África

 
02/07/2013 17:51:43

Somália OS NEGÓCIOS DA FOME

A fome de 2011, que afectou cerca de 3 milhões e 700 mil pessoas, deixou marcas profundas na martirizada Somália e nos países vizinhos, o Quénia e a Etiópia, onde se refugiaram os somalis das zonas afectadas.  

07/06/2013 09:56:15

Guiné-Bissau: O PRINCÍPIO DO FIM DA IMPUNIDADE E A TRANSIÇÃO DEFINITIVA PARA ESTABILIDADE

Mais de  um ano depois do último golpe de Estado militar (12/4/2012) que abalou a Guiné-Bissau, a detenção do almirante Bubu na Tucho, um dos barões do tráfico da droga local, no alto mar (as autoridades castrenses locais dizem que ele foi detido em águas guineenses) pelos norte-americanos, tudo indica que a onda da impunidade e consequentemente o ciclo de violência político-militar parece ter chegado ao fim no país da mancarra.

07/06/2013 09:54:19

UMA ÁFRICA EMERGENTE!

Presa na herança estrutural terrível do passado, fragmentada por interesses neocoloniais, a África não tem caminho fácil pela frente. Mas a nova consciência de sua importância e dos seus direitos, agora que economias dominantes estão em crise, abre muita esperança. É a ideia de uma África emergente

03/05/2013 09:29:36

África CONTRIBUIÇÃO POSITIVA PARA O CRESCIMENTO GLOBAL

A notícia não mereceu o destaque devido dos orgãos de imprensa ocidentais, mas foi na assembleia da primavera (no Heminisfério Norte), do Fundo Monetário Internacional, FMI e o Banco Mundial, BM, em Washington que se declarou que a África está hoje numa situação económica tão favorável que, pela primeira vez na história, tem meios para contribuir para o crescimento do Produto Interno Bruto.

03/05/2013 09:27:17

Reunião prevista para Maio GUINÉ-BISSAU EM DEBATE NO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU

A situação política na Guiné-Bissau deverá ser debatida em Maio, no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York.

03/04/2013 14:06:21

PRESIDENTE SUDANÊS RENUNCIA NOVO MANDATO

Após praticamente um quarto de século passado no poder, o Presidente sudanês, Omar el-Béchir, anunciou não estar interessado num novo mandato nas eleições presidenciais de 2015.

03/04/2013 14:03:57

República Centro Africana U.A. REJEITA GOLPE DE ESTADO

A União Africana (UA) rejeitou o golpe de Estado na República Centro Africana (RCA), onde os rebeldes da aliança Seleka tomaram o poder no dia 24 de Março na sequência duma ofensiva contra a capital, Bangui.

03/04/2013 14:01:40

Congo Democrático ANGOLA E ÁFRICA DO SUL QUEREM EVITAR CHAMAS DE GUERRA

Angola e África do Sul, representados pelos seus Presidentes, respectivamente Eduardo dos Santos e Jacob Zuma acertaram com Joseph Kabila,da República Democrática do Congo

05/03/2013 21:54:14

República Democrática do Congo ASSINADO ACORDO DE PAZ

Um total de 11 países da região africana assinaram assinaram no dia 24 de Fevereiro, em Addis-Abeba, capital etíope, um acordo de paz e cooperação para a República Democrática do Congo (RDC), em evento testemunhado pelo Secretario Geral da Onu,Ban Ki Moon e altos dignatários do continente.

28/12/2012 10:28:26

República Democrática do Congo Pressão diplomática aborta ocupação de Goma

Embora os rebeldes do M23 que atacaram e ocuparam a cidade de Goma, uma região rica do Congo Democrático, já tenham abandonado a localidade  devido a grande pressão diplomática internacional, nada faz prever que a paz na RDC esteja encontrada. Aliás, o Presidente Joseph Kabila sustenta que a instigação para a rebelião no leste do Congo é alimentada pelo vizinho Ruanda, que nunca escondeu as suas pretensões expansionistas com o fito de se apoderar das riquezas naturais ali existente. Essa posição é corroborada por alguns países africanos e ocidentais que não deixam de criticar o cinismo com que Paul Kagame, Presidente do Ruanda, lida com a situação, mostrando-se disponível em colaborar com os países vizinhos para se acabar a rebelião e, ao fechar da porta do diálogo com os seus homólogos apadrinha os rebeldes a cometer todas atrocidades contra as populações de Goma e destruir as infra-estruturas governamentais. Um relatório da ONU considerado explosivo, divulgado no inicio de Novembro, declara que o Uganda e o Ruanda ajudaram militarmente os rebeldes do M23 na ofensiva para a ocupação de Goma, capital da província do Kivu-Norte, o que confirma o cerco apertado dos vizinhos contra o regime da RDC.

12/12/2012 20:14:04

Comissão da União Africana - Nkosazana Dlamini-Zuma assume presidência

12/12/2012 20:13:17

Moçambique - Combate sério à corrupção no sector de obras públicas

Estão em curso, um pouco por todo Moçambique, diversas obras de construção e reabilitação de estradas, principalmente na região norte do país. Além disso, estão em fase conclusiva as negociações para o financiamento e desenho do projecto de construção da estrada circular em Maputo, e a construção da ponte sobre a baía da capital, ligando a região de Catembe, mais a sul do país.

10/12/2012 20:36:25

Guiné-Bissau CEDEAO fura o cerco das sanções

Estados da Africa Ocidental (CEDEAO) decidiu levantar as sanções à Guiné Bissau decretadas após o último golpe de Estado que o País conheceu e que inviabilizou os resultados das eleições presidenciais.Igualmente, a organização regional prometeu ajuda financeira a Guiné Bissau, o que é interpretado como uma decisão para vencer o isolamento a que estão votados os militares guineenses que participaram no golpe de Estado.

2 3 4 5 6 7

Copyright © Figuras & Negócios - Todos os direitos reservados strong>

Contato
Home
Acervo Digital