pelos quais foram eleitos, que a paz  se consolide e procure assegurar que os princípios consagrados na Constituição da República sejam respeitados; que vida faça o seu caminho sustentada dentro de um quadro em que, de facto, todos possam usufruir dos recursos nacionais

05/10/2013 10:10:14

Apesar das medidas do Ministério do Ambiente: FAUNA ANGOLANA À VENDA NA CAPITAL

Uma das belezas de África, reconhecida em todo o mundo, é a paisagem selvagem, de animais correndo pela savana, livres, acautelando-se apenas com o perigo quando confrontados com o seu predador na cadeia animal.

05/10/2013 10:07:34

Homossexualidade: PRECONCEITO, EU?!

Dária Girão é homosexual e diz não gostar de se sentir Homem. “Sou uma Mulher que embora não sinta nada por Homens, não tenho vontade nenhuma de ser como um Homem. Sou uma Mulher que veste como Mulher, se comporta como mulher mas que se sente atraída por mulheres iguais, devo simplesmente dizer que não por opção, mas por ser a minha própria natureza.”

05/10/2013 10:06:35

Padre Apolónio Graciano O CASAMENTO EXIGE MATURIDADE

Assuntos sociais como o casamento e a homossexualidade vem liderando a actualidade nas rodas de bares e quintais. Fenómenos que vêm crescendo a cada dia na sociedade angolana e que não se consegue ao certo elaborar uma imagem consistente do que se passa de facto, face ao crescimento desmedido destes na sociedade. É tempo de procurar intervir nesta situação, produzindo trabalhos que, permitam a formação duma opinião pública mais esclarecida. Com efeito, a Figuras e Negócios vem nesta edição despertar a atenção para estes, que vem sendo paradigmas sociais muito frequentes.

04/09/2013 08:31:00

Guida Nkai UMA MAKINA FAZEDORA DE ARTE

Margarida Paulo Nkai ou simplesmente Guida Nkai, filha de Miguel Kumbu e Suzana Paulo, nasceu na província do Zaire, município do Soyo.

04/09/2013 08:30:01

Expatriados pagos a peso de ouro para trabalhar em Angola perdem regalias todos os dias

A reconstrução de Angola criou a necessidade de contratar empresas e pessoas para contribuir para o desenvolvimento do país, quer na construção de edifícios residenciais, quer núcleos empresariais, postos de abastecimento, estabelecimentos comerciais e de lazer.

02/08/2013 18:45:16

EMPREGADAS PARA TODO O SERVIÇO

O empregado doméstico é um indivíduo maior de 18 anos, que presta serviços domésticos em troca de um pagamento. Até aqui tudo parecia simples, não fosse o código de trabalho que tem vindo a proteger esta profissão de forma a torná-la digna de maior respeito por parte das entidades empregadoras.

02/07/2013 17:33:45

Infertilidade com taxas elevadas: COMO POSSO TER FILHOS?

A infertilidade é causa de um sofrimento sem igual e de dificuldades de realização pessoal, conviver com ela chega a ser traumático para uma mulher. O sonho de ter um filho, é morto pela frustração de não se conseguir engravidar, por mais que se tente. Esta não é uma doença de vida e de morte, mas desperta angústias que misturam os dois conceitos.

07/06/2013 09:43:43

Kuduro MODISMO DA IRREVERÊNCIA JUVENIL OU EXPRESSÃO MUSICAL QUE VEIO PARA FICAR?

Vista inicialmente como um tipo de música que destoava com os diversos tipos de ritmos característicos da música angolana, como o semba e o kilapanga, a julgar até pela influência doutras propostas estético-melódicas exógenas quando do seu surgimento nos meados dos anos 90, alguns dos mais velhos músicos da velha geração e não só, não levavam a sério o kuduro; um misto de dança e música que se afirma hoje como um cartão de visita da culturta angolana fora de portas, incluindo nos Estados Unidos da América, descendo para o Brasil e passando por Portugal e até Paris, o centro da França, por sinal a capital africana na Europa, a julgar pelo grau de representatividade que a arte oriunda do continente berço aí encontra espaço desde há longa data.

07/06/2013 09:42:45

SURTO DE DENGUE: UMA PREOCUPAÇÃO NACIONAL

Desde Março deste ano que o Ministério da Saúde registou um aumento do número de casos de dengue, uma doença debilitante, causada por um mosquito, e que, em casos graves pode provocar hemorragia e consequentemente a morte. Para travar o surto, as autoridades sanitárias do País apostam em campanhas de sensibilização e na capacitação dos técnicos de saúde para atenderem os pacientes afectados pela doença

03/04/2013 13:51:39

MULHERES ANGOLANAS NA POLÍTICA ACTIVA

Apresentamos a seguir algumas figuras femininas angolanas actualmente com responsabilidades na vida política e governativa

1 2 3 4 5 6

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital