Dossier

 
04/09/2013 08:52:01

Município de Cambulo: QUASE ÀS ESCURAS E COM MUITA SEDE

Com cerca de quarenta e dois mil quilómetros quadrados de extensão territorial e uma população estimada em cento e trinta e cinco mil habitantes, o município de Cambulo tem recursos naturais mais do que suficientes para dar o salto para o desenvolvimento no quadro geral da província da Lunda Norte.

04/09/2013 08:51:02

Fazenda Agro-pecuária de Cacanda: PRODUÇÃO DE CARNES E OVOS LUNDAS COM BONS NÍVEIS

Inaugurado há um ano pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, o Projecto Agro-pecuário da Cacanda, localizado nas imediações da cidade do Dundo, hoje pode ser considerado um facto palpável na realização de múltiplos planos no quadro da minimização da fome e da pobreza na Lunda Norte.

04/09/2013 08:49:15

DILATAM-SE AS ARTÉRIAS DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

À    semelhança do que acontece noutras partes do país, a Lunda Norte vai, paulatinamente, resolvendo um problema que durante cerca de três décadas, esteve encravado nas suas artérias. Os motivos são por demais conhecidos; resta apenas aos seus governantes  levar adiante os seus múltiplos projectos inerentes às obras públicas. Tratando-se especificamente da construção ou reabilitação das suas principais estradas, há que assinalar o ritmo das empreitadas  levadas a cabo nas estradas nacionais  180 e 225 que rasgam uma parte considerável do seu território.

04/09/2013 08:48:03

ESTAMOS CONDENADOS A VIVER COM OS NOSSOS IRMÃOS CONGOLESES

Nunca, em trinta anos da sua existência, a província da Lunda Norte teve algum posto fronteiriço oficialmente aberto. Hoje, as populações de uma faixa terrestre estimada em mais de setecentos quilómetros voltaram a cruzar-se, sem os constrangimentos inerentes ao próprio estatuto de uma província diamantífera que sempre foi capaz de, por motivos óbvios, preservar a sua soberania, impedindo que milhares de imigrantes ilegais se estabelecessem, grande parte dos quais nas zonas de garimpo.
Hoje, a situação modificou-se radicalmente. O Governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Mwangala, foi o portador de uma novidade que certamente mudou o curso de uma história, por vezes trágica, que chegou a beliscar as relações inter-estados. Angola e a República Democrática do Congo, em definitivo, chegaram a acordo. Dois postos fronteiriços foram oficialmente abertos. Num futuro breve, as populações residentes na longa faixa fronteiriça, quer de um lado como do outro, terão o privilégio de possuir documentação suficiente para atravessarem aquela que é considerada  “linha” da concórdia.

04/09/2013 08:46:29

CENTRAL TÉRMICA DO DUNDO VAI RESOLVER A MAKA...

Em Fevereiro de 2010 teve  início o processo de instalação da central térmica do Dundo.Hoje, existem garantias seguras de que ela vai, sim, fornecer energia eléctrica à capital da Lunda Norte – Dundo -  e à Nova Centralidade, uma vez que,em Agosto passado, já se começou a fazer os ensaios dos equipamentos que produzirão  trinta megawatts repartidos para as referidas localidades.

04/09/2013 08:45:40

Um pouco de História do Império lunda ... OCUPAÇÃO COLONIAL DESRESPEITOU TUDO

Tudo se encaixa num problema que os colonialistas trouxeram em 1885; a  partilha pura e simples do território africano, que terá iniciado muito antes deste ano trágico. Várias fontes, entre as quais a wikipedia, a história de África assim o confirmam. Foi exactamente na tristemente célebre Conferência de Berlim, realizada entre 19 de Novembro de 1884 e 26 de Fevereiro de 1885, que se teve a ideia  de se “organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais”, resultando numa divisão que não respeitou nem a história, nem as relações étnicas e, mesmo, familiares dos povos do apetecível continente negro.

04/09/2013 08:44:47

UM TERRITÓRIO COM UMA HISTÓRIA PARTICULAR

Quando se diz, com propriedade nula, que a Lunda era, provavelmente, povoada por tribos bantus, que estiveram em  constante migração para o sul, tendo ocupado a totalidade de Angola, os verdadeiros conhecedores da História torcerão o nariz. “Provavalmente” por quê e  com que objectivos as potências coloniais proclamaram aos quatro ventos que a “divisão das lundas” tinha a sua razão de ser?

04/09/2013 08:42:51

Lunda Norte: OS DIAMANTES PODERÃO BRILHAR PARA TODOS!!

Não foi nada fácil percorrer cerca de mil  dos cento e trinta mil quilómetros quadrados que configuram o território da Lunda Norte; uma província que constrói uma nova era, num outro tempo em que  a vontade dos seus homens , mulheres e crianças está acima de tudo: do brilho dos seus diamantes, do seu portentoso “oceano” hídrico e de muitas terras por se desbravar, na perspectiva de dizer a toda a gente desejosa de a conhecer o seguinte:”Nhy Nu Kalakale Tambwokenu”. Para muitos, torna-se difícil exprimir a mensagem e traduzir o seu significado real. Mas é fácil de se perceber a exigência deste povo consciente da racionalidade dos seus recursos. É mesmo simples, elementar:”Se for para trabalhar... sejam bem-vindos”.

02/08/2013 18:53:31

Educação Especial ABAIXO O PRECONCEITO - O exemplo de força e determinação de Stela Pires Barros

A 5 de Setembro de 1980, o mundo ficava mais rico com o nascimento de Stela Marlene Pires Barros que vem de uma humilde família de 3 membros e que viria a lutar com todas as forças para que os angolanos tivessem outra percepção das limitações a que o ser humano é submetido. Cega desde os 17 anos, Stela nasceu com glaucoma, doença degenerativa progressiva e irreversível.

02/08/2013 18:50:57

Profissionais ou aprendizes: QUEM SÃO OS PROFESSORES DAS NOSSAS ESCOLAS?

Depois da entrevista que o Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, deu à estação de televisão portuguesa SIC, 22 anos depois de um silêncio profundo sobre os destinos do país, movimentaram-se alguns grupos indignados com as suas palavras dirigidas aos jovens e à falta de qualificações que apontou como justificativa para a contratação de estrangeiros para ocupar os altos cargos nas empresas públicas e privadas. 

03/05/2013 09:23:45

África A “LAVAGEMˮ TAMBÉM MORA AQUI!

Vários governos estudam criar os seus próprios centros financeiros no exterior, o que preocupa ativistas que pedem transparência, regimes fiscais justos e sistemas de manejo de capitais que sirvam aos países origem das economias.

03/05/2013 09:22:42

E AGORA, DEMOCRACIA OCIDENTAL?

O egoísmo liberal desenhou um monstro de enormes cabeças, cuja identidade mais paradoxal consiste em que, dos 170 países preocupados com as revelações do caso Jérôme Cahuzac sobre sonegação e paraísos fiscais, a maioria corresponde às democracias mais adiantadas. É ali que se escondem os ladrões mais astutos e os organismos que organizam a fraude. Assim escreveu Eduardo Febbro, à partir de Paris, um texto na revista brasileira Carta Maior que, pelo seu interesse e oportunidade, retomamos

03/05/2013 09:21:52

Offshore Leaks O MUNDO DESTAPA O SEGREDO BANCÁRIO ESCONDIDO NOS PARAÍSOS FISCAIS

Vazamento inédito revela pontos obscuros da globalização, onde bancos e multinacionais misturam-se em crime organizado para se esconder das sociedades

03/05/2013 09:20:10

Offshorelwaks AS REVELAÇÕES SECRETAS DOS PARAÍSOS FISCAIS

O tema dos paraísos fiscais saltou para as parangonas da imprensa internacional com a revelação de milhares de informações secretas. O designado «offshoreleaks» apresenta 160 vezes mais casos do que o mediático «wikileaks». O ponto alto foi a queda do ministro francês do Orçamento, Jérôme Cahuzac

03/04/2013 14:00:22

OS PENSAMENTOS DO PAPA FRANCISCO

ABORTO - A posição do cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, agora papa Francisco, sobre o tema é bastante enfática.

1 2 3 4 5 6 7

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital