Mundo Real

 
02/09/2016 06:52:08

PACOTE LEGISLATIVO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DEVE SERVIR O PAÍS

A ideia avançada no memorando do Sindicato de Jornalistas Angolanos é coerente ao sugerir que a entidade competente para a emissão de Carteira Profissional deve ser uma Comissão de Carteira e Ética, constituída unicamente por jornalistas, eleitos entre pares, e que deverá funcionar com a sua reconhecida autonomia adstrita à futura entidade reguladora da comunicação social, tal como estabelece a Lei de Imprensa Angolana vigente

28/07/2016 07:48:47

ASTRAL: O VERDADEIRO AGENTE POLICIAL

A forma como o agente da Polícia me acudiu ficou marcada na minha mente, até hoje. É isso que a população espera dos agentes da lei, que estejam aí para proteger-nos, que façam de tudo para garantir a segurança à população. Gestos como estes fazem-me acreditar na corporação, na sua missão, e deixa claro que por uns não devem pagar todos. Acredito que muitos dos que estão na Polícia estão lá com verdadeiro sentido de missão.


28/06/2016 07:45:13

DA PROMESSA AO IMPACTO: ERRADICAR A MALNUTRIÇÃO ATÉ 2030

31/05/2016 07:04:23

CONSTRUÇÃO DE PONTES

Actualmente, em que muitos são os temas sobre a mesa e cada vez mais visíveis as divergências (ou é melhor chamar tendências?) também sobressaem mais as pessoas com visão extrema. Lamentavelmente, aquelas pessoas que criticam algumas opções e situações que consideram erradas são rotuladas como sendo da oposição mesmo quando não estão filiadas a um partido político, pior ainda, acabam sendo acusadas de coisas piores. Ao mesmo tempo também noto que os grupos da oposição ou os que discordam da situação também não aceitam bem quando alguém da sociedade civil refere pontos positivos do país ou do nosso contexto actual ou mesmo quando critica as suas lideranças.

02/05/2016 07:14:11

A FORÇA DAS INSTITUIÇÕES

O escândalo “panamá papers” é um exemplo claro no qual podemos ver como a ganância, a imoralidade dos servidores públicos, tem sérias consequências sobre as nações e o mundo. Biliões de dólares foram escondidos em paraísos ficais, sem que os devidos impostos fossem pagos, em muitos casos pelos mesmos governantes que exigiam sacrifícios ao povo.

02/04/2016 17:05:41

REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO DE PONTES

Quanto mais os cidadãos se expressam livremente menor é o risco de tensões.


28/02/2016 13:56:10

UM PROBLEMA PROFUNDO QUE EXIGE UMA SOLUÇÃO ENÉRGICA

Temos que olhar o drama da violência sexual de frente e combater energicamente este problema, não podemos ficar pelos discursos diante de uma situação tão preocupante e que afecta tantas famílias. 

30/01/2016 16:21:48

A HORA DOS VERDADEIROS EMPRESÁRIOS

As crises económicas são cíclicas, elas instalam-se, como foi o caso da “grande depressão”, que começou em 1929 e durou por um longo período, mas o ciclo quebra-se. Os economistas já avisaram que as dificuldades vão persistir mas certamente a economia mundial vai resistir e os países voltarão a crescer. 


23/12/2015 07:25:55

DIAGNÓSTICO DO JORNALISMO ANGOLANO

A comunicação social angolana há muito que precisava destes momentos, para debater a sua realidade, enfrentar os problemas de frente. Simplesmente, precisávamos falar.

26/11/2015 18:37:00

ANALISAR, DISCUTIR E PROPOR

A conferência foi um óptimo espaço para discutir a situação económica do país mas também para analisarmos a nossa história, o nosso percurso. Iniciativas como estas devem repetir-se e merecer apoio de outras instituições ligadas ao sector económico, particularmente empresas que cada vez mais e tendo em conta o contexto do país, devem primar pela responsabilidade social.

29/10/2015 18:36:05

DIÁLOGO E INCLUSÃO PARA CIMENTAR A PAZ

Preservar a paz e a estabilidade deve, por isso mesmo, envolver todos nós mas, a meu ver tal deve ser por via do diálogo e da inclusão, diálogo para a discussão dos diferentes pontos de vista e para reduzir a barreira entre os mais abastados e os mais pobres e, também, num ambiente onde não se excluam, à partida, as vozes discordantes.

29/09/2015 11:03:39

CAUSAS DA DERROTA NO AFROBASKET

É verdade que a derrota de Angola tem também a ver com factores que nos ultrapassam, como a ausência de grandes estrelas como as que tivemos no passado, como Jean Jackes da Conceição (o melhor jogador africano de todos os tempos), Aníbal Moreira, Herlander Coimbra (triplista por excelência) ou, mesmo, Miguel Lutonda. Sim, passou o tempo dos craques mas a matriz da selecção, do nosso basquetebol deveria estar lá.

29/08/2015 09:12:56

A MIOPIA DOS ANALISTAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS

As pessoas, independentemente de qualquer limitação, devem viver com as suas famílias, nos diferentes  bairros do país pelo que nem  sequer me permito pensar na ideia de se criarem bairros específicos para as pessoas com deficiência, pois não há qualquer motivo para tal. Ao mesmo tempo, as pessoas com deficiência devem também ter oportunidade de trabalhar e ganhar o seu próprio sustento.


27/07/2015 10:33:59

CRISE NA GRÉCIA E AS LIÇÕES PARA O MUNDO

Qual é o futuro das plataformas continentais?  Da União Europeia, que congrega nações do “velho continente”, esperava-se uma reacção mais rápida diante da crise na Grécia, o que não aconteceu  e muito menos a solidariedade entre as nações o que levanta sérias questões sobre o destino do ambicioso projecto europeu e de outras ideias como a União Africana, cujos mecanismos se têm revelado ineficazes para travar os conflitos militares no continente.

25/06/2015 09:56:53

ESCÂNDALOS CORRUPÇÃO CORROE O FUTEBOL

Alguém tinha que romper o circuito. Horácio Mosquito “abriu o jogo” e revelou o submundo da corrupção no futebol angolano pelo que não deve ser sacrificado; antes pelo contrário, precisa ser escutado porque esta pode ser uma oportunidade única para se desvendar a verdade em torno dos casos de corrupção no futebol angolano.

1 2 3 4

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital