Dossier

 
04/09/2013 08:53:08

POLÍCIA ATENTA, POPULAÇÃO COOPERA, IMIGRAÇÃO ILEGAL REFREADA

Criminalidade e segurança pública, imigração ilegal e tráfico ilícito de diamantes foram os temas abordados durante uma conversa com o Comissário-Chefe Gil Famoso, o Comandante Provincial da Polícia Nacional na Lunda Norte; uma região de que tanto se fala devido ao  complexo dossier que encerra a sua vida quotidiana. A exploração de diamantes aguça apetites, transforma o modus vivendi das populações da terceira província territorialmente mais extensa do país.A Polícia Nacional considera-se suficientemente capaz para apagar eventuais “fogos” e garante que, na generalidade, a situação da segurança pública na Lunda Norte é estável. A imigração ilegal vai sendo abafada, fruto de fortes  medidas de prevenção e combate mais eficazes adoptadas.Umas mais  duras que outras, mas necessárias num contexto em que geograficamente a Lunda Norte se situa, a verdade é que esta “zona especial” carece de cuidados acrescidos.
Gil Famoso prenuncia novos tempos. No controlo, na organização estrutural das forças no terreno, nomeadamente nas regiões fronteiriças, no contacto, na cooperação efectiva com os homens de cá e de lá para combater um fenómeno que alarmou tudo e todos. Fala da imigração ilegal com sentido de Estado. Soberania, segurança e continuidade de uma relação cordial com o país vizinho. Para dentro,  dá um recado: “nós julgamos que não seja  especificamente necessária a criação de uma polícia mineira, mesmo estando ligada ao Comando Provincial. Para nós, o mais importante é que os projectos mineiros com os seus sistemas de segurança privada garantam a protecção das suas concessões e que os comandos municipais da polícia estejam potenciados com meios suficientes para manter as áreas livres de garimpeiros”.

04/09/2013 08:52:01

Município de Cambulo: QUASE ÀS ESCURAS E COM MUITA SEDE

Com cerca de quarenta e dois mil quilómetros quadrados de extensão territorial e uma população estimada em cento e trinta e cinco mil habitantes, o município de Cambulo tem recursos naturais mais do que suficientes para dar o salto para o desenvolvimento no quadro geral da província da Lunda Norte.

04/09/2013 08:51:02

Fazenda Agro-pecuária de Cacanda: PRODUÇÃO DE CARNES E OVOS LUNDAS COM BONS NÍVEIS

Inaugurado há um ano pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Projecto Agro-pecuário da Cacanda, localizado nas imediações da cidade do Dundo, hoje pode ser considerado um facto palpável na realização de múltiplos planos no quadro da minimização da fome e da pobreza na Lunda Norte.

04/09/2013 08:49:15

DILATAM-SE AS ARTÉRIAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

À    semelhança do que acontece noutras partes do país, a Lunda Norte vai, paulatinamente, resolvendo um problema que durante cerca de três décadas, esteve encravado nas suas artérias. Os motivos são por demais conhecidos; resta apenas aos seus governantes  levar adiante os seus múltiplos projectos inerentes às obras públicas. Tratando-se especificamente da construção ou reabilitação das suas principais estradas, há que assinalar o ritmo das empreitadas  levadas a cabo nas estradas nacionais  180 e 225 que rasgam uma parte considerável do seu território.

04/09/2013 08:48:03

ESTAMOS CONDENADOS A VIVER COM OS NOSSOS IRMÃOS CONGOLESES

Nunca, em trinta anos da sua existência, a província da Lunda Norte teve algum posto fronteiriço oficialmente aberto. Hoje, as populações de uma faixa terrestre estimada em mais de setecentos quilómetros voltaram a cruzar-se, sem os constrangimentos inerentes ao próprio estatuto de uma província diamantífera que sempre foi capaz de, por motivos óbvios, preservar a sua soberania, impedindo que milhares de imigrantes ilegais se estabelecessem, grande parte dos quais nas zonas de garimpo.
Hoje, a situação modificou-se radicalmente. O Governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Mwangala, foi o portador de uma novidade que certamente mudou o curso de uma história, por vezes trágica, que chegou a beliscar as relações inter-estados. Angola e a República Democrática do Congo, em definitivo, chegaram a acordo. Dois postos fronteiriços foram oficialmente abertos. Num futuro breve, as populações residentes na longa faixa fronteiriça, quer de um lado como do outro, terão o privilégio de possuir documentação suficiente para atravessarem aquela que é considerada  “linha” da concórdia.

04/09/2013 08:46:29

CENTRAL TÉRMICA DO DUNDO VAI RESOLVER A MAKA...

Em Fevereiro de 2010 teve  início o processo de instalação da central térmica do Dundo.Hoje, existem garantias seguras de que ela vai, sim, fornecer energia eléctrica à capital da Lunda Norte – Dundo -  e à Nova Centralidade, uma vez que,em Agosto passado, já se começou a fazer os ensaios dos equipamentos que produzirão  trinta megawatts repartidos para as referidas localidades.

04/09/2013 08:45:40

Um pouco de História do Império lunda ... OCUPAÇÃO COLONIAL DESRESPEITOU TUDO

Tudo se encaixa num problema que os colonialistas trouxeram em 1885; a  partilha pura e simples do território africano, que terá iniciado muito antes deste ano trágico. Várias fontes, entre as quais a wikipedia, a história de África assim o confirmam. Foi exactamente na tristemente célebre Conferência de Berlim, realizada entre 19 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885, que se teve a ideia  de se “organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais”, resultando numa divisão que não respeitou nem a história, nem as relações étnicas e, mesmo, familiares dos povos do apetecível continente negro.

04/09/2013 08:44:47

UM TERRITÓRIO COM UMA HISTÓRIA PARTICULAR

Quando se diz, com propriedade nula, que a Lunda era, provavelmente, povoada por tribos bantus, que estiveram em  constante migração para o sul, tendo ocupado a totalidade de Angola, os verdadeiros conhecedores da História torcerão o nariz. “Provavalmente” por quê e  com que objectivos as potências coloniais proclamaram aos quatro ventos que a “divisão das lundas” tinha a sua razão de ser?

04/09/2013 08:42:51

Lunda Norte: OS DIAMANTES PODERÃO BRILHAR PARA TODOS!!

Não foi nada fácil percorrer cerca de mil  dos cento e trinta mil quilómetros quadrados que configuram o território da Lunda Norte; uma província que constrói uma nova era, num outro tempo em que  a vontade dos seus homens , mulheres e crianças está acima de tudo: do brilho dos seus diamantes, do seu portentoso “oceano” hídrico e de muitas terras por se desbravar, na perspectiva de dizer a toda a gente desejosa de a conhecer o seguinte:”Nhy Nu Kalakale Tambwokenu”. Para muitos, torna-se difícil exprimir a mensagem e traduzir o seu significado real. Mas é fácil de se perceber a exigência deste povo consciente da racionalidade dos seus recursos. É mesmo simples, elementar:”Se for para trabalhar... sejam bem-vindos”.

02/08/2013 18:53:31

Educação Especial ABAIXO O PRECONCEITO - O exemplo de força e determinação de Stela Pires Barros

A 5 de Setembro de 1980, o mundo ficava mais rico com o nascimento de Stela Marlene Pires Barros que vem de uma humilde família de 3 membros e que viria a lutar com todas as forças para que os angolanos tivessem outra percepção das limitações a que o ser humano é submetido. Cega desde os 17 anos, Stela nasceu com glaucoma, doença degenerativa progressiva e irreversível.

02/08/2013 18:50:57

Profissionais ou aprendizes: QUEM SÃO OS PROFESSORES DAS NOSSAS ESCOLAS?

Depois da entrevista que o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, deu à estação de televisão portuguesa SIC, 22 anos depois de um silêncio profundo sobre os destinos do país, movimentaram-se alguns grupos indignados com as suas palavras dirigidas aos jovens e à falta de qualificações que apontou como justificativa para a contratação de estrangeiros para ocupar os altos cargos nas empresas públicas e privadas. 

03/05/2013 09:23:45

África A “LAVAGEMˮ TAMBÉM MORA AQUI!

Vários governos estudam criar os seus próprios centros financeiros no exterior, o que preocupa ativistas que pedem transparência, regimes fiscais justos e sistemas de manejo de capitais que sirvam aos países origem das economias.

03/05/2013 09:22:42

E AGORA, DEMOCRACIA OCIDENTAL?

O egoísmo liberal desenhou um monstro de enormes cabeças, cuja identidade mais paradoxal consiste em que, dos 170 países preocupados com as revelações do caso Jérôme Cahuzac sobre sonegação e paraísos fiscais, a maioria corresponde às democracias mais adiantadas. É ali que se escondem os ladrões mais astutos e os organismos que organizam a fraude. Assim escreveu Eduardo Febbro, à partir de Paris, um texto na revista brasileira Carta Maior que, pelo seu interesse e oportunidade, retomamos

03/05/2013 09:21:52

Offshore Leaks O MUNDO DESTAPA O SEGREDO BANCÁRIO ESCONDIDO NOS PARAÍSOS FISCAIS

Vazamento inédito revela pontos obscuros da globalização, onde bancos e multinacionais misturam-se em crime organizado para se esconder das sociedades

03/05/2013 09:20:10

Offshorelwaks AS REVELAÇÕES SECRETAS DOS PARAÍSOS FISCAIS

O tema dos paraísos fiscais saltou para as parangonas da imprensa internacional com a revelação de milhares de informações secretas. O designado «offshoreleaks» apresenta 160 vezes mais casos do que o mediático «wikileaks». O ponto alto foi a queda do ministro francês do Orçamento, Jérôme Cahuzac

1 2 3 4 5 6 7

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital